Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Casal de Criolina faz música a três no EP que adianta terceiro álbum da dupla

Dupla maranhense formada pelo casal de cantores e compositores Alê Muniz e Luciana Simões, Criolina experimenta ménage a trois musical em Latinoamericano (Sony Music), EP com quatro faixas que dá prévia do terceiro álbum da dupla, previsto para ser lançado neste segundo semestre de 2015. As duas músicas inéditas do EP - Pra ver se ela gosta e a composição que dá nome ao disco, Latinoamericano - são parcerias de Alê (guitarra e voz) e Luciana (voz) com Bruno Batista, revelação da música produzida no Maranhão pós-anos 2000, como informa o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro no breve texto em que apresenta o disco. As outras duas músicas do EP são regravações de Quizás, quizás, quizás - o famoso bolero de 1947, de autoria do compositor cubano Osvaldo Farrés (1902 - 1985) - e Garçom (1987), sucesso do repertório autoral do cantor e compositor pernambucano Reginaldo Rossi (1944-2013). O EP sinaliza que a Criolina manterá o som pop kitsch tropical de seu dois álbuns anteriores - Criolina (Independente, 2007) e Cine tropical (Independente, 2010), resumidos na coletânea digital Criolina a granel (Sony Music, 2014) - entre covers  e inéditas autorais.  Eis o texto escrito por Zeca Baleiro para apresentar  Latinoamericano:

"O EP Latinoamericano sucede os dois ótimos CDs da dupla Criolina, Criolina (2007) e Cine tropical (2010), com a mesma renovada mistura de latinidade da fronteira, música de rua nordestina, rock mutante e pitadas de veneno eletrônico. E, claro, o lastro da melhor poesia da canção.

Ao longo de oito anos de carreira, a dupla consolidou uma sonoridade própria, uma quase assinatura de canção radiofônica, dançante e pop da melhor linhagem. À primeira audição, já se pode sair cantando sem muito esforço os ótimos refrães das duas canções inéditas – Latinoamericano e Pra ver se ela gosta – como se fossem velhas conhecidas. E reconhecer a familiar estranheza de dois inspirados coversQuizás, quizás, quizás, antológico bolero cubano, e Garçom, clássico brega do pernambucano Reginaldo Rossi.

O EP é embrião de um novo álbum que está a caminho, com as novas crias da dupla, que também é dada ao humor e a o pastiche deliberado, com grande repertório de blagues sonoras e poéticas. Neste proto-CD, Alê e Luciana inauguram parceria com Bruno Batista, outra grata revelação da música produzida no Maranhão nos anos 2000.

Bons cantores, além de autores, ambos têm vozes marcantes e versáteis. Às vezes, me pergunto o que é que as rádios estão esperando para tocar Criolina de alto a baixo, sem intervalos nem para comerciais." Zeca Baleiro

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

Curta a página de Notas Musicais e acompanhe as atualizações diárias do blog.