Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Caetano regrava 'Tropicália' para abertura de 'Velho Chico', novela da Globo

Caetano Veloso regravou uma das mais emblemáticas músicas que compôs na década de 1960 - Tropicália, lançada originalmente pelo cantor e compositor baiano no álbum Caetano Veloso (Philips, 1967) - para a trilha sonora de Velho Chico, novela que a TV Globo vai exibir a partir de 11 de março de 2016 no horário das 21h. Feita para a abertura da novela a pedido do diretor da história, Luiz Fernando Carvalho, a gravação de Tropicália surpreende pela escolha da composição, já que o cancioneiro de Caetano inclui música, O ciúme (1987), cuja letra versa poeticamente sobre o rio São Francisco - chamado inclusive de Velho Chico na composição - e a rivalidade entre as cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), se afinando com a trama criada pelo escritor Benedito Ruy Barbosa. Até porque Caetano - em foto de Fernando Young - nunca fez outro registro de O ciúme (nem ao vivo), além da gravação original. O ciúme - vale ressaltar - também integra a trilha sonora da novela, mas o fato é que, para a abertura de Velho Chico, Caetano regravou Tropicália.

14 comentários:

Mauro Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ggermanodiniz disse...

No voz e violão ao vivo lançado na itália na turnê do disco tropicália 2 existe a regravação ao vivo do tema.

Vitor disse...

Queria tanto a gravação de Bethania de Francisco Francisco na abertura da novela

Mauro Ferreira disse...

Germano, Feliz Natal, em primeiro lugar. Esse disco mencionado por você não consta da discografia oficial de Caetano. Foi editado à revelia do artista. Abs, MauroF

GM disse...

Trata-se apenas de um bootleg: aqui na Itália nunca foi editada a gravação do show Tropicália 2.

Rafael disse...

Belíssima canção de Caetano, a regravação deve ganhar um sabor a mais... Mas bem que poderiam convocar Caetano a escrever uma nova canção para a novela, né???

Anônimo disse...

Adoro! Mauro, apenas uma observação - Petrolina fica em PErnambuco (PE) e não na Bahia (BA).
Abraçaço, Jaime

Victor Moraes, disse...

Jaime, uma ponte separa a cidade de petrolina de juazeiro. Por sinal, não tem beleza nenhuma. Tomara que o cenógrafo consiga essa proeza. A que você conhece em PE deve ter o mesmo nome. Mas que tem petrolina na BA, isso tem. Dá um Google.

peu almeida disse...

deveria ser a de Bethânia e GAL.

maroca disse...

Augusto Flávio (Petrolina-Pe/Juazeiro-Ba)

Victor Moraes, tem beleza sim! em Petrolina e Juazeiro, o cenógrafo não vai conseguir essa proeza artificialmente por que as duas cidades são belas naturalmente.Depois você deveria estudar geografia mais um pouco, ou acessar o site do Ibge,nunca existiu Petrolina na Bahia, a não ser que você foi o emancipador dessa tal Petrolina na Bahia. Existe outra Petrolina que se chama Petrolina de Goiás em Goiás. Espero que você se informe primeiro, depois você diz o que é belo e o que não é belo.

Mauro Ferreira disse...

Jaime, grato pelo toque. Eu acabei escrevendo (BA) após Petrolina quando pensei estar escrevendo (PE). Abs, MauroF

Victor Moraes, disse...

Maroca, brincadeiras à parte, fui lá há uns 4 ou 5 anos visitar meu primo que fazia Uneb e não vi beleza fora a partes rurais que não explorei. Quem sabe agora não role um investimento, principalmente em segurança.

Marcos Rizzo disse...

Não sei se foi à revelia dele que o disco foi lançado, pois no próprio Facebook oficial do Caetano tem o link para download do show.

De qualquer forma, O Ciúme é, para mim, a mais bonita música dele.

Wanderson disse...

uma das músicas mais belas, dentre todas