Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Jussara lança o álbum em que dá voz a dez parcerias de Guedes com Bastos

Parceria de Beto Guedes e Ronaldo Bastos com Ricardo Milo, O amor não precisa razão - música lançada há 31 anos na abertura de Viagem das mãos (EMI-Odeon, 1984), LP de Guedes - é o primeiro single do álbum (capa à esquerda) em que a cantora mineira (de criação baiana) Jussara Silveira dá voz a dez parcerias do cantor e compositor mineiro Beto Guedes com o poeta e compositor fluminense Ronaldo Bastos, lançadas entre 1977 e 1984. O single O amor não precisa razão está sendo lançado hoje, 4 de setembro de 2015, nas plataformas digitais, simultaneamente com o início da pré-venda do álbum no iTunes. O título do álbum - Pedras que rolam, objetos luminosos - faz alusão a duas músicas da parceria, Pedras rolando (1979) e Objetos luminosos (1986), música assinada por Guedes e Bastos com Milton Nascimento e lançada nas vozes de Guedes e Zizi Possi no álbum Alma de borracha (EMI-Odeon, 1986), de Guedes. Mas Objetos luminosos curiosamente não entrou no repertório do disco, anunciado desde 2014. No álbum, arranjado por Sacha Amback, Choveu (1977) é emendada com Porongo, poema de Federico García Lorca (1898 - 1936) Eis - na ordem do álbum que chega ao mercado fonográfico a partir de 11 de setembro em edição da gravadora Dubas, inclusive no formato de CD - as dez parcerias de Beto Guedes com Ronaldo Bastos que  ganham a voz  cristalina de Jussara Silveira no álbum  Pedras que rolam,  objetos luminosos:

1. Pedras rolando (Beto Guedes e Ronaldo Bastos, 1979)
2. O amor não precisa razão (Beto Guedes, Ricardo Milo e Ronaldo Bastos, 1984)
3. Rio doce (Beto Guedes, Ronaldo Bastos e Tavinho Moura, 1979 / 1981)
4. Amor de índio (Beto Guedes e Ronaldo Bastos, 1978)
5. Lumiar (Beto Guedes e Ronaldo Bastos, 1977)
6. A página do relâmpago elétrico (Beto Guedes e Ronaldo Bastos, 1977)
7. Tanto (Beto Guedes e Ronaldo Bastos, 1977)
8. Choveu (Beto Guedes e Ronaldo Bastos, 1977)
9. Sol de primavera (Beto Guedes e Ronaldo Bastos, 1979)
10. O sal da terra (Beto Guedes e Ronaldo Bastos, 1981)

18 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Parceria de Beto Guedes e Ronaldo Bastos com Ricardo Milo, O amor não precisa razão - música lançada há 31 anos na abertura de Viagem das mãos (EMI-Odeon, 1984), LP de Guedes - é o primeiro single do álbum (capa à esquerda) em que a cantora mineira (de criação baiana) Jussara Silveira dá voz a dez parcerias do cantor e compositor mineiro Beto Guedes com o poeta e compositor fluminense Ronaldo Bastos, lançadas entre 1977 e 1984. O single O amor não precisa razão está sendo lançado hoje, 4 de setembro de 2015, nas plataformas digitais, simultaneamente com o início da pré-venda do álbum no iTunes. O título do álbum - Pedras que rolam, objetos luminosos - faz alusão a duas músicas da parceria, Pedras rolando (1979) e Objetos luminosos (1986), música assinada por Guedes e Bastos com Milton Nascimento e lançada nas vozes de Guedes e Zizi Possi no álbum Alma de borracha (EMI-Odeon, 1986), de Guedes. Mas Objetos luminosos curiosamente não entrou no repertório do disco, anunciado desde 2014. Eis - na ordem do álbum que chega ao mercado fonográfico a partir de 11 de setembro em edição da gravadora Dubas, inclusive no formato de CD - as dez parcerias de Beto Guedes com Ronaldo Bastos que ganham a voz cristalina de Jussara Silveira no álbum Pedras que rolam, objetos luminosos:

