Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 18 de novembro de 2014

Álbum ao vivo com sessões do Spotify confirma o momento feliz do Jota

Resenha de álbum digital
Título: Spotify sessions Jota Quest
Artista: Jota Quest
Gravadora: Edição digital do Spotify
Cotação: * * * * 1/2

 Em novembro do ano passado, o grupo Jota Quest lançou seu melhor disco, Funky funky boom boom (Sony Music, 2013), álbum festeiro e feliz que ecoou os grooves da black music com levadas contemporâneas. Decorrido um ano, o quinteto mineiro confirma a felicidade de seu atual momento artístico com a edição digital do álbum Spotify sessions Jota Quest, lançado hoje, 18 de novembro de 2014, em escala mundial. Coube ao Jota Quest lançar o primeiro álbum da série Spotify sessions produzido no Brasil. Disponível para audição no Spotify, o disco enfileira sete músicas gravadas ao vivo no estúdio da banda, em Belo Horizonte (MG), em setembro deste ano de 2014. O repertório é formado por seis músicas do CD Funky funky boom boom e pela regravação de Tempos modernos (Lulu Santos, 1982), feita com pegada roqueira no tom alegre e animado do cancioneiro recente do Jota Quest. É impressionante como o registro ao vivo reproduz o suingue azeitado do disco de estúdio. Músicas como É de coração (Xande de Pilares, Márcio Buzelin, Marco Túlio Lara, Paulinho Fonseca, PJ, Rogério Flausino e Wilson Sideral, 2013) - na qual o vocalista Rogério Flausino cita o Spotify no improviso feito ao fim da gravação - e Waiting for you (Party on) (Jerry Barnes, Quiana Space, Márcio Buzelin, Marco Túlio Lara, Paulinho Fonseca, PJ e Rogério Flausino, 2013) soam com a coesão do disco e ganham a vibração adicional das gravações ao vivo. Canção de bela arquitetura pop, Dentro de um abraço (PJ, Rogério Flausino e Jerry Barnes a partir de texto de Martha Medeiros, 2013) vira uma power balada neste álbum que rebobina a obra-prima Mandou bem (Gigi, Fábio O'Brian, Márcio Buzelin, Marco Túlio Lara, Paulinho Fonseca, PJ, Rogério Flausino, Jerry Barnes e Nile Rodgers, 2013) - tão azeitada que nem se sente a falta da guitarra chic do músico norte-americano Nile Rodgers - e Reggae town (Márcio Buzelin, Marco Túlio Lara, Paulinho Fonseca, PJ e Rogério Flausino, 2013), tema revivido com o rap já originalmente embutido na levada de reggae. Já Um tempo de paz (Rogério Flausino, 2013) abre o álbum Spotify sessions Jota Quest na vibe boa que caracteriza o som atual do quinteto. O grupo mandou muito bem nas sessões do Spotify. Não vê - aliás, ouve - quem não quer.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ Em novembro do ano passado, o grupo Jota Quest lançou seu melhor disco, Funky funky boom boom (Sony Music, 2013), álbum festeiro e feliz que ecoou os grooves da black music com levadas contemporâneas. Decorrido um ano, o quinteto mineiro confirma a felicidade de seu atual momento artístico com a edição digital do álbum Spotify sessions Jota Quest, lançado hoje, 18 de novembro de 2014, em escala mundial. Coube ao Jota Quest lançar o primeiro álbum da série Spotify sessions produzido no Brasil. Disponível para audição no Spotify, o disco enfileira sete músicas gravadas ao vivo no estúdio da banda, em Belo Horizonte (MG), em setembro deste ano de 2014. O repertório é formado por seis músicas do CD Funky funky boom boom e pela regravação de Tempos modernos (Lulu Santos, 1982), feita com pegada roqueira no tom alegre e animado do cancioneiro recente do Jota Quest. É impressionante como o registro ao vivo reproduz o suingue azeitado do disco de estúdio. Músicas como É de coração (Xande de Pilares, Márcio Buzelin, Marco Túlio Lara, Paulinho Fonseca, PJ, Rogério Flausino e Wilson Sideral, 2013) - na qual o vocalista Rogério Flausino cita o Spotify no improviso feito ao fim da gravação - e Waiting for you (Party on) (Jerry Barnes, Quiana Space, Márcio Buzelin, Marco Túlio Lara, Paulinho Fonseca, PJ e Rogério Flausino, 2013) soam com a coesão do disco e ganham a vibração adicional das gravações ao vivo. Canção de bela arquitetura pop, Dentro de um abraço (PJ, Rogério Flausino e Jerry Barnes a partir de texto de Martha Medeiros, 2013) vira uma power balada neste álbum que rebobina a obra-prima Mandou bem (Gigi, Fábio O'Brian, Márcio Buzelin, Marco Túlio Lara, Paulinho Fonseca, PJ, Rogério Flausino, Jerry Barnes e Nile Rodgers, 2013) - tão azeitada que nem se sente a falta da guitarra chic do músico norte-americano Nile Rodgers - e Reggae town (Márcio Buzelin, Marco Túlio Lara, Paulinho Fonseca, PJ e Rogério Flausino, 2013), tema revivido com o rap já originalmente embutido na levada de reggae. Já Um tempo de paz (Rogério Flausino, 2013) abre o álbum Spotify sessions Jota Quest na vibe boa que caracteriza o som atual do quinteto. O grupo mandou muito bem nas sessões do Spotify. Não vê - aliás, ouve - quem não quer.