Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Rildo abre alas para a filha Patrícia Hora dar voz à produção autoral do bamba

Um dos maestros do samba, Rildo Hora se consagrou no mercado fonográfico brasileiro como produtor e arranjador de álbuns de bambas como Beth Carvalho, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho. Contudo, paralelamente, o gaitista de origem pernambucana - radicado na cidade do Rio de Janeiro (RJ) desde a década de 1940 - ergueu obra como compositor, da qual Visgo de jaca - parceria com Sérgio Cabral lançada por Martinho da Vila em 1974 e revitalizada por Céu em 2009 - é o título mais conhecido ao lado do samba Os meninos da Mangueira, outra parceria com Cabral, lançada  por Ataulfo Alves Jr. em 1975. O recém-lançado CD Eu e minha filha expõe a produção autoral de Rildo de forma resumida, numa amostra de 15 músicas da lavra do artista. Como o título do disco já explicita, Eu e minha filha junta Rildo com Patrícia Hora. A filha cantora do compositor dá voz - quase sempre em dueto com o pai - a músicas como Anda, sai dessa cama (Rildo Hora e Martinho da Vila, 1995), tema lançado em disco há 20 anos nas vozes do MPB-4 em projeto infantil de Martinho da Vila. Embora o repertório inclua eventuais regravações, como as de Os meninos da Mangueira e Visgo de jaca, Eu e minha filha renova a produção autoral de Rildo, apresentando parcerias do compositor com nomes como Fausto Nilo (Vida disparada), Lysias Ênio (O beijo que te dei), Ronaldo Bastos (Canção de amor dos Beatles) e Zélia Duncan, convidada e coautora de Gotas de sal.  O álbum Eu e minha filha está sendo lançado de maneira independente.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ Um dos maestros do samba, Rildo Hora se consagrou no mercado fonográfico brasileiro como produtor e arranjador de álbuns de bambas como Beth Carvalho, Martinho da Vila e Zeca Pagodinho. Contudo, paralelamente, o gaitista de origem pernambucana - radicado na cidade do Rio de Janeiro (RJ) desde a década de 1940 - ergueu obra como compositor, da qual Visgo de jaca - parceria com Sérgio Cabral lançada por Martinho da Vila em 1974 e revitalizada por Céu em 2009 - é o título mais conhecido ao lado do samba Os meninos da Mangueira, outra parceria com Cabral, lançada por Ataulfo Alves Jr. em 1975. O recém-lançado CD Eu e minha filha expõe a produção autoral de Rildo de forma resumida, numa amostra de 15 músicas da lavra do artista. Como o título do disco já explicita, Eu e minha filha junta Rildo com Patrícia Hora. A filha cantora do compositor dá voz - quase sempre em dueto com o pai - a músicas como Anda, sai dessa cama (Rildo Hora e Martinho da Vila, 1995), tema lançado em disco há 20 anos nas vozes do MPB-4 em projeto infantil de Martinho da Vila. Embora o repertório inclua eventuais regravações, como as de Os meninos da Mangueira e Visgo de jaca, Eu e minha filha renova a produção autoral de Rildo, apresentando parcerias do compositor com nomes como Fausto Nilo (Vida disparada), Lysias Ênio (O beijo que te dei), Ronaldo Bastos (Canção de amor dos Beatles) e Zélia Duncan, convidada e coautora de Gotas de sal. O álbum Eu e minha filha está sendo lançado de maneira independente.