1. Pedras rolando (Beto Guedes e Ronaldo Bastos, 1979)
2. O amor não precisa razão (Beto Guedes, Ronaldo Bastos e Ricardo Milo, 1984)
3. Rio doce (Beto Guedes, Tavinho Moura e Ronaldo Bastos, 1981)
4. Amor de índio (Beto Guedes e Ronaldo Bastos, 1978)
5. Lumiar (Beto Guedes e Ronaldo Bastos, 1977)
6. A página do relâmpago elétrico (Beto Guedes e Ronaldo Bastos, 1977)
7. Tanto (Beto Guedes e Ronaldo Bastos, 1977)
8. Choveu (Beto Guedes e Ronaldo Bastos, 1977)
9. Sol de primavera (Beto Guedes e Ronaldo Bastos, 1979)
10. O sal da terra (Beto Guedes e Ronaldo Bastos, 1981)

Rafael disse...

Repertório perfeitíssimo, mas que capa horrorosa é essa??? Não entendi nada...

Rafael disse...

Poderiam ter colocado como capa a foto da montanha com a bola vermelha que está em tamanho menor aqui no post... Ou terem feito uma belíssima foto da Jussara em preto e branco e ter feito de capa de disco... Que capa medonha essa!!!

Rafael disse...

Ah, agora entendi... A capa do disco é a que está em tamanho pequeno, e a do single é a que está em tamanho maior na ilustração do post. Ufa, ainda bem, rsrs.

maroca disse...

Augusto Flávio (Petrolina-Pe/Juazeiro-Ba)

Deve está um disco muito bonito, já que ela incluiu O amor não precisa razão, música muito bonita do disco de 1984 em que Ronaldo não é o letrista, bem, que ela poderia ter incluído: Boa sorte 1981 e a própria Objetos luminosos. Mas só a homenagem a Beto Guedes já está valendo.

Marcelo disse...

Que cd lindo..Pena que tem poucas faixas! Espero que no show Jussara faça um passeio extenso pela obra do Beto. Viva Jussara!!

lurian disse...

Gosto muito da Jussara, mas confesso que achei alguns discos dela com excesso de teclados um pouco cansativos, exceção feita ao belíssimo Águas lusitanas. Espero que ela tenha entrado na vibe peculiar e orgânica do Beto Guedes, afinal mineira ela também é! Estou contigo Marcelo, que coisa medonha as gravadoras diminuírem o numero de faixas. Tenho quase certeza que isso não vem dos artistas.

claudiopaes disse...

Esperando ansiosamente pelo lançamento. Admiro muito o trabalho dela. Acho a voz impar. Que venha logo.

Fernando Lima disse...

Ainda com os ecos e a incrível beleza de "Som e Fúria", será ainda mais incrível ouvir Jussara cantando repertório tão maravilhoso de Beto Guedes. Que venha logo!!

Dona Emengarda disse...

Excelente seleção!
O menos, às vezes, é mais!

Luca disse...

essas músicas já tão bem gravadas, acho que Jussara tá perdendo tempo

Roberto de Brito disse...

Se os cantores seguissem à risca esse comentário de Luca, uma infinidade de obras-primas deixariam de existir. De cara, cito o "Sobre todas as coisas", de Zizi Possi!

Marcelo disse...

Jussara + Beto Guedes + lindas canções = impossível ser perda de tempo!

Rafael disse...

Não tem como dar errado onde tem no meio Beto Guedes e Ronaldo Bastos...

ADEMAR AMANCIO disse...

Estas canções já ganharam suas versões definitivas.Se é que existe algo definitivo na vida.

Fernando Lima disse...

Não lembro de regravações de "O amor não precisa razão", da belíssima "Rio doce", "Lumiar", "A página do relâmpago elétrico", "Tanto" e "Choveu".
Mas, bem que ela poderia ter incluído a canção "Quatro" no repertório.

Roberto de Brito disse...

Fafá de Belem regravou "Tanto" e o Roupa Nova regravou "Lumiar".

Anônimo disse...

Lindo disco,muito bom o repertorio....!!!