Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 30 de novembro de 2014

Alice dá motivo para Sullivan fazer pulsar sua veia soul em show no Rio

A IMAGEM DO SOM - Através da expressão e do olhar de Alice Caymmi, a foto de Rodrigo Goffredo capta o encantamento da cantora carioca por estar dividindo o palco do teatro do Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ), com Michael Sullivan na última das duas apresentações de seu show Rainha dos raios programadas dentro da quarta edição do festival Sonoridades. De fato, um dos pontos mais altos da apresentação de 29 de novembro de 2014 foi o encontro de Alice com Sullivan, cantor e compositor de origem pernambucana que se tornou um dos maiores hitmakers da música brasileira a partir de 1983, ano em que o cantor carioca Tim Maia (1942 - 1998) deu seu vozeirão grave a Me dê motivo, primeiro sucesso da parceria de Sullivan com Paulo Massadas. A propósito, Me dê motivo foi o primeiro dos dois números feitos por Alice em dueto com Sullivan, que tocou seu violão eletroacústico e fez pulsar sua veia soul ao cantar a balada, um clássico do cancioneiro nacional da dor-de-corno. Na sequência, Alice e Sullivan cantaram sua primeira parceria, Meu recado, a "prima de Me dê motivo" na definição espirituosa de Sullivan. Balada de vocação radiofônica com algo de soul, Meu recado é uma das nove músicas alinhadas por Alice em seu aclamado segundo álbum, Rainha dos raios (Joia Moderna, 2014) que está ganhando edição física em CD via Tratore. "Mais do que Caymmi, ela é Alice", saudou Sullivan na troca de confetes com sua mais nova parceira. De fato, as ousadias estilísticas do álbum Rainha dos raios e as alterações no repertório original do show homônimo -  cujo roteiro foi aditivado com o acréscimo de músicas como I feel love (Donna Summer, Giorgio Moroder e Pete Bellotte, 1977), Paint it black (Mick Jagger e Keith Richards, 1966) e Bang bang (My baby shot me down) (Sonny Bonno, 1966), sucessos de Donna Summer (1948 - 2012), do grupo Rolling Stones e de Cher, respectivamente - sinalizam que Alice se distancia cada vez mais da praia da família Caymmi, pavimentando caminho próprio com personalidade forte a ponto de encerrar o show com He-man, título infantil do cancioneiro de Michael Sullivan e Paulo Massadas que fez sucesso em 1986 na gravação do Trem da Alegria, grupo criado por Sullivan em 1984. Da dupla de hitmakers, o roteiro do show Rainha dos raios abarca também o funk pop radiofônico Joga fora (Michael Sullivan e Paulo Massadas, 1986), grande sucesso de Sandra de Sá ambientado por Alice em clima de boate.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ A IMAGEM DO SOM - Através da expressão e do olhar de Alice Caymmi, a foto de Rodrigo Goffredo capta o encantamento da cantora carioca por estar dividindo o palco do teatro do Oi Futuro Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ), com Michael Sullivan na última das duas apresentações de seu show Rainha dos raios programadas dentro da quarta edição do festival Sonoridades. De fato, um dos pontos mais altos da apresentação de 29 de novembro de 2014 foi o encontro de Alice com Sullivan, cantor e compositor de origem pernambucana que se tornou um dos maiores hitmakers da música brasileira a partir de 1983, ano em que o cantor carioca Tim Maia (1942 - 1998) deu seu vozeirão grave a Me dê motivo, primeiro sucesso da parceria de Sullivan com Paulo Massadas. A propósito, Me dê motivo foi o primeiro dos dois números feitos por Alice em dueto com Sullivan, que tocou seu violão eletroacústico e fez pulsar sua veia soul ao cantar a balada, um clássico do cancioneiro nacional da dor-de-corno. Na sequência, Alice e Sullivan cantaram sua primeira parceria, Meu recado, a "prima de Me dê motivo" na definição espirituosa de Sullivan. Balada de vocação radiofônica com algo de soul, Meu recado é uma das nove músicas alinhadas por Alice em seu aclamado segundo álbum, Rainha dos raios (Joia Moderna, 2014) que está ganhando edição física em CD via Tratore. "Mais do que Caymmi, ela é Alice", saudou Sullivan na troca de confetes com sua mais nova parceira. De fato, as ousadias estilísticas do álbum Rainha dos raios e as alterações no repertório original do show homônimo - cujo roteiro foi aditivado com o acréscimo de músicas como I feel love (Donna Summer, Giorgio Moroder e Pete Bellotte, 1977), Paint it black (Mick Jagger e Keith Richards, 1966) e Bang bang (My baby shot me down) (Sonny Bonno, 1966), sucessos de Donna Summer (1948 - 2012), Rolling Stones e Cher, respectivamente - sinalizam que Alice se distancia cada vez mais da praia da família Caymmi, pavimentando caminho próprio com personalidade forte a ponto de encerrar o show com He-man, título infantil do cancioneiro de Michael Sullivan e Paulo Massadas que fez sucesso em 1986 na gravação do Trem da Alegria, grupo criado por Sullivan em 1984. Da dupla de hitmakers, o roteiro do show Rainha dos raios abarca também o funk pop radiofônico Joga fora (Michael Sullivan e Paulo Massadas, 1986), grande sucesso de Sandra de Sá ambientado por Alice em clima de boate.

CelloPiazza disse...

Grande voz e personalidade musical própria... Evoé, jovem artista !!