Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 10 de março de 2015

'Songbook' vai fazer a alegria dos dedos de quem toca a música de Arismar

Em 2012, o músico paulista Arismar do Espírito Santo lançou seu nono álbum, Alegria nos dedos, no qual apresentou 15 músicas de sua autoria, gravadas com vários instrumentos tocados pelo próprio Arismar. Entre tais instrumentos, havia piano, baixo, guitarra e violão de sete cordas. Dois anos depois, a edição do Song book Arismar (2014) - primeiro título do catálogo da editora Passarim - fez e ainda faz a alegria dos dedos de quem toca a música de Arismar. O livro de 80 páginas reproduz as partituras das 15 músicas do álbum Alegria nos dedos, transcritas por Luiz Cláudio Souza com fidelidade às instruções de Arismar, que adaptou para o livro temas como o maracatu Água da serra, a valsa Turmalina, o bolero Marjoriana, a Valsa curitibana e o Samba pra ti. As músicas estão registrada no songbook com a visão do músico na época em que foram transcritas para o livro. Com Peter Dietrich ressalta no texto que introduz o livro, a música de Arismar está em constante mutação. Cada partitura vem acompanhada de um comentário de um músico que se afina com a obra de Arismar, cujo último álbum, Roupa na corda, saiu em 2013 via Maritaca. Comentam músicas no livro, entre outros, Toninho Horta, Heraldo do Monte, Gabriel Grossi, Jean Garfunkel, Amilson Godoy e Bebe Kramer. Luxo!

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ Em 2012, o músico paulista Arismar do Espírito Santo lançou álbum, Alegria nos dedos, no qual apresentou 15 músicas de sua autoria, gravadas com vários instrumentos tocados pelo próprio Arismar. Entre esses instrumentos, havia piano, baixo, guitarra e violão de sete cordas. Dois anos depois, a edição do Song book Arismar (2014) - primeiro título do catálogo da editora Passarim - fez e ainda faz a alegria dos dedos de quem toca a música de Arismar. O livro de 80 páginas reproduz as partituras das 15 músicas do álbum Alegria nos dedos, transcritas por Luiz Cláudio Souza com fidelidade às instruções de Arismar, que adaptou para o livro temas como o maracatu Água da serra, a valsa Turmalina, o bolero Marjoriana, a Valsa curitibana e o Samba pra ti. As músicas estão registrada no songbook com a visão do músico na época em que foram transcritas para o livro. Com Peter Dietrich ressalta no texto que introduz o livro, a música de Arismar está em constante mutação. Cada partitura vem acompanhada de um comentário de um músico que se afina com a obra de Arismar. Comentam as músicas do livro, entre outros nomes, Toninho Horta, Heraldo do Monte, Gabriel Grossi, Jean Garfunkel, Amilson Godoy e Bebe Kramer.