Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Aos 80 anos, Hermínio reproduz em livro fatos e fotos com 'heróis' da música

Aos 80 anos, completados em 28 de março de 2015, o compositor e produtor musical carioca Hermínio Bello de Carvalho vive de suas glórias reais e imaginárias no universo da música brasileira. Livro organizado por Ruy Castro e lançado pelas Edições de Janeiro para festejar as oito décadas de vida do artista, Taberna da Glória e outras glórias - Mil vidas entre os heróis da música brasileira inventaria criações, feitos e prosas do poeta no mundo real e no universo ilimitado da imaginação. No livro, encerrado com (ótimo) ensaio sobre Hermínio escrito por Rodrigo Alzuguir e intitulado O homem de mil sonhos, o parceiro de Elton Medeiros no samba Pressentimento narra fatos, peculiaridades e causos extraídos de sua íntima convivência cotidiana com ídolos da música brasileira como a cantora fluminense Clementina de Jesus (1901 - 1987), a cantora carioca Elizeth Cardoso (1920 - 1990) e o compositor e músico carioca Pixinguinha (1897 - 1973). Há capítulos dedicados a Emilinha Borba (1923 - 2005) e a Dolores Duran (1930 - 1959), entre outros nomes. São textos extraídos de livros anteriores como Mudando de conversa (1986) e Umas & outros (1995). A maioria das histórias aconteceu de fato, mas há tramas fictícias tecidas pela mente de Hermínio como o encontro de Pixinguinha com o compositor italiano de música erudita Antonio Vivaldi (1678 - 1741) em mesa de bar carioca, no verão de 1940. A edição do livro é valorizada pela reprodução de mais de 50 fotos, recolhidas no acervo de Hermínio.  Essas fotos legitimam os fatos.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Curta a página de Notas Musicais no Facebook e acompanhe as atualizações diárias do blog.

Tombom disse...

O legado de Hermínio é uma de nossas glórias culturais — merece todas as alegrias, todas as homenagens, todas as palavras de amor e admiração! — sem ele, muita coisa fundamental na Música brasileira oriunda do povo e de seus criadores não teria registro nenhum... Salve Hermínio, o Bello de Carvalho!

Luca disse...

Hermínio merece todas as homenagens