Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Eis a capa do álbum comemorativo dos 40 anos de carreira de Fafá de Belém

Esta é a capa do álbum comemorativo dos 40 anos de carreira da cantora paraense Fafá de Belém, Do tamanho certo para o meu sorriso. A capa foi concebida por Paulo Borges, diretor do show de lançamento do disco (programado para estrear em 25 de agosto de 2015 no Teatro Itália, em São Paulo - SP). Com projeto gráfico assinado por Cecília Lucchesi, o álbum chega ao mercado fonográfico a partir de 20 de agosto de 2015, em edição da gravadora Joia Moderna. Clique aqui para conhecer o repertório e o single do  (muito aguardado)  primeiro álbum de estúdio de Fafá de Belém em dez anos.

41 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Esta é a capa do álbum comemorativo dos 40 anos de carreira da cantora paraense Fafá de Belém, Do tamanho certo para o meu sorriso. A capa foi concebida por Paulo Borges, diretor do show de lançamento do disco (programado para estrear em 25 de agosto de 2015 no Teatro Itália, em São Paulo - SP). Com projeto gráfico assinado por Cecília Luchesi, o álbum chega ao mercado fonográfico a partir de 20 de agosto de 2015, em edição da gravadora Joia Moderna. Clique aqui para conhecer o repertório e o single do primeiro álbum de estúdio de Fafá de Belém em dez anos.

Unknown disse...

Achei a capa fraquíssima, mas mesmo que fosse uma tarja preta cobrindo a capa inteira já valeria por ser um álbum de estúdio e de canções inéditas - ou menos conhecidas. Fafá merece os aplausos.

Rafael disse...

Sabia que a capa ia ser uma variação desa foto de Fafá... O Zé Pedro é previsível demais... Podiam ter feito uma capa bonita, mas desperdiçaram a chance. Não tô botando muita fé nesse disco, mas vou esperar para conferir o resultado.

Dona Emengarda disse...

Está linda! E no tamanho certo para o sorriso de Fafa!

Luca disse...

Fafá está bem e bonita na capa, isso é que interessa

Anônimo disse...

Oh Rafael M, vai abrir uma gravadora, vai produzir uma cantora, faça alguma coisa pela música brasileira, esse assunto no qual você só sabe compulsivamente comentar aqui no blog de um jornalista que assim como eu e tantos outros estão empenhados em girar a roda da história. Toda vez que entro aqui me deparo com ótimos textos, criticas fundadas e quando vou nos comentários só vejo gente amarga querendo derrubar pilares. Não compre o disco da Fafá de Belém, faça um, quem sabe sua vida vai mudar assim como a minha cheia de vitórias e alegrias. Sorria, você está no blog Notas Musicais.

Rafael disse...

Aqui vai o meu direito de resposta... DJ Zé Pedro, não estou interessado em abrir uma gravadora ou produzir uma cantora. Deixo esse função para outros. Muito menos estou aqui para derrubar ninguém. Você deveria ser mais receptivo a críticas, mesmo ela sendo negativas... Uma gravadora e um produtor musical não pode se fundar apenas se cercar de críticas positivas. As negativas servem pra elevar as pessoas e também produzir bons frutos. Uma pena que você seja tão infantil a ponto de se enrusgar com uma crítica negativa feita aqui por qualquer leitor do blog que seja. A Jóia Moderna já lançou ótimos discos, mas também já lançou coisa ruim... Gosto da Fafá e vou comprar o disco por conta dela, não por sua causa. Passar bem.

Unknown disse...

Qual é, Zé Pedro? O cara não pode nem mais criticar a capa? Tem que achar bonita? E se, por acaso, ele a achou previsível é porque ele não faz nada que você julga fazer? Ah, pô, críticas boas e ruins hão de vir. Saber lidar com elas é exercício de todo profissional. Se algumas pessoas não gostaram, paciência, outras gostarão.

Rafael disse...

