Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 23 de abril de 2016

Músicas de Guinga e Hermeto jorram em 'Nascente', CD de Grossi com Félix

Em 2001, quando estavam em turnê por Cuba, o gaitista brasiliense Gabriel Grossi e o violonista mineiro Félix Júnior - virtuoses da harmônica e do violão de sete cordas - compuseram Nossa valsa, primeira parceria dos músicos em jornada de convivência harmoniosa que, 15 anos depois, gera o disco Nascente - A música de Hermeto & Guinga. Álbum editado pela gravadora Biscoito Fino neste mês de abril de 2016, em edição física em CD e em edição digital já disponível nas lojas e plataformas virtuais, Nascente jorra registros de oitos músicas selecionadas entre os repertórios autorais dos compositores Guinga e Hermeto Pascoal. Do carioca Guinga, mestre também no toque do violão, as escolhidas foram Baião de Lacan (Guinga e Aldir Blanca, 1993), Di menor (Guinga e Celso Viáfora, 1997), Exasperada (Guinga e Aldir Blanc, 1996) e Senhorinha (Guinga e Paulo César Pinheiro, 1986). Do alagoano Hermeto, alquimista de mil e um instrumentos, Rossi e Félix fazem brotar novamente em Nascente - em abordagens tão pessoais quanto reverentes à musicalidade elétrica do Bruxo - Fátima (Hermeto Pascoal, 1979), O farol que nos guia (Hermeto Pascoal, 1992), Suíte Norte, Sul, Leste, Oeste (Hermeto Pascoal, 1979) e Balaio (Hermeto Pascoal, 1988), música creditada como Macia na maioria dos registros fonográficos. Nascente apresenta duas composições inéditas feitas por Grossi com Félix para celebrar os compositores homenageados no disco. Domingo Pascoal louva Hermeto. Já Selva de pedra reverencia a obra de Guinga. Entre o lirismo e a efervescência rítmica, Gabriel Grossi e Félix Junior honram os mestres no CD Nascente.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Em 2001, quando estavam em turnê por Cuba, o gaitista brasiliense Gabriel Grossi e o violonista mineiro Félix Júnior - virtuoses da harmônica e do violão de sete cordas - compuseram Nossa valsa, primeira parceria dos músicos em jornada de convivência harmoniosa que, 15 anos depois, gera o disco Nascente - A música de Hermeto & Guinga. Álbum editado pela gravadora Biscoito Fino neste mês de abril de 2016, em edição física em CD e em edição digital já disponível nas lojas e plataformas virtuais, Nascente jorra registros de oitos músicas selecionadas entre os repertórios autorais dos compositores Guinga e Hermeto Pascoal. Do carioca Guinga, mestre também no toque do violão, as escolhidas foram Baião de Lacan (Guinga e Aldir Blanca, 1993), Di menor (Guinga e Celso Viáfora, 1997), Exasperada (Guinga e Aldir Blanc, 1996) e Senhorinha (Guinga e Paulo César Pinheiro, 1986). Do alagoano Hermeto, alquimista de mil e um instrumentos, Rossi e Félix fazem brotar novamente em Nascente - em abordagens tão pessoais quanto reverentes à musicalidade elétrica do Bruxo - Fátima (Hermeto Pascoal, 1979), O farol que nos guia (Hermeto Pascoal, 1992), Suíte Norte, Sul, Leste, Oeste (Hermeto Pascoal, 1979) e Balaio (Hermeto Pascoal, 1988), música creditada como Macia na maioria dos registros fonográficos. Nascente apresenta duas composições inéditas feitas por Grossi com Félix para celebrar os compositores homenageados no disco. Domingo Pascoal louva Hermeto. Já Selva de pedra reverencia a obra de Guinga. Entre o lirismo e a efervescência rítmica, Gabriel Grossi e Félix Junior honram os mestres no CD Nascente.

Marcelo Barbosa disse...

O Gabriel é um grande músico e com certeza o disco deve ser muito bom.

ADEMAR AMANCIO disse...

Hermeto,Guinga e companhia,o disco tem todos os ingredientes pra não disparar nas paradas de sucessos.Uma pena.