Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Livro repisa caminhos do brasileiro Moacir Santos 50 anos após 'Coisas'

A obra de Moacir Santos (Flores – PE, Brasil, 26 de julho de 1926 / Pasadena – CA, Estados Unidos, 6 de julho de 2006) levou o compositor, saxofonista, arranjador e maestro pernambucano a trilhar caminhos que extrapolaram as fronteiras do Brasil. Entusiasta da valiosa obra de Santos, a musicista e pesquisadora carioca Andrea Ernest Dias - uma das flautistas mais requisitadas da cena musical brasileira - repisa os principais passos da trajetória do músico no seu livro Moacir Santos ou os caminhos de um músico brasileiro (Folha Seca, 2014). O livro permanece em catálogo neste ano de 2015 em que faz 50 anos o primeiro cultuado álbum autoral de Moacir Santos, Coisas (Forma, 1965), disco que inclui no repertório a composição mais conhecida do artista, Nanã, criada em parceria com o cantor compositor carioca Mário Telles (1926 – 2001) e lançada em 1962 na voz de Telles. Idealizadora e diretora artística do Festival Moacir Santos, Ernest Dias destrincha no livro - com linguagem técnica que exige do leitor um substancial conhecimento de teoria musical - a obra complexa de Santos. Ouro negro extraído de fontes como o jazz, o choro, a valsa, os ritmos afro-brasileiros e os sons do sertão nordestino, essa obra levou Santos para os Estados Unidos em 1967, em mais uma escala na viagem musical de um artista que migrara para a cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 1948 após passagens pelo Recife (PE) e por João Pessoa (PB). Em 264 páginas, o livro percorre todos os caminhos do genial músico brasileiro.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ A obra de Moacir Santos (Flores – PE, Brasil, 26 de julho de 1926 / Pasadena – CA, Estados Unidos, 6 de julho de 2006) levou o compositor, saxofonista, arranjador e maestro pernambucano a trilhar caminhos que extrapolaram as fronteiras do Brasil. Entusiasta da valiosa obra de Santos, a musicista e pesquisadora carioca Andrea Ernest Dias - uma das flautistas mais requisitadas da cena musical brasileira - repisa os principais passos da trajetória do músico no seu livro Moacir Santos ou os caminhos de um músico brasileiro (Folha Seca, 2014). O livro permanece em catálogo neste ano de 2015 em que faz 50 anos o primeiro cultuado álbum autoral de Moacir Santos, Coisas (Forma, 1965), disco que inclui no repertório a composição mais conhecida do artista, Nanã, criada em parceria com o cantor compositor carioca Mário Telles (1926 – 2001) e lançada em 1962 na voz de Telles. Idealizadora e diretora artística do Festival Moacir Santos, Ernest Dias destrincha no livro - com linguagem técnica que exige do leitor um substancial conhecimento de teoria musical - a obra complexa de Santos. Ouro negro extraído de fontes como o jazz, o choro, a valsa, os ritmos afro-brasileiros e os sons do sertão nordestino, essa obra levou Santos para os Estados Unidos em 1967, em mais uma escala na viagem musical de um artista que migrara para a cidade do Rio de Janeiro (RJ) em 1948 após passagens pelo Recife (PE) e por João Pessoa (PB). Em 264 páginas, o livro percorre todos os caminhos do genial músico brasileiro.

Luca disse...

o cara foi gênio, já o livro não li