Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 26 de dezembro de 2015

'Caos & beleza' de João Biano abarca Lenine, Tom Zé, Pedro Luís e a Parede

Cantor, compositor e percussionista paulista, nascido em Bauru (SP), João Biano decidiu se radicar na cidade do Rio de Janeiro (RJ) quando recebeu de Pedro Luís o convite para ser vocalista de alguns shows do carioca Monobloco. Foi no Rio que Biano cantou em outro bloco, Quizomba, e foi também no Rio 40º - "cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos", como caracterizam Fernanda Abreu, Fausto Fawcett e Carlos Laufer no refrão da música de 1992 - que o artista se inspirou para gestar e gravar o primeiro álbum da carreira, Caos & beleza, lançado em outubro deste ano de 2015 em edição independente distribuída pela Tratore. Renovando o aval a Biano, Pedro Luís figura em Nem (João Biano e André Fonseca), uma das dez músicas autorais de repertório que inclui regravações de lados B das obras de Lenine e Tom Zé, Ninguém faz ideia (Lenine e Ivan Santos, 2004) e Happy end (Tom Zé e Antonio Pádua, 1972). Biano criou Caos & beleza a partir de conceito do psicanalista, teólogo e escritor mineiro Rubem Alves (1933 - 2014), para quem “...a ordem morava no meio do caos e ela (minha alma) estava disposta a suportar o horrendo do caos pela beleza inaudível que existia no meio dele”. Biano partiu da ideia de Alves para compor músicas como O mal e o bem (João Biano), composição que abre o CD e que abre também alas para temas como Pão e circo (João Biano e Léo Zé), música gravada com o reforço percussivo da Parede. Leve alma (João Biano) e Escambo (João Biano) são outras composições da lavra do artista que compõem o mosaico essencialmente autoral e pessoal do álbum Caos & beleza.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ Cantor, compositor e percussionista paulista, nascido em Bauru (SP), João Biano decidiu se radicar na cidade do Rio de Janeiro (RJ) quando recebeu de Pedro Luís o convite para ser vocalista de alguns shows do carioca Monobloco. Foi no Rio que Biano cantou em outro bloco, Quizomba, e foi também no Rio 40º - "cidade maravilha, purgatório da beleza e do caos", como caracterizam Fernanda Abreu, Fausto Fawcett e Carlos Laufer no refrão da música de 1992 - que o artista se inspirou para gestar e gravar o primeiro álbum da carreira, Caos & beleza, lançado em outubro deste ano de 2015 em edição independente distribuída pela Tratore. Renovando o aval a Biano, Pedro Luís figura em Nem (João Biano e André Fonseca), uma das dez músicas autorais de repertório que inclui regravações de lados B das obras de Lenine e Tom Zé, Ninguém faz ideia (Lenine e Ivan Santos, 2004) e Happy end (Tom Zé e Antonio Pádua, 1972). Biano criou Caos & beleza a partir de conceito do psicanalista, teólogo e escritor mineiro Rubem Alves (1933 - 2014), para quem “...a ordem morava no meio do caos e ela (minha alma) estava disposta a suportar o horrendo do caos pela beleza inaudível que existia no meio dele”. Biano partiu da ideia de Alves para compor músicas como O mal e o bem (João Biano), composição que abre o CD e que abre também alas para temas como Pão e circo (João Biano e Léo Zé), música gravada com o reforço percussivo da Parede. Leve alma (João Biano) e Escambo (João Biano) são outras composições da lavra do artista que compõem o mosaico essencialmente autoral e pessoal do álbum Caos & beleza.