Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 15 de abril de 2016

Autoramas correm para pegar lugar no futuro em álbum com nova formação

Resenha de álbum
Título: O futuro dos Autoramas
Artistas: Autoramas
Gravadora: Hearts Bleed Blue
Cotação: * * * *

Já a caminho dos belos 20 anos de vida, a serem festejados em 2017, a banda carioca Autoramas sempre conseguiu sobreviver com dignidade na cena indie, com direito a eventuais incursões pelo circuito internacional de shows. Sexto álbum de estúdio do grupo, O futuro dos Autoramas ganhou edição física em CD neste mês de abril de 2016, mas já está nas plataformas digitais desde 18 de março. Distribuída no mercado fonográfico pelo selo Hearts Bleed Blue, a edição em CD valoriza o animado projeto gráfico de Paulo Rocker na capa, na contracapa e no encarte que reproduz as letras de oito das 12 músicas do álbum, cujo repertório inclui o tema instrumental Telecatch (Gabriel Thomaz) - no qual os Autoramas pegam a onda da surf music - e abordagem de pérola pop da obra solo de Leoni, Garotos II (Leoni, 1993), que fecha o álbum em gravação sombreada pelo toque da guitarra de Lúcio Maia. Aliás, a releitura de Garotos II está em fina sintonia com o tom jovial, por vezes até adolescente, do rock dos Autoramas, evidente na inconsequência hedonista de Quando a polícia chegar (Gabriel Thomaz e Alvin L) e nos dilemas sentimentais da faixa pop roqueira Demais (Érika Martins e Gabriel Thomaz, 2013), uma das quatro músicas do EP 2015 - editado por Gabriel Thomaz (mentor dos Autoramas) com Érika Martins em janeiro de 2015 - rebobinadas no álbum O futuro dos Autoramas. A propósito, a entrada da vocalista e guitarrista Érika Martins nos Autoramas alterou não somente a configuração da banda - que virou quarteto com a adesão da cantora em ação simultânea com as trocas do baixista (Melvin substituiu Flávia Couri) e do baterista (Fred Castro assumiu o posto de Bacalhau) - mas também o som da banda, ora mais pop. Gravações como What you mean to me (Gabriel Thomaz) deixam a sensação (não necessariamente ruim) de que Os Autoramas é em essência uma dupla comandada por Gabriel com Érika, ainda que o toque da bateria de Fred Castro e a pulsação do baixo de Melvin sejam bem marcantes e sobressaiam em boa parte das 12 faixas do álbum. Temas como o nublado Verão - outra música de Gabriel Thomaz que ganhou letra de Alvin L, tal como o rock Quando a polícia chegar - e Problema seu (Gabriel Thomaz e Renato Martins) sinalizam que os Autoramas correm para pegar lugar no futuro do pop rock brasileiro sem a missão ou a obrigação de chegar na frente.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ Já a caminho dos 20 anos de vida, a serem festejados em 2017, a banda carioca Autoramas sempre conseguiu sobreviver com dignidade na cena indie, com direito a eventuais incursões pelo circuito internacional de shows. Sexto álbum de estúdio do grupo, O futuro dos Autoramas ganhou edição física em CD neste mês de abril de 2016, mas já está nas plataformas digitais desde 18 de março. Distribuída no mercado fonográfico pelo selo Hearts Bleed Blue, a edição em CD valoriza o animado projeto gráfico de Paulo Rocker na capa, na contracapa e no encarte que reproduz as letras de oito das 12 músicas do álbum, cujo repertório inclui o tema instrumental Telecatch (Gabriel Thomaz) - no qual os Autoramas pegam a onda da surf music - e abordagem de pérola pop da obra solo de Leoni, Garotos II (Leoni, 1993), que fecha o álbum em gravação sombreada pelo toque da guitarra de Lúcio Maia. Aliás, a releitura de Garotos II está em fina sintonia com o tom jovial, por vezes até adolescente, do rock dos Autoramas, evidente na inconsequência hedonista de Quando a polícia chegar (Gabriel Thomaz e Alvin L) e nos dilemas sentimentais da faixa pop roqueira Demais (Érika Martins e Gabriel Thomaz, 2013), uma das quatro músicas do EP 2015 - editado por Gabriel Thomaz (mentor dos Autoramas) com Érika Martins em janeiro de 2015 - rebobinadas no álbum O futuro dos Autoramas. A propósito, a entrada da vocalista e guitarrista Érika Martins nos Autoramas alterou não somente a configuração da banda - que virou quarteto com a adesão da cantora em ação simultânea com as trocas do baixista (Melvin substituiu Flávia Couri) e do baterista (Fred Castro assumiu o posto de Bacalhau) - mas também o som da banda, ora mais pop. Gravações como What you mean to me (Gabriel Thomaz) deixam a sensação (não necessariamente ruim) de que Os Autoramas é em essência uma dupla comandada por Gabriel com Érika, ainda que o toque da bateria de Fred Castro e a pulsação do baixo de Melvin sejam bem marcantes e sobressaiam em boa parte das 12 faixas do álbum. Temas como o nublado Verão - outra música de Gabriel Thomaz que ganhou letra de Alvin L, tal como o rock Quando a polícia chegar - e Problema seu (Gabriel Thomaz e Renato Martins) sinalizam que os Autoramas correm para pegar lugar no futuro do pop rock brasileiro sem a missão ou a obrigação de chegar na frente.