Eu mesmo sou aberto a críticas negativas, desde que elas tenham fundamento. E venhamos e convenhamos, essa capa do novo disco da Fafá deveria estar à altura dela como cantora, é muito pobre essa capa para comemorar 40 anos de carreira.

Marisa disse...

Rafael, sua crítica foi vazia e infundada, parece mesmo ataque pessoal! No outro post você escreveu que "se bobearem colocam um preto e branco nela e fazem de capa de disco"! Agora chama de "previsível" uma pessoa que fundou uma gravadora dedicada às vozes femininas e que traz Fafá de Belém de volta ao disco depois de 10 anos! Convenhamos que não há nada de previsível nisso! De construtivas essas suas críticas não tem nada!

Unknown disse...

Amo Fafá, adoro o Zé Pedro(sobretudo quando tem Maria Alcina no meio), maa essa capa nao é digna dos 40 anos, menos do previsível.

Roberto de Brito disse...

Questão de gosto! Achei Fafá linda nesse ensaio!

Unknown disse...

Que discussão inútil. Gosto cada um tem o seu e ainda bem que não existe unanimidade, pois seria tudo muito chato. Expor a sua opinião é uma coisa. Depreciar o trabalho de alguém, puro e simplesmente é constrangedor.

Mauro Ferreira disse...

Independentemente da opinião de cada um sobre a capa, e todas são válidas desde que expostas sem agressividade, cabe ressaltar que a capa do álbum "Do tamanho certo para o meu sorriso" é assinada por Paulo Borges com projeto gráfico de Cecília Lucchesi (como está explicitado no texto, aliás), tendo sido criada com total liberdade artística. Portanto, o DJ Zé Pedro não pode ser responsabilizado pela capa (que eu particularmente acho bonita), já que ele não a criou. Abs, MauroF

Rafael disse...

Marisa, minha crítica não foi vazia e infundada... Tanto é que o Zé Pedro é previsível que ele fez quase exatamente a mesma coisa do que eu falei, que se bobeassem colocariam um preto e branco naquela outra foto. Foi quase isso, apenas a capa é uma variação da outra foto. Isto não é ser previsível? Então não sei o que seria... A capa é feia e ponto final... Não é digna de Fafá celebrar 40 belos anos de carreira.

Rafael disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Henrique disse...

Quem tem que achar a capa digna é a Fafá. E pelo sorriso lindo que a foto estampa, ela acha.

BIGODE disse...

Essa foto tem photoshop demais, ficou cafona....mas gosto da Fafá e estou ansioso prá ver ela cantando a música do Hooker que é ótima, apesar de ter medo das gravações pilotadas por essa gravadora e seu dono, que são muito cafonas

Mari Santos disse...

Gosto muito do Zé Pedro, mas não sabia que ele era tão arrogante. Se acha a última bolacha do pacote. Adorei a resposta do Rafael M. Foi bem à altura. Mas realmente fundar uma gravadora dedicada às vozes femininas é um grande feito, e principalmente mulheres que cantam músicas de qualidade, e o Mauro é um excelente jornalista mesmo. Leio o blog todos os dias.

Unknown disse...

Fafá está linda e feliz, isso é o que importa. Como disse o amigo acima, a capa deve agradar principalmente a própria Fafá, visto que é impossível agradar a todos. Boto fé nesse disco, pois Fafá está cantando muito e o repertório é bom. Espero que venha também um DVD de comemoração. Viva, Fafá!

noca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
noca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Estalactites hemorrágicas disse...

Fafatosférica


Adoro esses debates sobre capa


Ricardo Sérgio

Dona Emengarda disse...

Também acho válido qualquer debate. Mas a questão aqui foi utilizar uma capa para atingir o Zé Pedro, não sei por qual motivo. E não acho que ele tenha sido arrogante por se defender, foi humano. Já li várias comentários negativos sobre ele pu a gravadora aqui no blog e ele nunca tinha interferido. Mas tem todo o direito de se defender sim! Quanto às críticas sobre Photoshop, se atualizem, meu povo! Nenhuma foto hoje em dia é publicada sem Photoshop. Se isso é ser cafona, então o mundo hoje é cafona!

