Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 6 de dezembro de 2015

RETROSPECTIVA 2015 – 'Dancê' repõe Tulipa Ruiz na pista sem entusiasmar

RETROSPECTIVA 2015 – Tulipa Ruiz entrou em estúdio em janeiro para gravar o terceiro álbum de inéditas. Lançado em maio, Dancê repôs a cantora e compositora paulistana na pista, mas com menor poder de sedução. Produzido pelo irmão da artista, Gustavo Ruiz, Dancê tocou em passo irregular, encobrindo com grooves azeitados os sinais de desgaste da obra autoral de Tulipa, em maior parte composta em parceria com Gustavo. Embora tenha sido agraciado em novembro com o Grammy Latino na categoria Melhor álbum pop contemporâneo brasileiro, Dancê se tornou o álbum, no geral, menos incensado da artista, sensação musical de 2010 com o lançamento de Efêmera (YB Music, 2010). Mesmo sem bisar o êxito de Tudo tanto (Independente, 2012), Dancê gerou turnê nacional. Mas o fato é que Tulipa - em foto de Rodrigo Schmidt - já vai entrar em 2016 em nova turnê, feita ao lado do cantor e compositor paulistano Marcelo Jeneci, parceiro na composição Dia a dia, lado a lado, composta em 2009, lançada em shows e seis anos depois gravada oficialmente pelos artistas em single que chega às plataformas digitais ainda neste mês de dezembro, fechando o ano de Tulipa Ruiz e abrindo possibilidades artísticas para a artista em 2016.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ RETROSPECTIVA 2015 – Tulipa Ruiz entrou em estúdio em janeiro para gravar o terceiro álbum de inéditas. Lançado em maio, Dancê repôs a cantora e compositora paulistana na pista, mas com menor poder de sedução. Produzido pelo irmão da artista, Gustavo Ruiz, Dancê tocou em passo irregular, encobrindo com grooves azeitados os sinais de desgaste da obra autoral de Tulipa, em maior parte composta em parceria com Gustavo. Embora tenha sido agraciado em novembro com o Grammy Latino na categoria Melhor álbum pop contemporâneo brasileiro, Dancê se tornou o álbum, no geral, menos incensado da artista, sensação musical de 2010 com o lançamento de Efêmera (YB Music, 2010). Mesmo sem bisar o êxito de Tudo tanto (Independente, 2012), Dancê gerou turnê nacional. Mas o fato é que Tulipa - em foto de Rodrigo Schmidt - já vai entrar em 2016 em nova turnê, feita ao lado do cantor e compositor paulistano Marcelo Jeneci, parceiro na composição Dia a dia, lado a lado, composta em 2009, lançada em shows e seis anos depois gravada oficialmente pelos artistas em single que chega às plataformas digitais ainda neste mês de dezembro, fechando o ano de Tulipa Ruiz e abrindo possibilidades artísticas para a artista em 2016.

Douglas Carvalho disse...

Acho a Tulipa interessantíssima como cantora, mas como compositora ela mais erra que acerta. Suas músicas são, na maioria, medianas. Tá mais do que na hora de dar uma arejada nesse repertório e escolher coisas de compositores de verdade.

Luca disse...

Aqui em Sampa o disco fez sucesso, vá entender cabeça de crítico

Raffa disse...

O disco tá bacana, até melhor que o anterior. Mas o show... vi recentemente uma versão reduzida só com bateria, baixo, guitarra e um sample disparando alguns elementos... perdeu bastante!