Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Pianista e compositor Antonio Guerra desponta com CD autoral 'Movimentos'

Com capa que expõe na capa uma colorida aquarela do artista plástico André Côrtez, o álbum Movimentos chega ao mercado fonográfico neste mês de setembro de 2015, marcando o início da discografia solo do carioca Antonio Guerra, compositor e pianista diplomado na escola da música clássica, mas que sempre transitou pela música popular de tratamento jazzístico como integrante de grupos como Zanzibar e Bondesom. Produzido e arranjado pelo próprio Antonio Guerra, Movimentos apresenta dez composições da lavra autoral do artista. São músicas compostas em ritmos brasileiros e gravadas com toques de jazz (como o samba Bendita sanfona e o frevo Abraçajaca) e da música dita erudita (que dá o tom de Distância, tema gravado com o quarteto de cordas Wiréenkyartetten). O disco é instrumental, mas tem duas faixas com letras de Alberto Americano, ambas cantadas por solistas convidados. Uma delas é o baião Forró de abertura, cantado pela voz (na gravação, extremamente grave e sóbria) de Mart'nália, com quem Guerra já tocou na banda formada pela cantora para o show da turnê inspirada pelo disco Não tente compreender (Biscoito Fino, 2012). A outra faixa cantada é Gavião, solada pelo cantor Aníbal Mancini. De todo modo, há composições que, mesmo sem letras, são levadas por vocalises - casos de Guaratiba, que abre o CD com vocais da cantora Aline Paes, e de Consciência, tema que exibe vocais da mesma Aline Paes. Bom, Movimentos ressalta um compositor inspirado e músico virtuoso.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ Com capa que expõe na capa uma colorida aquarela do artista plástico André Côrtez, o álbum Movimentos chega ao mercado fonográfico neste mês de setembro de 2015, marcando o início da discografia solo do carioca Antonio Guerra, compositor e pianista diplomado na escola da música clássica, mas que sempre transitou pela música popular de tratamento jazzístico como integrante de grupos como Zanzibar e Bondesom. Produzido e arranjado pelo próprio Antonio Guerra, Movimentos apresenta dez composições da lavra autoral do artista. São músicas compostas em ritmos brasileiros e gravadas com toques de jazz (como o samba Bendita sanfona e o frevo Abraçajaca) e da música dita erudita (que dá o tom de Distância, tema gravado com o quarteto de cordas Wiréenkyartetten). O disco é instrumental, mas tem duas faixas com letras de Alberto Americano, ambas cantadas por solistas convidados. Uma delas é o baião Forró de abertura, cantado pela voz (na gravação, extremamente grave e sóbria) de Mart'nália, com quem Guerra já tocou na banda formada pela cantora para o show da turnê inspirada pelo disco Não tente compreender (Biscoito Fino, 2012). A outra faixa cantada é Gavião, solada pelo cantor Aníbal Mancini. De todo modo, há composições que, mesmo sem letras, são levadas por vocalises - casos de Guaratiba, que abre o CD com vocais da cantora Aline Paes, e de Consciência, tema que exibe vocais da mesma Aline Paes. Bom, Movimentos ressalta um compositor inspirado e músico virtuoso.