Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Sobre batida hipnótica, Racionais rimam sobre anos 80 em 'single' quente

Resenha de single
Título: Quanto vale o show
Artista: Racionais MC's
Gravadora: Edição independente do artista
Cotação: * * * *


"Só eu sei os desertos que eu cruzei até aqui", ressalta Mano Brown no início de Quanto vale o show, primeiro single do álbum que o grupo paulistano de rap vai lançar ainda neste ano de 2014. Por ora disponível somente para compra na loja Google Play, em ação que contraria a tendência do mercado fonográfico de oferecer singles promocionais para download gratuito, o single sampleia a voz do apresentador carioca de TV Silvio Santos em trecho no qual Silvio pergunta "quanto vale o show?" - título de quadro bem antigo de seu programa do SBT - à plateia de seu auditório. Em sedutores dois minutos e 52 segundos, Mano Brown rima sobre a adolescência vivida nos anos 1980 no periférico bairro do Capão Redondo, em São Paulo (SP). Aos primeiros segundos da gravação produzida por Mano Brown com o DJ Cia (do grupo RZO), o som de uma percussão insinua um samba. Mas logo Quanto vale um show vira um rap embasado pelo toque cortante e suingante de uma guitarra. É sobre essa batida hipnótica que Brown cita ícones do universo pop no período 1983 / 1987 - Djavan, a música Billie Jean, Sandra de Sá, Yves Saint Laurent (1936 - 2008), Bezerra da Silva (1927 - 2005) - enquanto relata sua rotina naqueles anos e lembra que a chapa já estava quente na época, levando muitos manos para o caminho da marginalidade em Brasil que vivia em colapso econômico. Mesmo sem impactar, Quanto vale o show mostra que o rap dos Racionais MC's ainda tem (muito) o que dizer, mantendo alta a expectativa para o primeiro álbum de inéditas do quarteto desde Nada como um dia após o outro dia (Independente, 2002).

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ "Só eu sei os desertos que eu cruzei até aqui", ressalta Mano Brown no início de Quanto vale o show, primeiro single do álbum que o grupo paulistano de rap vai lançar ainda neste ano de 2014. Por ora disponível somente para compra na loja Google Play, em ação que contraria a tendência do mercado fonográfico de oferecer singles promocionais para download gratuito, o single sampleia a voz do apresentador carioca de TV Silvio Santos em trecho no qual Silvio pergunta "quanto vale o show?" - título de quadro bem antigo de seu programa do SBT - à plateia de seu auditório. Em sedutores dois minutos e 52 segundos, Mano Brown rima sobre a adolescência vivida nos anos 1980 no periférico bairro do Capão Redondo, em São Paulo (SP). Aos primeiros segundos da gravação produzida por Mano Brown com o DJ Cia (do grupo RZO), o som de uma percussão insinua um samba. Mas logo Quanto vale um show vira um rap embasado pelo toque cortante e suingante de uma guitarra. É sobre essa batida hipnótica que Brown cita ícones do universo pop no período 1983 / 1987 - Djavan, a música Billie Jean, Sandra de Sá, Yves Saint Laurent (1936 - 2008), Bezerra da Silva (1927 - 2005) - enquanto relata sua rotina naqueles anos e lembra que a chapa já estava quente na época, levando muitos manos para o caminho da marginalidade em Brasil que vivia em colapso econômico. Mesmo sem impactar, Quanto vale o show mostra que o rap dos Racionais MC's ainda tem (muito) o que dizer, mantendo alta a expectativa para o primeiro álbum de inéditas do quarteto desde Nada como um dia após o outro dia (Independente, 2002).

BIGODE disse...

Isso é Rap de verdade, e do bom...o resto é invencionice

frederico alves disse...

Chatos pra cacete