Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 15 de novembro de 2014

Álbuns gravados por Freire na Columbia entre 1967 e 1970 são reeditados

Os 70 anos de Nelson Freire, completados em outubro deste ano de 2014, motivaram a indústria fonográfica a relançar gravações feitas pelo pianista mineiro nos anos 1960, no começo da carreira que consagraria Freire em âmbito mundial como um dos maiores músicos brasileiros no universo da música clássica. Se a gravadora Decca compilou registros de concertos gravados na Europa por emissoras de rádio no CD duplo Radio days - The concerto broadcasts 1968-1979, recém-lançado no Brasil pela Universal Music, a Sony Music põe no mercado nacional a caixa The complete Columbia album collection, produzida por Robert Russ com libreto que, além das fichas técnicas dos discos e de fotos do músico, inclui texto assinado por Jed Distler sobre essa fase inicial da discografia do pianista. Com sete CDs, a caixa embala reedições de seis álbuns de Freire (um deles é duplo, tendo sido gravado em Munique, na Alemanha, em maio de 1968 e lançado em 2 de janeiro de 1969). Cinco foram gravados entre 1967 e 1970 e lançados entre 1969 e 1972. A exceção é Nelson Freire plays Chopin, álbum solo gravado pelo pianista em dezembro de 1982, na Alemanha, e lançado em 1983 pelo selo Sony Classical, mas até então inédito no mercado internacional de música erudita. Masterizadas a partir das fitas analógicas originais, as reedições reproduzem as capas dos álbuns originais, (re)apresentadas no formato de miniaturas de capas de LPs. Dentre os seis álbuns, três ganham na caixa sua primeira edição em CD. Há títulos gravados com orquestra, mas a maioria apresenta Nelson Freire a sós com seu piano preciso - a exemplo do álbum Chopin: The 24 preludes, lançado originalmente em maio de 1971.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Os 70 anos de Nelson Freire, completados em outubro deste ano de 2014, motivaram a indústria fonográfica a relançar gravações feitas pelo pianista mineiro nos anos 1960, no começo da carreira que consagraria Freire em âmbito mundial como um dos maiores músicos brasileiros no universo da música clássica. Se a gravadora Decca compilou registros de concertos gravados na Europa por emissoras de rádio no CD duplo Radio days - The concerto broadcasts 1968-1979, recém-lançado no Brasil pela Universal Music, a Sony Music põe no mercado nacional a caixa The complete Columbia album collection, produzida por Robert Russ com libreto que, além das fichas técnicas dos discos e de fotos do músico, inclui texto assinado por Jed Distler sobre essa fase inicial da discografia do pianista. Com sete CDs, a caixa embala reedições de seis álbuns de Freire (um deles é duplo, tendo sido gravado em Munique, na Alemanha, em maio de 1968 e lançado em 2 de janeiro de 1969). Cinco foram gravados entre 1967 e 1970 e lançados entre 1969 e 1972. A exceção é Nelson Freire plays Chopin, álbum solo gravado pelo pianista em dezembro de 1982, na Alemanha, e lançado em 1983 pelo selo Sony Classical, mas até então inédito no mercado internacional de música erudita. Masterizadas a partir das fitas analógicas originais, as reedições reproduzem as capas dos álbuns originais, (re)apresentadas no formato de miniaturas de capas de LPs. Dentre os seis álbuns, três ganham na caixa sua primeira edição em CD. Há títulos gravados com orquestra, mas a maioria apresenta Nelson Freire a sós com seu piano preciso - a exemplo do álbum Chopin: The 24 preludes, lançado originalmente em maio de 1971.

Luca disse...

Mauro você não vai falar da caixa do Djavan?

Mauro Ferreira disse...

Sim, Luca, a resenha da caixa do Djavan vai ser posta até o fim da próxima semana. Abs, MauroF