Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Single internacional de Claudia Leitte, 'Corazón' bate em frequência artificial

Resenha de single
Título: Corazón
Artista: Claudia Leitte
Gravadora: Roc Nation
Cotação: * *

Contratada há mais de um ano pela Roc Nation, empresa norte-americana que gerencia carreiras como as das artistas Shakira e Rihanna, a cantora fluminense Claudia Leitte dá o primeiro passo para tentar conquistar o mercado fonográfico latino de língua hispânica com a edição do single Corazón. Disponível em todas as plataformas digitais a partir de hoje, 18 de dezembro de 2015, o single foi lançado ontem pela artista no programa de calouros da TV Globo The Voice, do qual Leitte é uma das juradas que avaliam os cantores candidatos ao estrelato. Música cantada em espanhol, Corazón une um baticum brasileiro aos beats eletrônicos de sotaque pop universal. Feita com a adição do rap posto pelo cantor porto-riquenho de reggaeton Daddy Yankee, a gravação poderia figurar em disco da cantora colombiana Shakira, pois segue os padrões estéreis da indústria fonográfica norte-americana. É uma gravação que se ajusta ao tom insosso da voz de Claudia Leitte e que abafa essa voz em meio às batidas. Corazón bate em frequência artificial, mas pode bombear a carreira internacional da cantora. Claudia Leitte domina bem o espanhol, ostenta a beleza padronizada exigida de uma cantora pop internacional - nesse sentido, ela nada fica a dever a Shakira, Rihanna e Cia. - e tem os requisitos básicos para se tornar uma estrela fabricada em escala mundial. Corazón é a primeira de uma série de músicas já gravadas pela artista brasileira nos Estados Unidos, com músicos norte-americanos. Seguindo a cartilha da Roc Nation, Claudia Leitte vem fazendo músicas com Kirby Lauryen - cantora e compositora do elenco da Roc Nation (empresa capitaneada por Jay-Z e Jay Brown, este dedicado a gerenciar a carreira de Leitte no mercado dos EUA) - e pretende lançar outros singles antes de apresentar álbum em inglês. O compositor norte-americano de r & b Kuk Harrell - também produtor musical - integra o time escalado para fazer Leitte dar certo no maior mercado da música, com foco no público latino. Corazón bate fraco, mas tal fraqueza pode até fortalecer a artista em mercado voraz em que as emoções reais e uma voz verdadeiramente boa já são artigos desnecessários para fabricar sucesso.

25 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Contratada há mais de um ano pela Roc Nation, empresa norte-americana que gerencia carreiras como as das artistas Shakira e Rihanna, a cantora fluminense Claudia Leitte dá o primeiro passo para tentar conquistar o mercado fonográfico latino de língua hispânica com a edição do single Corazón. Disponível em todas as plataformas digitais a partir de hoje, 18 de dezembro de 2015, o single foi lançado ontem pela artista no programa de calouros da TV Globo The Voice, do qual Leitte é uma das juradas que avaliam os cantores candidatos ao estrelato. Música cantada em espanhol, Corazón une um baticum brasileiro aos beats eletrônicos de sotaque pop universal. Feita com a adição do rap posto pelo cantor porto-riquenho de reggaeton Daddy Yankee, a gravação poderia figurar em disco da cantora colombiana Shakira, pois segue os padrões estéreis da indústria fonográfica norte-americana. É uma gravação que se ajusta ao tom insosso da voz de Claudia Leitte e que abafa essa voz em meio às batidas. Corazón bate em frequência artificial, mas pode bombear a carreira internacional da cantora. Claudia Leitte domina bem o espanhol, ostenta a beleza padronizada exigida de uma cantora pop internacional - nesse sentido, ela nada fica a dever a Shakira, Rihanna e Cia. - e tem os requisitos básicos para se tornar uma estrela fabricada em escala mundial. Corazón é a primeira de uma série de músicas já gravadas pela artista brasileira nos Estados Unidos, com músicos norte-americanos. Seguindo a cartilha da Roc Nation, Claudia Leitte vem fazendo músicas com Kirby Lauryen - cantora e compositora do elenco da Roc Nation (empresa capitaneada por Jay-Z e Jay Brown, este dedicado a gerenciar a carreira de Leitte no mercado dos EUA) - e pretende lançar outros singles antes de apresentar álbum em inglês. O compositor norte-americano de r & b Kuk Harrell - também produtor musical - integra o time escalado para fazer Leitte dar certo no maior mercado da música, com foco no público latino. Corazón bate fraco, mas tal fraqueza pode até fortalecer a artista em mercado voraz em que as emoções reais e uma voz verdadeiramente boa já são artigos desnecessários para fabricar sucesso.

