Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 24 de abril de 2016

Carol Andrade segue os passos da inspiração no segundo disco solo, 'Sorria'

Resenha de álbum
Título: Sorria
Artista: Carol Andrade
Gravadora: Edição independente da artista
Cotação: * * * *

"Quem ouve o canto da Rosa / Só quer caminhar / Nos passos da inspiração", dá a pista Carol Andrade em versos de Nos passos da Rosa, samba em que celebra o canto da baiana Rosa Passos. O samba figura entre as dez músicas autorais de Sorria, o segundo álbum solo de Carol Andrade, cantora e compositora paulistana que, sim, segue os passos musicais de Rosa, como atesta a divisão esperta feita por Carol na interpretação da música-título Sorria. Gravado entre dezembro de 2015 e fevereiro deste ano de 2016, com produção e arranjos do violonista Alex Maia, o disco Sorria está sendo lançado neste mês de abril, dez anos após a artista ter debutado no cruel mercado fonográfico com álbum, Vida adentro (Independente 2006), assinado com o mesmo Alex Maia. Entre um e outro disco, Carol lançou o primeiro álbum solo, Outras mulheres (Independente, 2013). Conceituado pela Rosa Passos como disco "cheio de cuidados e sutilezas agradáveis", em texto reproduzido numa das contracapas internas do CD, Sorria preserva o bom nível do canto e das composições do início ao fim. Compositora solitária das músicas a que dá voz  (com exceção do Poema do amor novo, feito com Giselle Maria), Carol Andrade soa extremamente afinada ao longo deste disco conduzido pelo violão de Alex Maia. Como compositora, a artista oferece no álbum momentos de real inspiração como Alegre sertão, tema vivaz de diversos andamentos. Flor do campo exala lirismo brejeiro que desabrocha sutil, no tom econômico, quase minimalista, dos arranjos. Com toque percussivo que poderia ter sido mais enfatizado, a brejeirice de Canto de cachuera situa o disco em ambiente ruralista, bucólico, detectado pela atenta Rosa Passos no texto em que avaliza Sorria. É nesse clima que está enraizada Margarida, música que fecha o disco. Já Valsarás evoca poesias e melodias de tempos idos sem que o álbum perca a leveza que pautou a gravação do repertório harmonicamente brasileiro de Carol Andrade. Sorria é álbum com cacife para alegrar admiradores de cantoras de tons suaves que seguem a trilha inspirada de Rosa Passos.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ "Quem ouve o canto da Rosa / Só quer caminhar / Nos passos da inspiração", dá a pista Carol Andrade em versos de Nos passos da Rosa, samba em que celebra o canto da baiana Rosa Passos. O samba figura entre as dez músicas autorais de Sorria, o segundo álbum solo de Carol Andrade, cantora e compositora paulistana que, sim, segue os passos musicais de Rosa, como atesta a divisão esperta feita por Carol na interpretação da música-título Sorria. Gravado entre dezembro de 2015 e fevereiro deste ano de 2016, com produção e arranjos do violonista Alex Maia, o disco Sorria está sendo lançado neste mês de abril, dez anos após a artista ter debutado no cruel mercado fonográfico com álbum, Vida adentro (Independente 2006), assinado com o mesmo Alex Maia. Entre um e outro disco, Carol lançou o primeiro álbum solo, Outras mulheres (Independente, 2013). Conceituado pela Rosa Passos como disco "cheio de cuidados e sutilezas agradáveis", em texto reproduzido numa das contracapas internas do CD, Sorria preserva o bom nível do canto e das composições do início ao fim. Compositora solitária das músicas a que dá voz (com exceção do Poema do amor novo, feito com Giselle Maria), Carol Andrade soa extremamente afinada ao longo deste disco conduzido pelo violão de Alex Maia. Como compositora, a artista oferece no álbum momentos de real inspiração como Alegre sertão, tema vivaz de diversos andamentos. Flor do campo exala lirismo brejeiro que desabrocha sutil, no tom econômico, quase minimalista, dos arranjos. Com toque percussivo que poderia ter sido mais enfatizado, a brejeirice de Canto de cachuera situa o disco em ambiente ruralista, bucólico, detectado pela atenta Rosa Passos no texto em que avaliza Sorria. É nesse clima que está enraizada Margarida, música que fecha o disco. Já Valsarás evoca poesias e melodias de tempos idos sem que o álbum perca a leveza que pautou a gravação do repertório harmonicamente brasileiro de Carol Andrade. Sorria é álbum com cacife para alegrar admiradores de cantoras de tons suaves que seguem a trilha inspirada de Rosa Passos.