Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 8 de novembro de 2014

Geraes abre selo com o lançamento de seu quarto álbum, 'Tudo que sou'

Em 1995, o Brasil cantou samba de Toninho Geraes sem ligar a música ao nome deste compositor mineiro nascido em Belo Horizonte (MG) há 52 anos. Lançado na voz de Martinho da Vila, o samba Mulheres fez o cantor fluminense atingir picos inéditos de vendagem em sua discografia com o álbum Tá delícia, tá gostoso (Sony Music, 1995). Àquela altura, Geraes já tinha um álbum lançado, Chances iguais (EMI-Odeon, 1987), mas foi a partir do sucesso de Mulheres que seu nome começou aparecer com mais frequência nas fichas técnicas de discos de Beth Carvalho e Zeca Pagodinho, entre outros bambas do samba. A ponto de um samba que compôs com Nelson Rufino, Uma prova de amor, ter batizado álbum lançado por Zeca Pagodinho em 2008. Após lançar mais dois álbuns autorais, Samba de botequim (Paradoxx, 2001) e Preceito (Independente, 2009), o cantor, compositor e cavaquinista reaparece no mercado fonográfico com Tudo que sou, seu quarto álbum e primeiro título do selo Alma Boêmia Discos, aberto por Geraes com o nome do samba de 2010 - assinado com o parceiro Paulinho Rezende - que figura no repertório do CD. Produzido pelo próprio Toninho Geraes, com arranjos do maestro Ivan Paulo, Tudo que sou alinha 14 sambas da autoria do compositor. Além do já mencionado Alma boêmia, outro destaque é Se a fila andar (Toninho Geraes e Paulinho Rezende), samba que já é sucesso nas rodas e que faz parte do repertório do CD ao vivo e DVD lançados por Beth Carvalho neste mês de novembro de 2014, pela gravadora Som Livre, com o registro de show feito pela cantora no Parque Madureira. Em Tudo que sou, Toninho Geraes dá sua voz de compositor a parcerias com o xará Toninho Nascimento. A dupla assina no disco sambas como Caminhos, Fogão de lenha (partido alto interpretado com Tantinho da Mangueira), Giramundo (samba gravado com a voz da cantora Joyce Cândido), Herdeiro de Jubiabá, O que é meu (samba de tom afro gravado por Geraes com o amigo conterrâneo Mauricio Tizumba), Rainha ginga e o samba-título Tudo que sou (gravado no disco com a participação do cantor carioca Marcos Sacramento). Em parceria com o compositor Roque Ferreira, com o qual Geraes entra na roda baiana, o artista assina Obaxirê e No balaio da quitanda. No CD Tudo que sou, Geraes também põe na sua roda o cantor Marquinhos China, convidado do partido Cada cabeça seu guia, feito por Toninho Geraes com Carlos Caetano.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Em 1995, o Brasil cantou samba de Toninho Geraes sem ligar a música ao nome deste compositor mineiro nascido em Belo Horizonte (MG) há 52 anos. Lançado na voz de Martinho da Vila, o samba Mulheres fez o cantor fluminense atingir picos inéditos de vendagem em sua discografia com o álbum Tá delícia, tá gostoso (Sony Music, 1995). Àquela altura, Geraes já tinha um álbum lançado, Chances iguais (EMI-Odeon, 1987), mas foi a partir do sucesso de Mulheres que seu nome começou aparecer com mais frequência nas fichas técnicas de discos de Beth Carvalho e Zeca Pagodinho, entre outros bambas do samba. A ponto de um samba que compôs com Nelson Rufino, Uma prova de amor, ter batizado álbum lançado por Zeca Pagodinho em 2008. Após lançar mais dois álbuns autorais, Samba de botequim (Paradoxx, 2001) e Preceito (Independente, 2009), o cantor, compositor e cavaquinista reaparece no mercado fonográfico com Tudo que sou, seu quarto álbum e primeiro título do selo Alma Boêmia Discos, aberto por Geraes com o nome do samba de 2010 - assinado com o parceiro Paulinho Rezende - que figura no repertório do CD. Produzido pelo próprio Toninho Geraes, com arranjos do maestro Ivan Paulo, Tudo que sou alinha 14 sambas da autoria do compositor. Além do já mencionado Alma boêmia, outro destaque é Se a fila andar (Toninho Geraes e Paulinho Rezende), samba que já é sucesso nas rodas e que faz parte do repertório do CD ao vivo e DVD lançados por Beth Carvalho neste mês de novembro de 2014, pela gravadora Som Livre, com o registro de show feito pela cantora no Parque Madureira. Em Tudo que sou, Toninho Geraes dá sua voz de compositor a parcerias com o xará Toninho Nascimento. A dupla assina no disco sambas como Caminhos, Fogão de lenha (partido alto interpretado com Tantinho da Mangueira), Giramundo (samba gravado com a voz da cantora Joyce Cândido), Herdeiro de Jubiabá, O que é meu (samba de tom afro gravado por Geraes com o amigo conterrâneo Mauricio Tizumba), Rainha ginga e o samba-título Tudo que sou (gravado no disco com a participação do cantor carioca Marcos Sacramento). Em parceria com o compositor Roque Ferreira, com o qual Geraes entra na roda baiana, o artista assina Obaxirê e No balaio da quitanda. No CD Tudo que sou, Geraes também põe na sua roda o cantor Marquinhos China, convidado do partido Cada cabeça seu guia, feito por Toninho Geraes com Carlos Caetano.

Luiz Leite disse...

Mauro, já foi lançado o DVD da Beth??

Mauro Ferreira disse...

Luiz, o DVD está sendo lançado este mês. O CD já pode ser ouvido em plataformas digitais de streaming. Abs, MauroF

Marcelo Barbosa disse...

Mais um cd que não deve ter distribuição, infelizmente!!!
Depois de O baú de Dona Ivone, bodas de coral, Monarco e tantos outros, agora esse do Toninho.
Abs e ansioso pelo disco da Rainha Beth!!