Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Gravação ao vivo de 'Brasileirinho', o show de Bethânia, ganha edição digital

Um dos títulos fundamentais da discografia de Maria Bethânia, o álbum Brasileirinho (Quitanda / Biscoito Fino, 2003) gerou show antológico da intérprete baiana. Gravado ao vivo, o espetáculo originou o DVD Brasileirinho ao vivo (Quitanda / Biscoito Fino, 2004), lançado no ano seguinte. Só que, ao contrário da maioria dos registros de shows da cantora, Brasileirinho ao vivo foi lançado somente no formato de DVD sem o CD correspondente. Onze anos depois, a gravadora Biscoito Fino lança o áudio do show em formato digital, já à venda no iTunes. Aos colecionadores da discografia de Bethânia, resta torcer para que Brasileirinho ao vivo ganha também uma edição física em CD.

29 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Um dos títulos fundamentais da discografia de Maria Bethânia, o álbum Brasileirinho (Quitanda / Biscoito Fino, 2003) gerou show antológico da intérprete baiana. Gravado ao vivo, o espetáculo originou o DVD Brasileirinho ao vivo (Quitanda / Biscoito Fino, 2004), lançado no ano seguinte. Só que, ao contrário da maioria dos registros de shows da cantora, Brasileirinho ao vivo foi lançado somente no formato de DVD sem o CD correspondente. Onze anos depois, a gravadora Biscoito Fino lança o áudio do show em formato digital, já à venda no iTunes. Aos colecionadores da discografia de Bethânia, resta torcer para que Brasileirinho ao vivo ganha também uma edição física em CD.

Leonardo disse...

Quero em Blue ray

Unknown disse...

Que maravilha! Sempre senti falta do registro do show em áudio. Torcendo pra que saia o físico.

Natálio disse...

Adorei! Tomara que saia em CD também.

Marcelo disse...

Eu prefiro em blu-ray....;)

Unknown disse...

Esse trabalho realmente é encantador e concordo um dos mais importantes da sua discografia... Amo a força de "ponto de macumba" ..meu pai são João batista é xangô...

Roberto de Brito disse...

Ótima notícia!
Tomara que façam o mesmo com "Tempo Tempo Tempo Tempo"!

Rafael disse...

Boa notícia, mas bem que podiam lançar o blu-ray...

Fernando de Sá Leitão disse...

Brasileirinho e especial! Fez história!

DIEGO disse...

O show que fez com o tempo tempo deveria sair em cd aí sim duplo

Unknown disse...

Ótima notícia! Adoraria em bluray tb. Espero, ansiosamente(não aguento mais!) o dvd\bluray de Abraçar e Agradecer. E Bethãnia e as palavras???

DIEGO disse...

Mauro tem mais notícias de outros lançamentos? ????

Gill Sampaio Ominirò disse...

Disco de estúdio excepcional. Show irretocável. Tive o prazer de ver duas vezes. Tenho o áudio do show já ripado do DVD, mas é claro que será fantástico se houver o CD físico. Ave Bethânia.

Wanderson disse...

esse show é melhor pra se ouvir do que ver mesmo. o cenário e o figurino da cantora são bem mais ou menos. em compensação, a música é fantástica.

Gill Sampaio Ominirò disse...

Wanderson, a estética do show Brasileirinho é uma obra de arte, por sinal feita por artistas. Um dos shows mais belos visualmente que Bethânia já fez, repleto de referências da cultura popular muito bem colocados.

Wanderson disse...

Cenário interessante é o do Dentro do mar tem rio, aquele sim um show irretocável. Acho o visual do Brasileirinho uma pobreza. Justamente por ter referências da cultura popular nas canções, o cenário poderia dialogar por meio de releituras, não com pau a pique. Mas "faço de conta que nada disso conta".

Gill Sampaio Ominirò disse...

A visão de "pobreza" do brasileiro é muito pobre. Pau a pique é pobreza? Viva a laje.

Luís Gustavo Carboni disse...

Concordo com o Gill, acho o Brasileirinho fantástico, inclusive cenário e figurino, justamente pela brasilidade presente em tudo - não desmerecendo o DDMTR, que também é lindo.

Gill Sampaio Ominirò disse...

Exatamente Luis. Eu assisti a todos os shows de Bethânia desde o "25 anos" e quem conhece bem Bethânia sabe como ela é exigente e detalhista, são espetáculos de teatro praticamente e alguns bem superiores a grande produções nacionais. Fato é que os shows têm estéticas, propósitos. Falar do caboclo (entidade mesmo), da sereia, dos orixás, enfim, falar da cultura popular miscigenada e sincretizada como Bethânia faz em Brasileirinho de forma irretocável exige cenário, luz e figurinos condizentes. Não são releituras da cultura popular ou da religiosidade múltipla da população brasileira o foco do projeto Brasileirinho e sim a exaltação, o que é bem diferente, mas nem todo mundo entende. Já o Dentro do mar tem rio, segue justamente a ideia diversa, de olhar a cultura popular e a própria música popular sob a lente da "água", isso é uma releitura e daí o cenário e o figurinos serem obras de maior impacto, pois devem ser "novidades visuais". Bethânia é genial.

Wanderson disse...

reler é exaltar. repetir, não.

Unknown disse...

GiLL Sampaio disse TUUUUDO!!!! Ele sabe quem é Bethânia e sua arte xamânica!!

Gill Sampaio Ominirò disse...

Reler é exaltar? Em que dicionário? Encerremos porque a discussão está ficando pobre.

Wanderson disse...

raça chata essa de fãs. acha tudo lindo

Unknown disse...

E sobre o lançamento do novo dvd, Abraçar e agradecer, alguma novidade?

Unknown disse...

E sobre o lançamento do novo dvd, Abraçar e agradecer, alguma novidade?

Gill Sampaio Ominirò disse...

Não é meu caso Wanderson, Tempo, tempo... e Agradecer e abraçar são shows que não gosto muito. O primeiro é ruim esteticamente e o segundo é ruim musicalmente e "performaticamente". rsrsrsr

Marisa disse...

O cd e o show Brasileirinho são obras-primas de Bethânia!
Wanderson, para que tá feio!

Wanderson disse...

hahaha a gente pode falar mal de obras-primas, Marisa, e não sacralizá-las. mas vou parar. Gil, já eu gosto do Agradecer e abraçar, pq acho o repertório de Bethânia conservador (não sendo pejorativo, gosto muito dele), e aquelas projeções modernosas servem como um contraponto. mas, enfim, se ela cantasse com o cenário de Romero Britto eu ouviria rsrs

Eduardo Cáffaro disse...

o que me interessa aqui é Vai sair em CD fisico mesmo ? kkkkk eu queroooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo !