Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 3 de abril de 2016

Ao cantar Rita Lee em 'Soledade', Pethit infla o tom político do show de Cida

SÃO PAULO (SP) - Desbocada marcha composta por Arnaldo Baptista com Élcio Decário para festival de 1971, mas censurada e gravada com versos (um pouco) menos corrosivos no segundo álbum solo de Rita Lee, Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida (Polydor, 1972), Beija-me, amor ampliou o tom e o sentido político de Soledade, show de Cida Moreira, na apresentação que embeveceu o público que compareceu ao teatro do Sesc Santana, na cidade de São Paulo (SP), na noite de ontem, 2 de abril de 2016. Beija-me, amor foi o segundo dos dois números feitos por Cida com a adesão do cantor e compositor paulistano Thiago Pethit, convidado da apresentação de 2 de abril. Após os decididos versos "Não leremos jornais / Que noticiem crimes", Pethit cantou "Não participaremos desse golpe, viu?" em vez do verso original "Não participaremos dessas mortes vis", em analogia do atual momento político do Brasil com o estado ditatorial vivido pelo país no início da década de 1970. O caco político posto por Pethit - que entrara em cena para cantar a balada Forasteiro (Thiago Pethit e Hélio Flanders, 2010) - motivou a plateia a esboçar breve reação de euforia. Anunciado por Cida como "pop rock star", Pethit - visto com a cantora na foto de Mauro Ferreira - retribuiu o elogio em cena. "É uma grande honra, uma emoção ninahagen participar do show", brincou, dando outro sentido ao nome da cantora alemã Nina Hagen. Baseado no décimo álbum da cantora paulistana, Soledade (Joia Moderna, 2015), o show de Cida Moreira é feito com músicos da banda que toca no CD gravado sob a direção musical do violonista Omar Campos. Hélio Flanders é o convidado da apresentação de  Soledade  programada para as 18h de hoje, 3 de abril.

7 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ SÃO PAULO (SP) - Desbocada marcha composta por Arnaldo Baptista com Élcio Decário para festival de 1971, mas censurada e gravada com versos (um pouco) menos corrosivos no segundo álbum solo de Rita Lee, Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida (Polydor, 1972), Beija-me amor ampliou o tom e o sentido político de Soledade, show de Cida Moreira, na apresentação que embeveceu o público que compareceu ao teatro do Sesc Santana, na cidade de São Paulo (SP), na noite de ontem, 2 de abril de 2016. Beija-me amor foi o segundo dos dois números feitos por Cida com a adesão do cantor e compositor paulistano Thiago Pethit, convidado da apresentação de 2 de abril. Após os decididos versos "Não leremos jornais / Que noticiem crimes", Pethit cantou "Não participaremos desse golpe, viu?" em vez do verso original "Não participaremos dessas mortes vis", em analogia do atual momento político do Brasil com o estado ditatorial vivido pelo país no início da década de 1970. O caco político posto por Pethit - que entrara em cena para cantar a balada Forasteiro (Thiago Pethit e Hélio Flanders, 2010) - motivou a plateia a esboçar breve reação de euforia. Anunciado por Cida como "pop rock star", Pethit - visto com a cantora na foto de Mauro Ferreira - retribuiu o elogio em cena. "É uma grande honra, uma emoção ninahagen participar do show", brincou, dando outro sentido ao nome da cantora alemã Nina Hagen. Baseado no décimo álbum da cantora paulistana, Soledade (Joia Moderna, 2015), o show de Cida Moreira é feito com músicos da banda que toca no CD gravado sob a direção musical do violonista Omar Campos. Hélio Flanders é o convidado da apresentação de Soledade programada para as 18h de hoje, 3 de abril.

Douglas Carvalho disse...

Adoraria entender o que é que Cida Moreira vê nesse rapaz....

Mauro Ferreira disse...

Douglas, Cida certamente vê o que eu também vejo no Pethit: talento, personalidade, atitude. Artigos nem sempre fáceis de se encontrar em um único artista. abs, MauroF

Douglas Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabio disse...

Pethit pode ter talento, personalidade e atitude, porém ficará restrito a shows em Sescs, centros culturais e Casa de Francisca, assim como Cida. "Não participaremos desse golpe, viu?"....blábláblá.

Douglas Carvalho disse...

Não coloco NUNCA Pethit no mesmo caso de Cida Moreira. Conheci Cida tocando em rádio em Salvador. Conheci Beatriz e A Voz do Dono e O Dono da Voz nas interpretações dela, muito antes das gravações mais famosas dessas músicas, isso em Salvador, que não é uma cidade em que artistas "indie" são tão badalados. NO entanto, sim, Cida tocava em algumas rádios mais segmentadas e sempre foi uma voz familiar para mim.

Já Thiago Petit (e isso nem é culpa dele) não consegue furar esse bloqueio do mundo alternativo de São Paulo e dos elogios da crítica como, por exemplo, Filipe Catto (que já ouvi em rádio na mesma Salvador.....) consegue.

ADEMAR AMANCIO disse...

O Thiago não sei das quantas teve mais sorte que o Claudio não sei das contas.