Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 31 de maio de 2015

Novela faz ser de Tiê única gravação nacional no atual 'top singles' do iTunes

EDITORIAL - Uma única gravação de artista brasileiro figura entre as dez músicas do Top singles do iTunes na tarde de hoje, 31 de maio de 2015. Trata-se de A noite (2014), versão em português (escrita por Tiê com Adriano Cintra, André Whoong e Rita Wainer) da canção italiana La notte (Giuseppe Anastasi, 2012), lançada pela cantora italiana Arisa há três anos no álbum Amami (Warner Music, 2012). A noite ocupa honroso oitavo lugar na lista de Top singles do iTunes. Gravada pela cantora e compositora paulistana em seu terceiro álbum, Esmeraldas (Warner Music, 2014), A noite galga posições na parada de Top singles do iTunes somente porque vem sendo propagada em escala nacional na trilha sonora da novela I love Paraisópolis, recém-estreada pela TV Globo, com sucesso, no horário das 19h. A música toca quase diariamente na novela, já que foi escolhida para ser o tema da protagonista Marizete, vivida pela atriz Bruna Marquezine. Foi um golpe de sorte que põe em evidência o terceiro álbum de Tiê - em foto de Leandro HBL - aos 44 do segundo tempo. Lançado em setembro de 2014, o bom álbum Esmeraldas foi alvo de alto investimento da gravadora Warner Music. Mas o disco parecia não justificar até então esse alto investimento. Recebido de forma positiva (mas sem grande entusiasmo) pela crítica, Esmeraldas já parecia fadado ao esquecimento quando a inclusão de seu single - A noite foi desde o início a faixa escolhida pela Warner Music para promover o disco - na trilha sonora de uma novela de sucesso da TV Globo reverte o quadro a favor do álbum e de Tiê, corroborando a tese de que, com as rádios cada vez mais segmentadas e com o mercado fonográfico cada vez mais estruturado em nichos, somete a execução maciça de uma música em novela parece ser capaz de gerar um hit nacional. A noite fez muito sucesso na Itália na versão original gravada pela cantora Arisa. Não parecia uma música capaz de florescer no doce jardim de Tiê. Mas eis que entrar na novela certa, para ilustrar as cenas da personagem certa, faz a música e o próprio álbum ganhar outro status no mercado fonográfico, renovando as chances de Esmeraldas escapar do ostracismo quase completo.

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ EDITORIAL - Uma única gravação de artista brasileiro figura entre as dez músicas do Top singles do iTunes na tarde de hoje, 31 de maio de 2015. Trata-se de A noite (2014), versão em português (escrita por Tiê com Adriano Cintra, André Whoong e Rita Wainer) da canção italiana La notte (Giuseppe Anastasi, 2012), lançada pela cantora italiana Arisa há três anos no álbum Amami (Warner Music, 2012). A noite ocupa honroso oitavo lugar na lista de Top singles do iTunes. Gravada pela cantora e compositora paulistana em seu terceiro álbum, Esmeraldas (Warner Music, 2014), A noite galga posições na parada de Top singles do iTunes somente porque vem sendo propagada em escala nacional na trilha sonora da novela I love Paraisópolis, recém-estreada pela TV Globo, com sucesso, no horário das 19h. A música toca quase diariamente na novela, já que foi escolhida para ser o tema da protagonista Marizete, vivida pela atriz Bruna Marquezine. Foi um golpe de sorte que põe em evidência o terceiro álbum de Tiê - em foto de Leandro HBL - aos 44 do segundo tempo. Lançado em setembro de 2014, o bom álbum Esmeraldas foi alvo de alto investimento da gravadora Warner Music. Mas o disco parecia não justificar até então esse alto investimento. Recebido de forma positiva (mas sem grande entusiasmo) pela crítica, Esmeraldas já parecia fadado ao esquecimento quando a inclusão de seu single - A noite foi desde o início a faixa escolhida pela Warner Music para promover o disco - na trilha sonora de uma novela de sucesso da TV Globo reverte o quadro a favor do álbum e de Tiê, corroborando a tese de que, com as rádios cada vez mais segmentadas e com o mercado fonográfico cada vez mais estruturado em nichos, somete a execução maciça de uma música em novela parece ser capaz de gerar um hit nacional. A noite fez muito sucesso na Itália na versão original gravada pela cantora Arisa. Não parecia uma música capaz de florescer no doce jardim de Tiê. Mas eis que entrar na novela certa, para ilustrar as cenas da personagem certa, faz a música e o próprio álbum ganhar outro status no mercado fonográfico, renovando as chances de Esmeraldas escapar do ostracismo quase completo.

BIGODE disse...

Achei que tinha deixado passar algo e fui ouvir novamente o disco...é sonso, inutil, bobo, infantil...se essa musica virar um hit, é a prova que o país está decadente em todos os sentidos

Fabio disse...

Que falta de assunto!

Unknown disse...

essa música é uma versão????!!!! putz, cortou todo encanto... já o album é até legal, só tem uma faixa q eu achei letra confusa: "depois de um dia de sonho"

Marcelo disse...

Dispensável!!!!