Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

'Caderno de poesias' eterniza palavras ditas por Bethânia em recital de 2009

Foi em Minas Gerais, em 2009, que nasceu Bethânia e as palavras, recital de poesia e música feito originalmente pela cantora baiana Maria Bethânia dentro da programação de Sentimentos do mundo, ciclo de conferências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi também em Minas Gerais - mais precisamente em Diamantina (MG), durante apresentação do recital no 2º Festival de História em 22 de outubro de 2013 - que Bethânia e as palavras teve imagem e áudio captados para edição de DVD encartado no Caderno de poesias lançado neste mês de dezembro de 2015 pelo selo da cantora, Quitanda, em parceria com a UFMG. Na apresentação eternizada em registro audiovisual, Bethânia divide o palco com os músicos Carlos César (percussão) e Paulo Dafilin (violão e viola). O Caderno de poesias chega ao mercado literário-fonográfico em dois formatos. Na edição mais luxuosa, editada e vendida pela UFMG, o DVD é encartado em livro no qual estão os poemas, as músicas e os textos alinhados pela intérprete no roteiro do recital filmado sob direção de Gringo Cardia. Na edição mais convencional, a que foi para as lojas com distribuição da gravadora Biscoito Fino, há somente o DVD propriamente dito e magro folheto com o roteiro do espetáculo. Mas a capa - ilustrada com imagens do Álbum das baleias (1973), do pintor e ilustrador baiano Calasans Neto (1932-2006) - é a mesma. Clique aqui para ler a resenha do recital Bethânia e as palavras, ora guardado para posteridade dentro do Caderno de poesias.

17 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Foi em Minas Gerais, em 2009, que nasceu Bethânia e as palavras, recital de poesia e música feito originalmente pela cantora baiana Maria Bethânia dentro da programação de Sentimentos do mundo, ciclo de conferências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi também em Minas Gerais - mais precisamente em Diamantina (MG), durante apresentação do recital no 2º Festival de História em 22 de outubro de 2013 - que Bethânia e as palavras teve imagem e áudio captados para edição de DVD encartado no Caderno de poesias lançado neste mês de dezembro de 2015 pelo selo da cantora, Quitanda, em parceria com a UFMG. Na apresentação eternizada em registro audiovisual, Bethânia divide o palco com os músicos Carlos César (percussão) e Paulo Dafilin (violão e viola). O Caderno de poesias chega ao mercado literário-fonográfico em dois formatos. Na edição mais luxuosa, editada e vendida pela UFMG, o DVD é encartado em livro no qual estão os poemas, as músicas e os textos alinhados pela intérprete no roteiro do recital filmado sob direção de Gringo Cardia. Na edição mais convencional, a que foi para as lojas com distribuição da gravadora Biscoito Fino, há somente o DVD propriamente dito e magro folheto com o roteiro do espetáculo. Mas a capa - ilustrada com imagens do Álbum das baleias (1973), do pintor e ilustrador baiano Calasans Neto (1932-2006) - é a mesma. Clique aqui para ler a resenha do recital Bethânia e as palavras, ora guardado para posteridade dentro do Caderno de poesias.

Unknown disse...

Como comprar a edição luxuosa?

Unknown disse...

Impressionantemente belo e emocionante! Um alento em tempos tão difíceis. Projeto bem caprichado e um dos trabalhos mais incríveis de Maria Bethânia e Gringo Cardia. O projeto é elaborado e prevê distribuição às escolas públicas brasileiras para que professores possam usá-lo em suas aulas. A ARTE cumprindo seu papel: emocionar, enriquecer, propor novos entendimentos e valores e ser luz. Bravos!

Unknown disse...

Acabei de reler a resenha que o Mauro escreveu sobre o espetáculo e que se mantém bastante atual e representativa da leitura no que diz respeito a sua beleza e importância. Tudo ficou ainda melhor!

Mauro Ferreira disse...

Leitor desconhecido, a edição luxuosa pode ser adquirida pela web, através do site da UFMG. Abs, MauroF

Unknown disse...

Obrigado Mauro.Sou leitor assíduo do NM.

Unknown disse...

Obrigado Mauro.Sou leitor assíduo do NM.

Eduardo Cáffaro disse...

Oi Mauro tudo bem ? A edição de luxo Só vai vender na UFMG ????

ggermanodiniz disse...

Mauro, VC foi o único que divulgou ter sido eternizado em diamantina! algo inuzitado em se tratando de D. Maria! Parabéns Mauro!

Unknown disse...

Comprei o livro/dvd na livraria Travessa.

Unknown disse...

A edição livro + dvd, assim como a versao apenas em dvd, está sendo vendida nas livrarias comuns. Comprei o meu hoje na travessa.

Vitor disse...

Só tenho visto a edição livro + dvd na Travessa

Mauro Ferreira disse...

Sim, para quem mora fora do Rio, a opção é a compra pelo site da UFMG. Abs, MauroF

Gill Sampaio Ominirò disse...

Olha, eu já vasculhei todo site da UFMG, muito ruim por sinal, e não encontrei nada sobre a venda. Li as matérias sobre o "Caderno", mas nelas nada se fala sobre as vendas. Site da editora nem está no ar. Uma lástima.

Gill Sampaio Ominirò disse...

Aqui está o link para a compra:

http://www.editoraufmg.com.br/pages/obra/554/caderno-de-poesias

Fabio disse...

Gente, é só colocar Caderno de Poesias UFMG no Google! Não precisa tanto drama.

O pior é a UFMG não aceitar cartão de crédito. Você tem de depositar o valor numa conta do Banco do Brasil, depois digitalizar e enviar o comprovante para depois ter um "ok".

Desisti da compra no ato!

Luís Gustavo Carboni disse...

Tem na livraria da Travessa também, como já disseram. Comprei o meu lá na quinta passada e chegou ontem, embora tenha recebido e-mail dizendo que fosse chegar apenas após a metade de janeiro. Ficou um registro muito bonito, vale a pena.