Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

EP captado em sessões da plataforma Rdio concentra o melhor pop de Silva

Resenha de EP digital
Título: Silva Rdio sessions
Artista: Silva
Plataforma: Rdio
Cotação: * * * 1/2

Lúcio Silva de Souza - o cantor e compositor capixaba conhecido pelo nome artístico de Silva - tem sido superestimado por conta de seus dois álbuns, Claridão (Slap / Som Livre, 2012) e Vista pro mar (Slap / Som Livre, 2014). Ambos os discos apresentaram repertórios irregulares, mas, neles, sempre houve algumas músicas que apontaram a inspiração eventual deste compositor que surfa em tom contemporâneo na onda do tecnopop dos anos 1980, já tendo sido comparado (com certo exagero...) a gênios do pop nacional como o cantor e compositor paulista Guilherme Arantes. Disponível na plataforma Rdio a partir de hoje, 13 de agosto de 2015, o EP Silva Rdio sessions - sétimo título da série Rdio sessions Brasil - concentra o melhor pop de Silva. Com cinco músicas captadas ao vivo em show do artista no festival South by Southwest (SXSW), em Austin, Texas (EUA), em estúdio montado pelo Rdio, o EP rebobina amostras do pop mais inspirado de Silva. Para começar, há as duas melhores músicas do álbum Vista pro mar - a música-título Vista pro mar (Lúcio Silva e Lucas Silva, 2014) e Janeiro (Lúcio Silva e Lucas Silva, 2014) - ao lado de correta releitura eletrônica de Mais feliz (1986), canção de Cazuza (1958 - 1990), Dé Palmeira e Bebel Gilberto que permaneceu obscura até ser regravada com toda propriedade por Adriana Calcanhotto no álbum Maritmo (Sony Music, 1998). Aliás, o registro de Calcanhotto continua imbatível. Músicas também extraídas do repertório do álbum Vista pro mar, Universo (Lúcio Silva e Lucas Silva, 2014) e Volta (Lúcio Silva e Lucas Silva, 2014) completam o EP e reiteram a vocação de Silva para o pop radiofônico de discurso direto e de melodias acessíveis, mas nem sempre sedutoras e nunca contagiantes como deve ser o pop perfeito ainda não alcançado por Silva. Por ter poucas músicas, o EP de Silva na série Rdio sessions  concentra a melhor produção autoral do artista, seu supra-sumo.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Lúcio Silva de Souza - o cantor e compositor capixaba conhecido pelo nome artístico de Silva - tem sido superestimado por conta de seus dois álbuns, Claridão (Slap / Som Livre, 2012) e Vista pro mar (Slap / Som Livre, 2014). Ambos os discos apresentaram repertórios irregulares, mas, neles, sempre houve algumas músicas que apontaram a inspiração eventual deste compositor que surfa em tom contemporâneo na onda do tecnopop dos anos 1980, já tendo sido comparado (com certo exagero...) a gênios do pop nacional como o cantor e compositor paulista Guilherme Arantes. Disponível na plataforma Rdio a partir de hoje, 13 de agosto de 2015, o EP Silva Rdio sessions - sétimo título da série Rdio sessions Brasil - concentra o melhor pop de Silva. Com cinco músicas captadas ao vivo em show do artista no festival South by Southwest (SXSW), em Austin, Texas (EUA), em estúdio montado pelo Rdio, o EP rebobina amostras do pop mais inspirado de Silva. Para começar, há as duas melhores músicas do álbum Vista pro mar - a música-título Vista pro mar (Lúcio Silva e Lucas Silva, 2014) e Janeiro (Lúcio Silva e Lucas Silva, 2014) - ao lado de correta releitura eletrônica de Mais feliz (1986), canção de Cazuza (1958 - 1990), Dé Palmeira e Bebel Gilberto que permaneceu obscura até ser regravada com toda propriedade por Adriana Calcanhotto no álbum Maritmo (Sony Music, 1998). Aliás, o registro de Calcanhotto continua imbatível. Músicas também extraídas do repertório do álbum Vista pro mar, Universo (Lúcio Silva e Lucas Silva, 2014) e Volta (Lúcio Silva e Lucas Silva, 2014) completam o EP e reiteram a vocação de Silva para o pop radiofônico de discurso direto e de melodias acessíveis, mas nem sempre sedutoras e nunca contagiantes como deve ser o pop perfeito ainda não alcançado por Silva. Por ter poucas músicas, o EP de Silva na série Rdio sessions concentra a melhor produção autoral do artista, seu supra-sumo.

Luca disse...

Silva não é super estimado Mauro, você é que não dá a ele o valor que ele tem