Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 23 de novembro de 2014

Criolo comanda a massa ao pregar seu rap em cena com fervor de pastor

Resenha de show
Título: Convoque seu Buda
Artista: Criolo (em foto de Ramon Moreira)
Local: Fundição Progresso (Rio de Janeiro, RJ)
Data: 22 de outubro de 2014
Cotação: * * * * 1/2

 No show Convoque seu Buda, baseado em seu homônimo terceiro álbum, Criolo usa o discurso de seu rap para fazer pregação contra injustiças sociais. Mas o rapper paulistano prega sua ideologia distante da serenidade de um Buda. Em cena, Criolo comanda a massa com o fervor de um pastor, como um messias que apresenta suas boas novas diante de uma plateia de convertidos. Na estreia carioca do show, iniciado no palco da Fundição Progresso já nas primeiras horas do sábado 22 de outubro de 2014, tal fervor foi o fermento que fez crescer o entusiasmo da massa ao longo dos 19 números da apresentação - já contabilizadas nesses 19 números as quatro músicas do primeiro e do segundo bis. O clima no Brasil tem estado tenso e raps como Convoque seu Buda (Criolo e Daniel Ganjaman, 2014) e Esquiva da esgrima (Criolo, Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral, 2014) - alocados na abertura do show, tal como no início do recém-lançado álbum Convoque seu Buda (Oloko Records, 2014) - captam a fervura da chapa. Elétrico, Criolo pula no palco da Fundição Progresso, saúda seu público (é saudado o tempo todo por esse público) e interage com a big-band que toca afrobeats, cai na cadência bonita do samba - de forma até tradicional em Fermento pra massa (Criolo, 2014) - e se banha na praia do reggae, injetando pressão no rap miscigenado de Criolo. Os arranjos do show seguem a trilha exuberante das orquestrações do disco, roçando o requinte dos arranjos do álbum com sutis diferenças. De tom mais  nordestino no registro de estúdio, Pegue pra ela (Criolo, 2014) ganha pegada roqueira no show. Em Cartão de visita (Criolo, Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral, 2014), Tulipa Ruiz entra em cena, ao vivo e em cores, cheia de charme e voz para cantar e coreografar com Criolo e com Cassiano Sena - o caloroso DJ DanDan, partner de Criolo no show - tons e movimentos que remetem ao universo dos bailes de black music. A ordem parece ser dançar para não dançar no sistema opressor de um país que divide seu povo em classes e cotas. No meio da pregação, Criolo abre espaço para o discurso igualmente politizado de Neto, rapper do duo Síntese, convidado de Plano de voo (Criolo, Síntese, Daniel Ganjaman, Guilherme Held e Marcelo Cabral, 2014) e solista de Não mais problemas (Síntese, 2013), rap que Síntese já vem cantando com Criolo em seus shows. Sem perder o pique, Criolo entrelaça nove das dez músicas do álbum Convoque seu Buda - quase todas cantadas em coro pela plateia, o que comprova a eficácia do oferecimento do álbum para download gratuito - com sete composições do consagrador álbum anterior, Nó na orelha (Independente, 2014). No primeiro bis, o roteiro ainda abarcou um rap, Tô pra vê (Criolo, 2006), do primeiro álbum do artista, Ainda há tempo (Independente, 2006). No todo, o show Convoque seu Buda reitera o carisma e o poder agregador do pastor Kleber Cavalcante Gomes, o popular Criolo, um novo messias do hip hop brasileiro, cheio de boas novas para cantar.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ No show Convoque seu Buda, baseado em seu homônimo terceiro álbum, Criolo usa o discurso de seu rap para fazer pregação contra injustiças sociais. Mas o rapper paulistano prega sua ideologia distante da serenidade de um Buda. Em cena, Criolo comanda a massa com o fervor de um pastor, como um messias que apresenta suas boas novas diante de uma plateia de convertidos. Na estreia carioca do show, iniciado no palco da Fundição Progresso já nas primeiras horas do sábado 22 de outubro de 2014, tal fervor foi o fermento que fez crescer o entusiasmo da massa ao longo dos 19 números da apresentação - já contabilizadas nesses 19 números as quatro músicas do primeiro e do segundo bis. O clima no Brasil tem estado tenso e raps como Convoque seu Buda (Criolo e Daniel Ganjaman, 2014) e Esquiva da esgrima (Criolo, Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral, 2014) - alocados na abertura do show, tal como no início do recém-lançado álbum Convoque seu Buda (Oloko Records, 2014) - captam a fervura da chapa. Elétrico, Criolo pula no palco da Fundição Progresso, saúda seu público (é saudado o tempo todo por esse público) e interage com a big-band que toca afrobeats, cai na cadência bonita do samba - de forma até tradicional em Fermento pra massa (Criolo, 2014) - e se banha na praia do reggae, injetando pressão no rap miscigenado de Criolo. Os arranjos do show seguem a trilha exuberante das orquestrações do disco, roçando o requinte dos arranjos do álbum com sutis diferenças. De tom mais nordestino no registro de estúdio, Pegue pra ela (Criolo, 2014) ganha pegada roqueira no show. Em Cartão de visita (Criolo, Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral, 2014), Tulipa Ruiz entra em cena, ao vivo e em cores, cheia de charme e voz para cantar e coreografar com Criolo e com Cassiano Sena - o caloroso DJ DanDan, partner de Criolo no show - tons e movimentos que remetem ao universo dos bailes de black music. A ordem parece ser dançar para não dançar no sistema opressor de um país que divide seu povo em classes e cotas. No meio da pregação, Criolo abre espaço para o discurso igualmente politizado de Neto, rapper do duo Síntese, convidado de Plano de voo (Criolo, Síntese, Daniel Ganjaman, Guilherme Held e Marcelo Cabral, 2014) e solista de Não mais problemas (Síntese, 2013), rap que Síntese já vem cantando com Criolo em seus shows. Sem perder o pique, Criolo entrelaça nove das dez músicas do álbum Convoque seu Buda - quase todas cantadas em coro pela plateia, o que comprova a eficácia do oferecimento do álbum para download gratuito - com sete composições do consagrador álbum anterior, Nó na orelha (Independente, 2014). No primeiro bis, o roteiro ainda abarcou um rap, Tô pra vê (Criolo, 2006), do primeiro álbum do artista, Ainda há tempo (Independente, 2006). No todo, o show Convoque seu Buda reitera o carisma e o poder agregador do pastor Kleber Cavalcante Gomes, o popular Criolo, um novo messias do hip hop brasileiro, cheio de boas novas para cantar.