Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Biglione toca Baden, Donato e Milton em álbum calcado no violão de aço

Sem esquecer de lembrar no CD Violão de aço Brasil sua origem argentina, evocada no toque do tango Por una cabeza (Carlos Gardel e Alfredo Le Pera, 1935), o guitarrista Victor Biglione apresenta um disco com repertório centrado na música brasileira. Como explicita o título, o músico repõe o violão de aço em absoluto primeiro plano - como instrumento solista, e não como mero acompanhamento - no toque de composições assinadas por nomes do primeiro time da MPB. Embora o violão de aço desempenhe papel solista no álbum, Biglione se cercou de virtuoses - como os baixistas Arthur Maia e Jorge Helder, o pianista Marcos Ariel, o percussionista Marcos Suzano (autor da música Flash) e o violoncelista Lui Coimbra, entre outros músicos - para gravar o CD produzido pelo próprio Biglione. Com essa turma, o músico dá sua própria visão de temas como As rosas não falam (Cartola, 1976) e Wave (Tom Jobim, 1967) com a liberdade do improviso. Tostão (Milton Nascimento, 1970) ganha toques andinos e flamencos. Fé cega, faca amolada (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, 1974) é afiada com sequências modais e escalas inusitadas. Amazonas (João Donato, 1967) ganha acento cigano. Com seu violão de aço, Biglione também cai no samba Cai dentro (Baden Powell e Paulo César Pinheiro, 1979). O CD Violão de aço Brasil é independente e já está sendo distribuído no mercado fonográfico brasileiro via Tratore.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ Sem esquecer de lembrar no CD Violão de aço Brasil sua origem argentina, evocada no toque do tango Por una cabeza (Carlos Gardel e Alfredo Le Pera, 1935), o guitarrista Victor Biglione apresenta um disco com repertório centrado na música brasileira. Como explicita o título, o músico repõe o violão de aço em absoluto primeiro plano - como instrumento solista, e não como mero acompanhamento - no toque de composições assinadas por nomes do primeiro time da MPB. Embora o violão de aço desempenhe papel solista no álbum, Biglione se cercou de virtuoses - como os baixistas Arthur Maia e Jorge Helder, o pianista Marcos Ariel, o percussionista Marcos Suzano (autor da música Flash) e o violoncelista Lui Coimbra, entre outros músicos - para gravar o CD produzido pelo próprio Biglione. Com essa turma, o músico dá sua própria visão de temas como As rosas não falam (Cartola, 1976) e Wave (Tom Jobim, 1967) com a liberdade do improviso. Tostão (Milton Nascimento, 1970) ganha toques andinos e flamencos. Fé cega, faca amolada (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos, 1974) é afiada com sequências modais e escalas inusitadas. Amazonas (João Donato, 1967) ganha acento cigano. Com seu violão de aço, Biglione também cai no samba Cai dentro (Baden Powell e Paulo César Pinheiro, 1979). O CD Violão de aço Brasil é independente e já está sendo distribuído no mercado fonográfico brasileiro via Tratore.