Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Banda de Goiânia, Carne Doce sampleia Tom Zé em álbum de 'indie' rock

Já disponível para download gratuito e legalizado, o primeiro álbum da Carne Doce - banda indie de Goiânia (GO) - mostra que nem todo som é sertanejo na capital de Goiás. Produzido por João Victor Santana, guitarrista e tecladista do quinteto, o álbum Carne Doce alinha dez músicas de autoria da vocalista Salma com o guitarrista Macloys, sendo que uma delas, Benzin, traz também as assinaturas de Benke Ferraz e Fernando Almeida. O grupo transita pelo indie rock, com sutis toques de regionalismo nos arranjos de músicas como IdeiaAmigo dos bichos - faixa previamente apresentada pela banda por ocasião do Dia das Crianças - e, sobretudo, Fruta elétrica, tema que incorpora elementos de baião com direito a sample retirado de Jogos de armar (Trama, 2000), álbum do cantor e compositor baiano Tom Zé. Contudo, músicas como Sertão urbanoPassivo, Preto negro e Fetiche mostram que a voz de Salma é o traço mais marcante do som da Carne Doce, banda que já havia lançado um EP, Dos namorados (Independente, 2013), no ano passado.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ Já disponível para download gratuito e legalizado, o primeiro álbum da Carne Doce - banda indie de Goiânia (GO) - mostra que nem todo som é sertanejo na capital de Goiás. Produzido por João Victor Santana, guitarrista e tecladista do quinteto, o álbum Carne Doce alinha dez músicas de autoria da vocalista Salma com o guitarrista Macloys, sendo que uma delas, Benzin, traz também as assinaturas de Benke Ferraz e Fernando Almeida. O grupo transita pelo indie rock, com sutis toques de regionalismo nos arranjos de músicas como Ideia, Amigo dos bichos - faixa previamente apresentada pela banda por ocasião do Dia das Crianças - e, sobretudo, Fruta elétrica, tema que incorpora elementos de baião com direito a sample retirado de Jogos de armar (Trama, 2000), álbum do cantor e compositor baiano Tom Zé. Contudo, músicas como Sertão urbano, Passivo, Preto negro e Fetiche mostram que a voz de Salma é o traço mais marcante do som da Carne Doce, banda que já havia lançado um EP, Dos namorados (Independente, 2013), no ano passado.