Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 6 de abril de 2016

Aos 78 anos, Onete alinha 12 músicas autorais no segundo álbum, 'Banzeiro'

 Voz de um gênero musical de tom sensual que batizou de carimbó chamegado, Dona Onete vai lançar o segundo álbum em 2016, ano em que festeja o 78º aniversário de vida. Cantora e compositora paraense nascida em 1938 na interiorana Cachoeira do Arari (PA), Ionete da Silveira Gama - em foto de Júlia Rodrigues - alinha 12 músicas de autoria própria no álbum produzido pelo guitarrista Pio Lobato e intitulado Banzeiro. Das 12 músicas do sucessor de Feitiço caboclo (Na Music, 2012), dez são inéditas. As exceções são Proposta indecente (2012) - gravada pela cantora Aíla no álbum Trelelê (Na Music, 2012) - e Quando eu te conheci (2013), lançada pela cantora Lia Sophia em disco editado há três anos. Aíla e Lia Sophia, a propósito, participam de Banzeiro, disco cujo título remete à onda provocada pelo deslocamento dos barcos no rio. A música-título Banzeiro - já disponível para audição e/ou download gratuito no portal do projeto Natura musical - é releitura estilizada do banguê, ritmo trazido da África pelos escravos recrutados para trabalhar nos engenhos do interior do Pará. Com músicas como No sabor do beijo, o álbum Banzeiro foi gravado com banda formada por JP Cavalcante (percussão), Vovô (bateria), Breno Oliveira (contrabaixo) e o produtor do álbum, Pio Lobato (guitarra).

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Voz de um gênero musical de tom sensual que batizou de carimbó chamegado, Dona Onete vai lançar o segundo álbum em 2016, ano em que festeja o 78º aniversário de vida. Cantora e compositora paraense nascida em 1938 na interiorana Cachoeira do Arari (PA), Ionete da Silveira Gama - em foto de Júlia Rodrigues - alinha 12 músicas de autoria própria no álbum produzido pelo guitarrista Pio Lobato e intitulado Banzeiro. Das 12 músicas do sucessor de Feitiço caboclo (Na Music, 2012), dez são inéditas. As exceções são Proposta indecente (2012) - gravada pela cantora Aíla no álbum Trelelê (Na Music, 2012) - e Quando eu te conheci (2013), lançada pela cantora Lia Sophia em disco editado há três anos. Aíla e Lia Sophia, a propósito, participam de Banzeiro, disco cujo título remete à onda provocada pelo deslocamento dos barcos no rio. A música-título Banzeiro - já disponível para audição e/ou download gratuito no portal do projeto Natura musical - é releitura estilizada do banguê, ritmo trazido da África pelos escravos recrutados para trabalhar nos engenhos do interior do Pará. O álbum Banzeiro foi gravado com banda formada por JP Cavalcante (percussão), Vovô (bateria), Breno Oliveira (contrabaixo) e o produtor do CD Pio Lobato (guitarra).

Leandro Soares disse...

Musica simples e suingante. Aprovado! Leandro

Rafael disse...

Gosto muito da Dona Onete! Que este álbum seja tão bom quanto o primeiro!

Dona Emengarda disse...

Fez bonito no cd de Fafá!