Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 21 de abril de 2015

Timóteo repisa passos de estrada já cinquentenária em gravação ao vivo

Em 1964, já radicado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o cantor mineiro Agnaldo Timóteo debutou no mercado fonográfico com a edição pelo selo Caravelle de disco de 78 rotações por minuto que incluía as músicas Sábado no morro (Mário Russo e Sebastião Gomes) e Cruel solidão (Renato Gaetani). Mas o sucesso popular veio somente a partir de seu primeiro álbum, Surge um astro, lançado em 1965 pela gravadora Odeon. Por isso, embora Timóteo tenha iniciado de fato sua carreira em cidades mineiras entre o fim dos anos 1950 e o início da década de 1960, fecha a conta feita pelo cantor na celebração fonográfica de 50 anos de estrada asfaltada, gravação ao vivo comercializada na Coleção Canal Brasil a partir deste mês de abril de 2015 em edição dupla que junta CD e DVD produzidos por Thiago Marques Luiz. Trata-se de registro de show feito por Timóteo em 11 de abril e 2014 no Teatro São Pedro, em São Paulo (SP), com intervenções de nomes como Alcione - convidada do bolero Alguém me disse (Jair Amorim e Evaldo Gouveia, 1960) e do samba Garoto maroto (Franco e Marcos Paiva, 1986) - e Claudette Soares, que entra em cena em De tanto amor (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1971). Ângela Maria e Cauby Peixoto também participam da gravação ao vivo. A Sapoti - que já gravou disco com Timóteo - reabre Bar da noite (Bidu Reis e Haroldo Barbosa, 1953) em dueto com o anfitrião. Já Cauby divide com o colega as interpretações de Onde ela mora (Getúlio Macedo e Lourival Faissal, 1957), Tarde fria (Poly e Henrique Lobo, 1957) e Nono mandamento (Renné Bittencourt e Raul Sampaio, 1957), músicas que fizeram sucesso na voz do próprio Cauby nos anos 1950. Sozinho, Timóteo repisa passos decisivos na sua estrada fonográfica, como as músicas Meu grito (1967) e Os brutos também amam (1972), dadas a ele por Roberto Carlos e Erasmo Carlos. O show tem 22 músicas.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Em 1964, já radicado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), o cantor mineiro Agnaldo Timóteo debutou no mercado fonográfico com a edição pelo selo Caravelle de disco de 78 rotações por minuto que incluía as músicas Sábado no morro (Mário Russo e Sebastião Gomes) e Cruel solidão (Renato Gaetani). Mas o sucesso popular veio somente a partir de seu primeiro álbum, Surge um astro, lançado em 1965 pela gravadora Odeon. Por isso, embora Timóteo tenha iniciado de fato sua carreira em cidades mineiras entre o fim dos anos 1950 e o início da década de 1960, fecha a conta feita pelo cantor na celebração fonográfica de 50 anos de estrada asfaltada, gravação ao vivo comercializada na Coleção Canal Brasil a partir deste mês de abril de 2015 em edição dupla que junta CD e DVD produzidos por Thiago Marques Luiz. Trata-se de registro de show feito por Timóteo em 11 de abril e 2014 no Teatro São Pedro, em São Paulo (SP), com intervenções de nomes como Alcione - convidada do bolero Alguém me disse (Jair Amorim e Evaldo Gouveia, 1960) e do samba Garoto maroto (Franco e Marcos Paiva, 1986) - e Claudette Soares, que entra em cena em De tanto amor (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1971). Ângela Maria e Cauby Peixoto também participam da gravação ao vivo. A Sapoti - que já gravou disco com Timóteo - reabre Bar da noite (Bidu Reis e Haroldo Barbosa, 1953) em dueto com o anfitrião. Já Cauby divide com o colega as interpretações de Onde ela mora (Getúlio Macedo e Lourival Faissal, 1957), Tarde fria (Poly e Henrique Lobo, 1957) e Nono mandamento (Renné Bittencourt e Raul Sampaio, 1957), músicas que fizeram sucesso na voz do próprio Cauby nos anos 1950. Sozinho, Timóteo repisa passos decisivos na sua estrada fonográfica, como as músicas Meu grito (1967) e Os brutos também amam (1972), dadas a ele por Roberto Carlos e Erasmo Carlos. O show tem 22 músicas.

ADEMAR AMANCIO disse...

Se João Gilberto não tivesse nascido,talvez um cantor como Agnaldo Thimóteo teria mais prestígio.