Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 10 de abril de 2015

Vinicius, Marisa e Caetano estão no roteiro gravado por Carminho no Rio

Fado feito pelo poeta e compositor carioca Vinicius de Moraes (1913 - 1980) por ocasião de viagem a Portugal, na segunda metade dos anos 1960, Saudades do Brasil em Portugal (1968) ganhou mais uma vez a voz de Carminho, cantora portuguesa que vem estreitando laços musicais com o Brasil em travessia atlântica que culminou com a decisão de gravar seu primeiro DVD em show na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A gravação ao vivo foi concretizada em show apresentado na noite de ontem, 9 de abril de 2015, na casa Vivo Rio. Transitando com desenvoltura na ponte musical que liga o Brasil a Portugal, Carminho - em foto de Rodrigo Goffredo - incluiu também as músicas que ganhou de Marisa Monte (Chuva no mar, parceria da cantora e compositora carioca com o paulistano Arnaldo Antunes) e de Caetano Veloso (O sol, eu e tu, tema que tem letra do compositor baiano, posta sobre a melodia de Cezar Mendes e Tom Veloso) para seu recente terceiro álbum, Canto (2014), lançado no Brasil neste ano de 2015 via Som Livre. Fado pioneiro por ter letra escrita com o português do Brasil, como ressaltou a cantora em cena, Saudades do Brasil em Portugal, aliás, já havia sido gravado por Carminho em seu segundo álbum, Alma (2012).

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Fado feito pelo poeta e compositor carioca Vinicius de Moraes (1913 - 1980) por ocasião de viagem a Portugal, na segunda metade dos anos 1960, Saudades do Brasil em Portugal (1968) ganhou mais uma vez a voz de Carminho, cantora portuguesa que vem estreitando laços musicais com o Brasil em travessia atlântica que culminou com a decisão de gravar seu primeiro DVD em show na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A gravação ao vivo foi concretizada em show apresentado na noite de ontem, 9 de abril de 2015, na casa Vivo Rio. Transitando com desenvoltura na ponte musical que liga o Brasil a Portugal, Carminho - em foto de Rodrigo Goffredo - incluiu também as músicas que ganhou de Marisa Monte (Chuva no mar, parceria da cantora e compositora carioca com o paulistano Arnaldo Antunes) e de Caetano Veloso (O sol, eu e tu, tema que tem letra do compositor baiano, posta sobre a melodia de Cezar Mendes e Tom Veloso) para seu recente terceiro álbum, Canto (2014), lançado no Brasil neste ano de 2015 via Som Livre. Fado pioneiro por ter letra escrita com o português do Brasil, como ressaltou a cantora em cena, Saudades do Brasil em Portugal, aliás, já havia sido gravado por Carminho em seu segundo álbum, Alma (2012).

lurian disse...

A interpretação de Carminho para esse fado "Saudades do Brasil em Portugal" feito para Amália é absolutamente linda! Assim como a música que recebeu de Caetano Veloso. Taí uma cantora que o Brasil precisa conhecer melhor, assim como deveria conhecer melhor o novo fado português (Ana Moura, Cuca Roseta, Joana Amendoeira, Gisela João, e tantas outras...).

Douglas Carvalho disse...

Sempre falo disso, e sempre que vem nova oportunidade volto a falar: a "nova" geração de portugueses que cantam fado, que vão desde Mísia, Mariza e Dulce Pontes, até jovens como Carminho, tem MUITOS cantores absolutamente extraordinários. O Brasil precisa parar de escutar toda cantorinha pop que os Estados Unidos exportam como água para cá e dar atenção aos nossos irmãos portugueses, pq eles ARRASAM! Cantores de muita voz e muita alma!

Rafael disse...

Também acho Carminho uma das melhores cantoras portuguesas dessa nova geração. Ela canta cada nota com a emoção necessária da música. Sou fã do trabalho dela e devo admitir que a música do Caetano é uma das coisas mais lindas que já ouvi na minha vida.