Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Entrosada, dupla 'Érika & Gabriel' prova com o EP '2015' que o rock é a moda

Resenha de EP digital
Título: 2015
Artista: Érika & Gabriel
Gravadora: Transfusão Noise Records
Cotação: * * * *
Disco disponível para audição no portal SoundCloud

2015 entra em cena com mais uma dupla, Érika & Gabriel, no país do sertanejo. Mas o rock é a moda de Érika Martins (cantora, compositora e guitarrista paulista projetada nos anos 1990 na extinta banda baiana Penélope) e Gabriel Thomaz (cantor, compositor e guitarrista brasiliense do grupo carioca Autoramas). Com a adesão de Fred Castro, baterista carioca que tocou no grupo Raimundos de 1992 a 2007, Érika & Gabriel se afinaram - na música e na vida - e gravaram o EP 2015, já disponível para audição no portal SoundCloud. Entrosada, a dupla apresenta quatro gravações no disco, sendo que duas das quatro músicas são inéditas de autoria da dupla. Demais (Érika Martins e Gabriel Thomaz) é rock cantado por Érika que injeta guitarras envenenadas na veia. Já A sua vinda até aqui (Érika Martins e Gabriel Thomaz) - outra faixa cantada por Érika - expõe a veia pop que sempre saltou tanto no som do Autoramas como na música da Penélope. Mas as guitarras continuam em primeiro plano, abafadas somente nos trechos turbinados com efeitos e sons dos vídeos games típicos dos anos 1980. Tais efeitos também aditivam a enérgica regravação de Rolo compressor (Pedro Veríssimo e Fernando Aranha, 2004), rock de cepa pop lançado por Érika em seu segundo álbum solo, Modinhas (Coqueiro Verde Records, 2014). Das duas regravações, o cover de Be my baby (Phil Spector, Jeff Barry e Ellie Greenwich, 1963) - primeiro sucesso do trio feminino norte-americano The Ronettes (1959 - 1966) - é o mais criativo e surpreendente. É a faixa na qual se ouve a voz de Gabriel Thomaz. Voz colocada de forma tão soturna que Be me baby adquire tom dark até desaguar no refrão cantado por Érika de forma reverente à gravação original do grupo The Ronettes. As guitarras dão pressão ao sedutor cover, ratificando que a moda da dupla Érika & Gabriel é o rock que resiste e insiste no país do sertanejo pop.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ 2015 entra em cena com mais uma dupla, Érika & Gabriel, no país do sertanejo. Mas o rock é a moda de Érika Martins (cantora, compositora e guitarrista paulista projetada nos anos 1990 na extinta banda baiana Penélope) e Gabriel Thomaz (cantor, compositor e guitarrista brasiliense do grupo carioca Autoramas). Com a adesão de Fred Castro, baterista carioca que tocou no grupo Raimundos de 1992 a 2007, Érika & Gabriel se afinaram - na música e na vida - e gravaram o EP 2015, já disponível para audição no portal SoundCloud. Entrosada, a dupla apresenta quatro gravações no disco, sendo que duas das quatro músicas são inéditas de autoria da dupla. Demais (Érika Martins e Gabriel Thomaz) é rock cantado por Érika que injeta guitarras envenenadas na veia. Já A sua vinda até aqui (Érika Martins e Gabriel Thomaz) - outra faixa cantada por Érika - expõe a veia pop que sempre saltou tanto no som do Autoramas como na música da Penélope. Mas as guitarras continuam em primeiro plano, abafadas somente nos trechos turbinados com efeitos e sons dos vídeos games típicos dos anos 1980. Tais efeitos também aditivam a enérgica regravação de Rolo compressor (Pedro Veríssimo e Fernando Aranha, 2004), rock de cepa pop lançado por Érika em seu segundo álbum solo, Modinhas (Coqueiro Verde Records, 2014). Das duas regravações, o cover de Be my baby (Phil Spector, Jeff Barry e Ellie Greenwich, 1963) - primeiro sucesso do trio feminino norte-americano The Ronettes (1959 - 1966) - é o mais criativo e surpreendente. É a faixa na qual se ouve a voz de Gabriel Thomaz. Voz colocada de forma tão soturna que Be me baby adquire tom dark até desaguar no refrão cantado por Érika de forma reverente à gravação original do grupo The Ronettes. As guitarras dão pressão ao sedutor cover, ratificando que a moda da dupla Érika & Gabriel é o rock que resiste e insiste no país do sertanejo.

Luca disse...

ouvi no blog do Globo, muito bom o disco

Manoel Neves disse...

O EP é excelente. Um oásis no país do sertanejo.