Unknown disse...

Pelo amor de Deus! Gente, o Zé Pedro é o cara! Ok. Mas a capa é feia. Fato! Não confundam as coisas. O que são essas letras FB... Lamentável!

Douglas Carvalho disse...

Existem discos ótimos com capas ruins e capas ótimas para discos terríveis. Portanto não ê a capa que vai definir a qualidade desse disco. Particularmente achei a capa do tipo "nem fede nem cheira". Mas o que me interessa mesmo é saber se a Fafá fez um disco sensacional como os 6 primeiros... Pelo título de algumas músicas eu não creio, mas isso só quando ouvir vou poder dizer de fato.

Gosto muito do que Zé Pedro faz no geral, embora nem tudo. Alguns discos tributos da Joia ficaram ótimos (Taiguara, Guilherme), outros são constrangedores. Mas sò trazer alhumas cantoras de volta ao disco já é nota 10.

Mas esse papo "sua inveja é minha fama" parece papo de Orkut. É preciso ter distanciamento das críticas mas ao mesmo tempo prestar atenção ao que elas querem dizer.

Rafael disse...

Um exemplo de capa simples e muito bonita. A do novo disco da Célia, o "Aquilo Que A Gente Diz". Aquela capa é maravilhosa, uma perfeição. Tem gente precisando aprender a tomar umas aulas de como se criar boas capas para discos.

Marisa disse...

Questão de gosto é de opinião! Eu gosto das duas cantoras, mas a capa do disco da Fafá me agrada mais! Nem por isso vou sair desmerecendo a capacidade dos criadores da de Celia!

Fabio disse...

Gosto não se discute, se lamenta! Depois que vi a entrevista que o Zé Pedro deu para um jornalista da Veja comecei a valorizar o cara. Antes achava que era muito vaselina, te amo daqui, te amo de lá, sempre arrebatado por cantoras indies, críticas hiper incensadas, blá blá blá. Ainda acho Rebobina um programinha sem graça, porém Zé Pedro merece reconhecimento. PS: adoro o Canal da Véia.

Leandro Soares disse...

Quarenta anos com a mesma pose e o mesmo decote bonito do tamanho do sorriso!!! Rsss Leandro Soares

Maurício disse...

Achei a capa tão simplesinha....

Rosi F Pinheiro disse...

Poderia ser apenas um dedo da Fafá que a capa estaria linda, o mais importante é o conteúdo. Não importa a capa eu quero ouvir Fafá cantando como sempre linda e maravilhosa, voltando a gravar, cantar e encantar.

Unknown disse...

O single "Volta" já está disponível no Spotify.

ADEMAR AMANCIO disse...

Além de muita voz ela também tem muito peito - Rita Lee e Paulo Coelho.No quesito capa,adorei.Imagine se todos gostassem só de pão docê?

ADEMAR AMANCIO disse...

Quem gosta de derrubar os artistas são os críticos e não os fãs. É só consultar o chico Buarque e o Caetano Veloso sobre o assunto,aliás aquela foto do Caetano tapando a boca em seu site é emblemática.Nada contra a crítica profissional,entre eles e os artistas,eu fico com a inteligência aguda da maioria dos críticos,na qual incluo Mauro Ferreira - Bater e assoprar é comigo mesmo.

Paulogues disse...

Gente pelo amor de Deus, a capa é linda! Totalmente o estilo da Fafá, feliz e sensual... Isso sempre foi uma das maiores características dela. Vamos aguardar o conteúdo, que também tenho certeza que será grandioso.

Anônimo disse...

A capa é ruim e ponto. Fafá, linda, sempre!

Marisa disse...

A capa é linda! Ponto final!

Roberto de Brito disse...

Clip oficial de "Volta":

https://www.youtube.com/watch?v=rL74EuhAPfE

Rafael disse...

Esse sorriso forçado é que é o pior da capa...

Marisa disse...

Esse sorriso lindo da Fafá é o melhor da capa...