Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Música inédita 'O farol' joga luz sobre (outra) coletânea carnavalesca de Ivete

Como já é tradição fonográfica em todo fim de ano, cantoras baianas associadas ao gênero axé music lançam músicas inéditas para aquecer a temporada pré-carnavalesca. Ivete Sangalo joga luz sobre O farol, composição inédita de Ramon Cruz. Em gravação produzida no Brasil por Radamés Venâncio, mixada em Londres (Inglaterra) por Robert Orton e masterizada no estúdio Oasis da Califórnia (EUA) por Gene Grimaldi, O farol ilumina a coletânea Sai do chão - O Carnaval de Ivete Sangalo, lançada neste mês de dezembro de 2015 pela gravadora Universal Music nos formatos de CD e DVD. A compilação sai também em DVD por reunir basicamente gravações ao vivo da artista, captadas em registros audiovisuais de shows feitos por Ivete no estádio Fonte Nova (BA), Maracanã (RJ) e no Madison Square Garden (Nova York, EUA) entre 2004 e 2013. Isca para fisgar fãs que já têm todos os registros ao vivo da cantora, O farol embute levadas de funk e soul em batida festiva que preserva o clima carnavalesco da axé  music que caracteriza a música tropical de Ivete Sangalo.

15 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Como já é tradição fonográfica em todo fim de ano, cantoras baianas associadas ao gênero axé music lançam músicas inéditas para aquecer a temporada pré-carnavalesca. Ivete Sangalo joga luz sobre O farol, composição de Ramon Cruz. Em gravação produzida no Brasil por Radamés Venâncio, mixada em Londres (Inglaterra) por Robert Orton e masterizada no estúdio Oasis da Califórnia (EUA) por Gene Grimaldi, O farol ilumina a coletânea Sai do chão - O Carnaval de Ivete Sangalo, lançada neste mês de dezembro de 2015 pela gravadora Universal Music nos formatos de CD e DVD. A compilação sai também em DVD por reunir basicamente gravações ao vivo da artista, captadas em registros audiovisuais de shows feitos por Ivete no estádio Fonte Nova (BA), Maracanã (RJ) e no Madison Square Garden (Nova York, EUA) entre 2004 e 2013. Isca para fisgar fãs que já têm todos os registros ao vivo da cantora, O farol embute levadas de funk e soul em batida festiva que preserva o clima carnavalesco da axé music que caracteriza a música tropical de Ivete Sangalo.

Eduardo Cáffaro disse...

Ainda não aprenderam que os tempos mudaram. Eu não compro um CD ou DVD por causa de 1 música. Seria mais interessante lançar um Single com 2 inéditas e preço popular que iria arregaçar de vender. Do que um monte de músicas que todo fã ja tem. Me poupem. Baixo a música nova na net e pronto , ja que as gravadoras não respeitam o consumidor ...eles pedem por isso né ?

Unknown disse...

Meu Deus...quem vai querer isso ???

Música chata, gritaria e repetição.

Essa aí nunca deu certo mesmo no estúdio, por isso que só lança disco ao vivo..rsrsrs e discos muito chatos por sinal, é a zona de conforto dela :(

Carlos disse...

Em que pese esse DVD, em específico, se tratar de uma coletânea, se lançar discos ao vivo é sinônimo de não dar certo em estúdio, Ivete tá bem na fita, porque Bethânia, Alcione, Djavan e tantos outros, ultimamente, têm feito a mesma coisa (lançam um cd de estúdio e em seguida um registro ao vivo). Mas nem deveria perder meu tempo, porque quem não gosta dela sempre arruma motivos, mesmo os mais esdrúxulos.

Acredito que o sonho de muitos artistas é "não dar certo" como Ivete! No mais, compra quem quer mesmo. Nem a gravadora nem a artista estão com arma apontada na cabeça de ninguém!

Victor Moraes, disse...

Se gastasse metade do tempo que usa pra gravar propaganda e virar assistente de palco de programa de platéia já tinha gravado uns 10 álbuns de inéditas com, pelo menos, um disco bom.
Mas ouvi dizer que sairá um clipe 360° pra assistir em smartphone. Como será o primeiro assim, é capaz da música chamar a atenção por causa desse novo tipo de clipe.

Rhenan Soares disse...

Indecente, né? Como 99% das coletâneas.

Marcelo disse...

Money...money....money....

O blog disse...

Ivete tem carisma. Mas parece querer estar em todos os lugares ao mesmo tempo. E isso não me agrada. Deveria respirar e dedicar melhor à carreira fonográfica lançando discos melhores. Gostei muito do disco produzido por Davi Moraes. Mas enfim... não gosto muito de suas canções nem do fato de a "dona de salvador" querer abraçar ao mundo. Se não tem poesia e bons arranjos e boas melodias, tô fora.

Unknown disse...

Enquanto Daniela Mercury, vem com um disco autoral, com capa polêmica dando a cara pra bater e mostrando a que veio...Essa aí vem com 'tira o pé do chão'??? É de vomitar!

Du² Lopes disse...

Mauro, você é um cara bem modesto nas palavras...

Adriane disse...

Resenha da música? Não trabalhamos! Legal mesmo é noticiar uma compilação que é lançada todo ano. Que beleza, crítico!

Douglas Carvalho disse...

Não morro de amores pela "obra" de Ivete Sangalo, mas parece-me inegável que ela tem carisma, bela voz e canta bem. Há momentos luminosos de Ivete, como os encontros com Rosa Passos e Bethânia, por exemplo.

Mas mais inegável ainda é que Ivete é uma artista vencedora quando se pensa em popularidade. Arrisco a dizer que ela é uma das cantoras mais populares da história da MPB, ombreando com Carmen Miranda, Emilinha Borba ou Angela Maria. Não se pode desmerecer esse feito dela.

Gerson Macedo disse...

A coletânea sai todos os anos antes do carnaval. É coisa da gravadora que precisa vender gente. Nesse ano aconteceu da cantora lançar uma inédita a gravadora colocar a faixa no album pra impulsionar as vendas. Mas não é um album de carreira. Pra quem ta falando mal dos cds dela, pouco deve conhecer os trabalhos de estúdio de Ivete. Ela tem ótimos discos em estúdio, como o Festa, Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso, Pode Entrar... Ela ja lançou muitos discos em estúdio, 4 somente no seus 4 primeiros anos de carreira solo. Logo, ela construiu um repertório e uma identidade. E concordo com o comentário que diz que o nome dela já está escrito na história do país. Qual outra cantora se manteve por mais de 10 anos sendo a cantora mais popular do Brasil? Não esqueçam que com o DVD no Maracanã Ivete foi a primeira brasileira a utilizar tecnologia de ponta num show no Brasil.

André Luís disse...

"Sai do chão", "tira o pé do chão"... Sai daí! Tira isso daí!

Unknown disse...

Ivete é, disparadamente, a cantora mais popular e poderosa do país. Pra causar ainda mais raiva em algumas pessoas que torcem o nariz pra ela, ainda é dona de uma voz espetacular - super afinada - e um carisma gigante. A coletânea é desnecessária, não passa de mais um "caça-níquel" de gravadora. No entanto, a canção inédita é uma delícia. Muito boa! Solar e alegre como desejamos que seja o nosso verão. Ivete acertou em cheio! E também achei a capa lindíssima. Por um momento pensei que serei um registro da Ivete no carnaval baiano (um acontecimento que ainda precisa ser registrado em dvd. Afinal, é a rainha soberana daquela festa).