Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 3 de março de 2015

José Rico - 'garganta de ouro' que fez história no sertanejo - sai de cena

A trajetória artística do cantor e compositor pernambucano José Alves dos Santos (29 de junho de 1946 - 3 de março de 2015), o José Rico, é indissociável da trilha seguida pelo cantor mineiro Romeu Januário de Matos, o Milionário. Juntos, eles formaram em 1970, na cidade de São Paulo (SP), a dupla sertaneja Milionário & José Rico, desfeita hoje com a saída de cena de José Rico, aos 68 anos, vítima de infarto. Uma das duplas mais populares do universo sertanejo, Milionário & José Rico seguiram nos anos 1970 o caminho pavimentado por Léo Canhoto & Robertinho, dupla que inseriu guitarra elétrica na música sertaneja. Milionário & José Rico logo entraram na onda e também foram um dos pioneiros na eletrificação do som sertanejo. Além de cantar com estilo todo particular, tendo sido agraciado com o epíteto A garganta de ouro do Brasil (também dirigido a Milionário), José Rico se destacou como compositor. É de autoria dele a canção Estrada da vida, lançada em 1977 no quinto álbum da dupla. Em atividade desde os anos 1970 (em que pese curta separação de 1991 a 1994), a dupla Milionário & José Rico gravou 28 álbuns. Lançado em 1982, Tribunal do amor foi um dos mais bem-sucedidos por conta do estouro da faixa-título no universo sertanejo - hoje de luto pelo fim da estrada da vida de José Alves dos Santos, o (querido) José Rico.

5 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ A trajetória artística do cantor e compositor pernambucano José Alves dos Santos (29 de junho de 1946 - 3 de março de 2015), o José Rico, é indissociável da trilha seguida pelo cantor mineiro Romeu Januário de Matos, o Milionário. Juntos, eles formaram em 1970, na cidade de São Paulo (SP), a dupla sertaneja Milionário & José Rico, desfeita hoje com a saída de cena de José Rico, aos 68 anos, vítima de infarto. Uma das duplas mais populares do universo sertanejo, Milionário & José Rico seguiram nos anos 1970 o caminho pavimentado por Léo Canhoto & Robertinho, dupla que inseriu guitarra elétrica na música sertaneja. Milionário & José Rico logo entraram na onda e também foram um dos pioneiros na eletrificação do som sertanejo. Além de cantar com estilo todo próprio, tendo sido agraciado com o epíteto A garganta de ouro do Brasil (também dirigido a Milionário), José Rico se destacou como compositor. É de autoria dele a canção Estrada da vida, lançada em 1977 no quinto álbum da dupla. Em atividade desde os anos 1970 (em que pese curta separação de 1991 a 1994), a dupla Milionário & José Rico gravou 28 álbuns. Lançado em 1982, Tribunal do amor foi um dos mais bem-sucedidos por conta do estouro da faixa-título no universo sertanejo - hoje de luto pelo fim da estrada da vida de José Alves dos Santos, o querido José Rico.

Alan disse...

Uma lenda se foi hoje. Talvez sejam uma das duplas com melhor repertório do sertanejo. Sem contar a voz de José Rico que era fantástica, tanto que já cantaram de Raul Seixas até Antônio Marcos em um de seus melhores álbuns. Vá em paz.

O fantástico mundo de Maycon disse...

Uma perda significativa para a música sertaneja.

ADEMAR AMANCIO disse...

Mesmo sem ser fã do gênero,tenho que confessar que a voz do homem era privilegiada.

Marcelo Barbosa disse...

Mais uma perda irreparável para a música popular brasileira. Só achei graça nas declarações pós-falecimento... os que se dizem sertanejos da atualidade os têm como ídolos, mas cantam uma música que nada os lembra.