Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 4 de abril de 2015

Livro 'Palavra cantada' retoma discussão sobre letras e canto de música

Com reunião de ensaios que refletem sobre a combinação da palavra poética com música e com a voz, o livro Palavra cantada - Estudos transdisciplinares retoma a discussão sobre as tênues fronteiras entre música e poesia. Recém-editado pela EdUerj (editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro), o livro - organizado por Claudia Neiva de Matos, Fernanda Teixeira de Medeiros e Leonardo Davino de Oliveira - estende inclusive a discussão para o ato de cantar, tão importante para a propagação mais eficaz da palavra cantada. Um dos textos mais interessantes, aliás, é o ensaio em que Claudia Neiva de Matos argumenta que o cantor carioca Cyro Monteiro (1913 - 1973) teve - ao longo dos anos 1940 - importância fundamental na difusão e renovação do ato de cantar samba. Em evidência sobretudo no período que vai 1938 a 1954, Cyro - argumenta a autora, com toda razão - se tornou por sua manemolência vocal uma espécie de parceiro dos compositores dos sambas que gravou com maestria, tendo contribuído para dar correta e eficaz visibilidade a temas como Falsa baiana (1944) e Escurinho (1954), dois sambas de autoria do compositor mineiro Geraldo Pereira (1918 - 1955). Compositor paulista responsável pela interação entre canto e fala, proposta pelo Grupo Rumo a partir dos anos 1980, em movimento vanguardista que também abarcou a obra do compositor paulista Itamar Assumpção (1949 -2003), Luiz Tatit assina o ensaio intitulado Reciclagem de falas e musicalização. Já José Miguel Wisnik é o autor de texto que aborda as relações da música brasileira com a obra do poeta português Fernando Pessoa (1888 - 1935). Já David Treece disseca e discute as traduções em inglês do cancioneiro de Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994) e Vinicius de Moraes (1913 - 1980), dois compositores brasileiros cuja obra tem alcance universal desde os anos 1960. Ainda que alguns ensaios reverberem certo academicismo na forma dos textos (são 19 ensaios de 20 autores), Palavra cantada é livro muito interessante por abordar antigas questões musicais sob novas perspectivas.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Com reunião de ensaios que refletem sobre a combinação da palavra poética com música e com a voz, o livro Palavra cantada - Estudos transdisciplinares retoma a discussão sobre as tênues fronteiras entre música e poesia. Recém-editado pela EdUerj (editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro), o livro - organizado por Claudia Neiva de Matos, Fernanda Teixeira de Medeiros e Leonardo Davino de Oliveira - estende inclusive a discussão para o ato de cantar, tão importante para a propagação mais eficaz da palavra cantada. Um dos textos mais interessantes, aliás, é o ensaio em que Claudia Neiva de Matos argumenta que o cantor carioca Cyro Monteiro (1913 - 1973) teve - ao longo dos anos 1940 - importância fundamental na difusão e renovação do ato de cantar samba. Em evidência sobretudo no período que vai 1938 a 1954, Cyro - argumenta a autora, com toda razão - se tornou por sua manemolência vocal uma espécie de parceiro dos compositores dos sambas que gravou com maestria, tendo contribuído para dar correta e eficaz visibilidade a temas como Falsa baiana (1944) e Escurinho (1954), dois sambas de autoria do compositor mineiro Geraldo Pereira (1918 - 1955). Compositor paulista responsável pela interação entre canto e fala, proposta pelo Grupo Rumo a partir dos anos 1980, em movimento vanguardista que também abarcou a obra do compositor paulista Itamar Assumpção (1949 -2003), Luiz Tatit assina o ensaio intitulado Reciclagem de falas e musicalização. Já José Miguel Wisnik é o autor de texto que aborda as relações da música brasileira com a obra do poeta português Fernando Pessoa (1888 - 1935). Já David Treece disseca e discute as traduções em inglês do cancioneiro de Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994) e Vinicius de Moraes (1913 - 1980), dois compositores brasileiros cuja obra tem alcance universal desde os anos 1960. Ainda que alguns ensaios reverberem certo academicismo na forma dos textos (são 19 ensaios de 20 autores), Palavra cantada é livro muito interessante por abordar antigas questões musicais sob novas perspectivas.

L disse...

Oi Mauro,
Você não vai escrever sobre o álbum da Ná Ozetti com composições do Zé Miguel Wisnik que ainda não saiu nas lojas mas que está disponível online para download no website do álbum: http://www.naeze.com.br/?