André Luís disse...

Essa criatura é absolutamente artificial. Muita audiência pra pouquíssima (ou nenhuma) qualidade.

Diogo Santos disse...

Para um artista brasileiro, o mercado latino é tão difícil quanto o norte americano (ou de língua inglesa...). Nesse sentido o mercado ibérico é mais fácil.

Vi a apresentação e tive essa mesma impressão - de que mesmo fraco e artificial o single pode ajudar Claudia Leitte. Mas não é primeiro passo dela rumo ao mercado internacional, pois ela já duetou com nomes como Ricky Martin("Samba") e Juanes ("La Luz")!

Pedro Progresso disse...

quanto desespero

Eduardo Cáffaro disse...

Eu assisti no The Voice ...concordo com vc Mauro. E achei horrivel o fato dela lançar um single num programa onde todos cantam ao vivo, ela vir dublando o CD ...pois dava pra ver que a voz dela não sincronizava com a boca ...a música é totalmente sem verdade ( para mim ) ta mais pra Thalia que pra Claudia.

Vagner Legion disse...

Artista extremamente desnecessária.

Unknown disse...

Concordo plenamente com você, achei artificial demais. Mas como entra em todos os requisitos para bombar, então vai fazer sucesso.

Rafael disse...

Pior que se bobear, esse lixo faz mesmo sucesso... O que é uma pena...

Victor Moraes, disse...

Pro estilo que se propõe a música é muito boa. Lembra uma ou outra coisa da Shakira. Ela canta num tom completamente diferente dela mesma no axé. Nem dá pra reconhecer de cara a voz.
Sinceramente? Não quero defender mas é muito melhor produzida e muito mais inovadora que as novas da Anitta que receberam não sei quantas mil estrelas...
Fico sem entender ainda o parâmetro de criticas pro pop.


Só não sei se a Roc Nation é garantia de alguma coisa. A própria Shakira não teve o sucesso esperado no lançamento com a empresa. Rita Ora acabou de processar a Roc Nation pedindo pra sair do catálogo porque foi posta na "geladeira" quando a Roc migrou pra parceria com a Universal e abandonou ela na Sony.E a Cláudia até então não era Universal. Vejamos.

Tommye disse...

Uma coisa é certa, tendo em vista a profusão de artistas sem talento fazendo sucesso, ela está nesse caminho.

[rafael ribeiro] disse...

...o que não soa artificial neste projeto que acredita ser artista? Aff...Medo ao cubo!

Marcelo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo disse...

O maior engodo da industria musical brasileira!!

Douglas Carvalho disse...

Ivete não conseguiu, quanto mais a genérica.

Antenor Leopoldino disse...

Lixo - mas há quem goste até do não reciclável.
Vá entender...

Unknown disse...

Acho engraçado alguns leitores escreverem: Aí..aí..aí..Ivete e Claudia Leite tem carisma....Pô..!!! Carisma do que ?? Fazer gracinha no palco, na TV, contar piadas, dizer que é 'amiguinha' dos fãs...só pra esconder que não tem talento pra coisa ?? O que importa é o talento minha gente, cantar e emocionar nas gravações e isso elas NÃO tem!!!!

O que elas querem é aparecer na mídia a qualquer preço, e isso já ficou claro, só não vê quem não quer. 'Ivete sem graça' matou na faca as músicas do Tim Maia, do Chico, do Roberto e o povo acha graça, acha lindo...Eu me pergunto sera que esse povo conhece as gravações originais...antes dela pegar o facão ???
E a Claudia Leite no The Voice ?? Que argumento ela pode ter para classificar alguém na música, se ela mesma não tem talento pra coisa ??

ARTE no trabalho dessas duas é algo que não existe!
São farinha do mesmo SACO!

Luca disse...

Ivete canta, canta música ruim mas canta. Cláudia Leite nunca me convenceu

Victor Moraes, disse...

O povo tem um ódio tão grande aí nos comentários que parece ser pessoal do que crítico. Dá até vontade de começar a gostar pra contrariar.
Não pretendo voltar a ouvir a música, mas é boa no seu gênero.

