Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 29 de dezembro de 2015

RETROSPECTIVA 2015 – Bethânia faz da festa dos 50 anos o enredo de 2015

RETROSPECTIVA 2015 – Maria Bethânia fez da festa dos 50 anos de carreira o enredo de seu samba em 2015. Ao longo do ano, a cantora baiana celebrou as cinco décadas de carreira - contadas a partir da estreia apoteótica no espetáculo Opinião, em 13 de fevereiro de 1965 - com show, exposição, tributo na 26ª edição do Prêmio da Música Brasileira, gravação de DVD do show, edição de (outro) DVD com registro de recital de poesia estreado em 2009 e lançamento do CD com a gravação ao vivo do show em tributo à obra da cantora apresentado na cerimônia de entrega do prêmio. Longa, a festa ainda se estenderá por 2016 no Carnaval da cidade do Rio de Janeiro (RJ) com o desfile da escola de samba Mangueira, que vai passar na avenida com o enredo Maria Bethânia - A menina dos olhos de Oyá, escolhido para reverenciar a teatral intérprete pelos já devidamente comemorados 50 anos de carreira e pelos 70 anos de vida, a serem completados em junho de 2016. A festa dos 50 anos de carreira começou já em janeiro com a estreia de Abraçar e agredecer, show comemorativo da efeméride que ritualizou o que há de eterno e sagrado no canto da intérprete (em foto de Rodrigo Goffredo). A turnê rodou o Brasil ao longo do ano, terminando neste mês de dezembro na mesma cidade do Rio de Janeiro (RJ) em que o espetáculo chegou à cena. No meio da rota nacional, uma das temporadas da turnê na cidade de São Paulo (SP) serviu, em agosto, para a gravação ao vivo do show, ainda inédita no mercado fonográfico. Antes, em junho, Bethânia foi reverenciada na cerimônia de entrega do 26º Prêmio da Música Brasileira com show coletivo cujo registro ganhou edição em CD posto no mercado fonográfico neste mês de dezembro pela gravadora Biscoito Fino (o DVD está previsto para chegas às lojas em janeiro de 2016). Em julho, a exposição Maria de todos nós abriu as portas, no Rio de Janeiro (RJ), para apresentar signos e símbolos do universo artístico da cantora. Em outubro, Bethânia foi ao estúdio pôr voz na gravação do samba-enredo escolhido pela Mangueira para celebrar a artista no Carnaval de 2016. O disco com os sambas foi lançado em novembro. Em dezembro, a edição de Caderno de poesias (Quitanda / UFMG) - livro que traz encartado o DVD com o registro audiovisual do recital Bethânia e as palavras (2009) - coroou ano em que Maria Bethânia pareceu celebrar a si própria.

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ RETROSPECTIVA 2015 – Maria Bethânia fez da festa dos 50 anos de carreira o enredo de seu samba em 2015. Ao longo do ano, a cantora baiana celebrou as cinco décadas de carreira - contadas a partir da estreia apoteótica no espetáculo Opinião, em 13 de fevereiro de 1965 - com show, exposição, tributo na 26ª edição do Prêmio da Música Brasileira, gravação de DVD do show, edição de (outro) DVD com registro de recital de poesia estreado em 2009 e lançamento do CD com a gravação ao vivo do show em tributo à obra da cantora apresentado na cerimônia de entrega do prêmio. Longa, a festa ainda se estenderá por 2016 no Carnaval da cidade do Rio de Janeiro (RJ) com o desfile da escola de samba Mangueira, que vai passar na avenida com o enredo Maria Bethânia - A menina dos olhos de Oyá, escolhido para reverenciar a teatral intérprete pelos já devidamente comemorados 50 anos de carreira e pelos 70 anos de vida, a serem completados em junho de 2016. A festa dos 50 anos de carreira começou já em janeiro com a estreia de Abraçar e agredecer, show comemorativo da efeméride que ritualizou o que há de eterno e sagrado no canto da intérprete (em foto de Rodrigo Goffredo). A turnê rodou o Brasil ao longo do ano, terminando neste mês de dezembro na mesma cidade do Rio de Janeiro (RJ) em que o espetáculo chegou à cena. No meio da rota nacional, uma das temporadas da turnê na cidade de São Paulo (SP) serviu, em agosto, para a gravação ao vivo do show, ainda inédita no mercado fonográfico. Antes, em junho, Bethânia foi reverenciada na cerimônia de entrega do 26º Prêmio da Música Brasileira com show coletivo cujo registro ganhou edição em CD posto no mercado fonográfico neste mês de dezembro pela gravadora Biscoito Fino (o DVD está previsto para chegas às lojas em janeiro de 2016). Em julho, a exposição Maria de todos nós abriu as portas, no Rio de Janeiro (RJ), para apresentar signos e símbolos do universo artístico da cantora. Em outubro, Bethânia foi ao estúdio pôr voz na gravação do samba-enredo escolhido pela Mangueira para celebrar a artista no Carnaval de 2016. O disco com os sambas foi lançado em novembro. Em dezembro, a edição de Caderno de poesias (Quitanda / UFMG) - livro que traz encartado o DVD com o registro audiovisual do recital Bethânia e as palavras (2009) - coroou ano em que Maria Bethânia pareceu celebrar a si própria.

Francisco Mota disse...

O espetáculo "Abraçar e Agradecer" também foi apresentado em Portugal, que celebrou com a intérprete os seus gloriosos 50 anos de vida artística.

Fabio disse...

Bethânia é f*^<~!

Rafael disse...

Belíssimo show dos seus 50 anos de carreira...

Unknown disse...

Todo tempo é tempo para celebrar uma das mais importantes e relevantes artistas nas artes brasileiras. Nós é que celebramos através de sua Arte , a vida,a beleza,a emoção, a integridade e o privilégio de se ter uma grande artista como Bethânia ainda tão atuante. Orgulho, alegria para o Brasil!!