Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Paulo Costta reúne a família Velloso, em disco, em torno da poesia de Mabel

Irmã de Caetano Veloso e Maria Bethânia, Mabel Velloso é professora, escritora, poeta e cordelista nascida - como seus irmãos famosos - do ventre de Claudionor Viana Teles Velloso (1907 - 2012), a Dona Canô, e criada em Santo Amaro da Purificação, cidade do interior da Bahia, terra do samba do Recôncavo. Lançado com distribuição da gravadora Sony Music neste ano de 2015, o álbum Meu Recôncavo - Samba & poesia - Paulo Costa canta Mabel Velloso reúne membros do clã dos Velloso em torno da poesia de Mabel. O disco de Paulo Costta - compositor, arranjador e produtor musical baiano que se radicou na França, país onde vive de reavivar a Bossa Nova - nasceu de encontro do artista com Mabel no aniversário de 102 anos de Dona Canô, em 2009. Na ocasião, Mabel entregou a Costta centenas de poemas que escrevera ao longo da vida. Destes poemas, 14 foram musicados por Costta e estão no disco feito em família. Outros dois, Voando para sonhar e Amargura, não ganharam melodias, mas também entraram no álbum, recitados por Maria Bethânia na abertura e no encerramento do disco produzido por Moreno Veloso sob a direção artística do próprio Paulo Costta, criador dos arranjos executados por músicos da contemporânea cena musical carioca como o baterista Domenico Lancellotti, o baixista Bruno Di Lullo, o pianista Ricardo Dias Gomes e o flautista Felipe Pinaud. Caetano Veloso divide a interpretação do samba de roda Se eu tivesse uma casa com Paulo Costta. Filha de Mabel, a cantora Belô Velloso é a convidada do samba-título Meu Recôncavo. Já o violoncelista Jaques Morelenbaum toca na marcha Pra te agradar e em Estações da vida, canção bossa-novista gravada com a adesão de J. Velloso. Além de produzir o disco, Moreno Veloso toca ukelele e chocalho no samba Anoitecendo. O samba do Recôncavo Baiano é o gênero musical predominante no disco, mas Costta também põe na roda baião (Cigarra), ijexá (A lua), maxixe (Coração safado) e até uma toada que cai na cadência de xote (Canto  da  terra).

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

Siga Notas Musicais no Twitter (BNotasMusicais) e acompanhe as atualizações diárias do blog.

p.costa01@gmail.com disse...

Fico muito emocionada em ler a respeito desse belo CD que foi idealizado para colaborar com a Educacao Musical nas Escolas do Brasil, dai a diversidade de ritmos....muito bom saber que na historia da MPB eh a primeira vez que duas geracoes atuantes de artistas da famiia Velloso se reune, deixando um legado desse belo e inedito encontro.Outro fato emocionante para mim nesse projeto que se tornou um CD, eh que Paulo Costta foi aluno primario de Mabel Velloso mas foi com Abujamra que Paulo teve o primeiro contato depois de decadas que nao encontrava Mabel, o ultimo encontro foi em Salvador a mais de vinte anos quando Mabel gravou no estudio do Paulo em Salvador um projeto para St Antonio.A musica, a poesia, e as emocoes vividas a beira do Subae e que tomaram forma as margens do Sena, foram aliadas para esse projeto se tornar realidade, que quase como um longa, levou seis anos para ser finalizado.Moreno Veloso eh a alma desse projeto...dois anos gravando no Rio com grandes musicos, alem de produzir, cantar e ele tocou e nos fez viver momentos unicos.