Enfim, nunca vou entender porque 5 estrelas pra anitta e poucas pra essa da Leite porque não teve "emoções reais" e "voz verdadeiramente boa". Tem esses elementos no da Anitta?

Antenor Leopoldino disse...

A)Ser melhor ou igual a Anitta não faz de ninguém um bom artista. Faz?
B) O argumento até pode para questionar as postagens e cotações do colunista, mas não pra definir o que é bom ou ruim. Pode?
C) Uns dão opiniões cegos de ódio? Sim. Outros emitem as suas, surdos de paixão? Sim!!

Formou?

O Menino das Estrelas disse...

Alguém aí comparou a Cláudia Leitte à Thalia. Reveja os conceitos. Thalia é uma grande artista e canta de verdade. Cláudia Leitte é toda falsa, em todos os sentidos, dos pés à cabeça. Se quiser tirar dúvida sobre a diferença entre as duas, procure no Youtube por "Thalia - Primera Fila".

Gerson Macedo disse...

Tirem Ivete desse bolo. Ivete em 5 anos iniciais de carreira solo construiu um repertório próprio com 4 CDs inéditos de estúdio. Já tinha identidade artística muito bem definida e não ficava atirando pra todos os lados. Fora o fato de já naquela época ser respeitada pelo seu CANTO, porque muitos podem não gostar do seu repertório mais famoso, mas Ivete Sangalo tem uma técnica vocal excelente e que ja foi elogiada pelos maiores nomes da nossa música.
Sabe porque Anitta não soa artifical? porque Anitta com apenas 4 anos de carreira já tem identidade artística muito bem definida. Tem como ídolo e referência Mariah Carey e Ivete, mas é uma artista completamente diferente das duas. E por mais que Anitta seja uma figura enjoada, ela é uma cantora afinada. O tal do Mauro Silva, viúva da Daniela Mercury, a toda notícia aprece pra falar mal da Sangalo sem razão alguma para tal, só pelo simples rancor de achar que a popularidade de Ivete (que é a cantora mais popular do Brasil nos ultimos 15 anos) fez Daniela ir pro limbo. O que acaba com esses fãs de Daniela é achar que ela está acima do beme do mal e esquecem que ela precisa fazer musica popular também, afinal, é cantora de trio. Ninguém liga pra essa verborragia chata que Daniela resolveu praticar nos ultimos 10 anos.

Quanto a Claudia na RocNation: ela foi buscar a produtora pra agenciar sua carreira la fora. É a unica artista que foi buscar esse tipo de carreira internacional agenciada por gente de fora. Nunca teve uma identidade artística bem definida por isso é mais "tranquila" em relação a deixar de lado a música baiana/brasileira. Nunca foi considerada boa cantora, mas isso pouco faz diferença diante do que faz sucesso atualmente lá fora. Tendo uma boa imagem, é o que vale lá fora. O resto, os estúdios corrigem e o playback ajuda.

Vladimir disse...

Claudia Leite Coagulado!!

Unknown disse...

Ohhh besteira, aqui tem muitos criticos especializados,para mim cantor ou cantora não precisa ser afinado não, o que tem que fazer num show é animar, trazer alegria,emoção e outras coisas que a música oferece, as falhas e acertos fica para o grande mauro que realmente entende,com todo respeito mas a sua opinião mauro não faz diferença quanto a gostar ou não do trabalho de alguém, essa música de Cláudia eu gostei achei muito boa sim, é empolgante e muito com uma pegada boa!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Eu acho impressionante uma pessoa se intitular crítico sem ter capacidade alguma para aquilo que critica. Na boa, coloca algum desses vermes insolentes aí para cantar... cri cri cri... que porcaria vai sair. Tenho absoluta certeza. É igual eu sendo pedreiro querer criticar o desenho de um arquiteto. Pelo amor de Deus minha gente, que hipocrisia nojenta. Que perseguição idiota e medíocre com a garota. Um bando de famigerado com pura inveja da fortuna que Claudia construiu. Coloquem uma coisa na cabeça alienada de vocês: suas verdades NÃO são absolutas. Pode ter certeza que para mim e muitos elas não passam de idiotices e 'recalque'. Bando de mariconas desocupadas fuchicando da vida alheia. Ao invés de ficarem criticando os outros, vão fazer caridade, serviços voluntários. Vão ser útil bando de abutres.