Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 1 de junho de 2015

'Ciranda da bailarina' ganha voz juvenil de Sandy em single de tom sinfônico

Uma das músicas criadas por Edu Lobo e Chico Buarque para a trilha sonora do balé O grande circo místico (1983), obra-prima dos compositores na cena teatral brasileira, Ciranda da bailarina ganha registro de Sandy em gravação de clima sinfônico feita com a Orquestra Filarmônica de Paraisópolis para a trilha sonora da novela I love Paraisópolis, recém-estreada pela TV Globo no horário das 19h. Já lançada em single disponibilizado em várias plataformas digitais, a gravação dilui o tom lúdico da Ciranda da bailarina, ainda que a voz eternamente infanto-juvenil - e afinada - de Sandy (vista em foto de divulgação de Raphael Dias, do site GShow) esteja em sintonia com o universo dessa belíssima canção.

41 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Uma das músicas criadas por Edu Lobo e Chico Buarque para a trilha sonora do balé O grande circo místico (1983), obra-prima dos compositores na cena teatral brasileira, Ciranda da bailarina ganha registro de Sandy em gravação de clima sinfônico feita com a Orquestra Filarmônica de Paraisópolis para a trilha sonora da novela I love Paraisópolis, recém-estreada pela TV Globo no horário das 19h. Já lançada em single disponibilizado em várias plataformas digitais, a gravação dilui o tom lúdico da Ciranda da bailarina, ainda que a voz eternamente infanto-juvenil - e afinada - de Sandy (vista em foto de divulgação de Raphael Dias, do site GShow) esteja em sintonia com o universo dessa belíssima canção.

Alex Sarmento disse...

Fraca toda. Adriana Partimpim é que joga duro com essa bela canção.

BIGODE disse...

Espero que dessa vez ela tenha coragem de falar pentelho....pq já vi ela cantar algumas vezes essa canção, e ela evita a palavra.....corta o pentelho, rsrs, trocadilho horrivel....

Unknown disse...

Ai, Mauro. Pega umas críticas suas de trabalhos anteriores de Sandy, e perceba o que você fala a respeito da voz da Sandy. Uma delas diz que a voz já não soa mais juvenil como outrora, as outras você diz o contrário.Te decide, assuma o preconceito e pronto. Não acho a voz dela infantil. Acho doce, e ponto. Há muitos outros méritos a serem vistos por trás do talento dela, do que construir uma crítica em cima do timbre de voz. A canção ficou extremamente delicada e bonita na voz dela. Perceba que ao vivo, a voz dela soa menos "infantil" (estou usando um quase termo usado por você). Enfim, parabéns, Sandy. Sandy que aliás, faz um trabalho muito mais verdadeiro e com qualidade, se comparado a outros inúmeros artistas ao qual você distribui elogios e estrelinhas.

Marcelo disse...

Credo!!!

Rafael disse...

Ouvi a canção no Deezer e gostei muito... Mas ainda assim não é tão boa quanto a versão da Adriana Calcanhotto...

Pedro Progresso disse...

não ficou bom mesmo. e olha q é uma música facil... salmaso e adriana gravaram muito bem. sandy tem um trejeito na voz, um vício de vibrato mal feito no fim das notas q estraga a música. e o timbre tb nao ajud mto

Marcelo disse...

Sandy tem uns dos vibratos mais feios que já ouvi... Quer ouvir vibrato bonito vá ouvir Verônica Sabino, Vânia Bastos e Gal Costa.

Unknown disse...

"Marcelo", seus comentários beirão o ridículo...como é que você pode comparar o vibrato de cantoras de longa estrada e com uma carreira já consolidada, com a Sandy que ainda esta no 2° disco e é muito mais nova que estas mesmas citadas. Isso é lógica :(

Unknown disse...

"Marcelo", seus comentários beirão o ridículo...como é que você pode comparar o vibrato de cantoras de longa estrada e com uma carreira já consolidada, com a Sandy que ainda esta no 2° disco e é muito mais nova que estas mesmas citadas. Isso é lógica :(

ADEMAR AMANCIO disse...

Dizer que a Sandy é afinada já é um tremendo elogio,o menino lá em cima queria mais o quê?

Douglas Carvalho disse...

Lá vem essa chata estragar as músicas dos outros.

Douglas Carvalho disse...

Sandy tem quase 20 anos de carreira e nesse tempo TODO não fez metade do que Bethânia, pra ficar em um exemplo apenas, fez no disco de estreia. É mais do que pertinente compará-la com cantoras com longas carreiras. O FATO é que Sandy nunca saiu (nem vai sair) dessa coisa enjoada de menininha virgem e boa moça. Sandy só tem uma coisa: AFINAÇÃO. Mais nada. E como Elis Regina (essa sim uma que soube começar mal e dar a volta por cima e mostrar quem era) disse certa vez, se não for um caso de doer no ouvido, o menos importante pra um cantor é afinação.

Unknown disse...

Não é nada pertinente compará-la a cantoras de longas carreiras, ISSO É BURRICE MESMO! Eu não curto o trabalho da Sandy, mas não tenho nada contra ela, acho ela muito profissional e dedicada ao que faz, diferente de 'Ivete Sem Graça' e Claudia Leite que querem se aparecer a qualquer preço sem talento algum,essas sim eu meto o pau!!! E se o caso é citar as grandes cantoras, o que é uma covardia...vale lembrar que o talentoso filho da Elis Regina; Pedro Mariano, tem no seu DVD um numero com a Sandy, e antes da execução de "É com esse que eu vou" clássico da Elis,ele faz uma P...homenagem a mesma(Sandy). Sera que alguém aqui sabe mais que o filho da Elis ?? Me refiro a Voz, Vibrato e não a gosto pessoal...senhores do 'clube da vaidade'!!!

Anderson Lopes disse...

Reclamam da voz "envelhecida" da Gal... Reclamam da voz "infanto-juvenil" da Sandy... Oh céus!

Douglas Carvalho disse...

Bom ter citado essa gravação do Pedro Mariano com a Sandy. Mais um exemplo maravilhoso da qualidade rara dessa moça de estragar as músicas dos outros. No caso de Elis ela deveria pensar 10000000000000 de vezes antes de cantar uma canção cantada pela mãe do Pedro, antes de RECUSAR o convite.

Unknown disse...

Ô povo chato, quer que tudo seja igual a Gal, Bethânia, Elis...chega de nhê nhê nhê, chega de nhi nhi nhi, nhó nhó nhó,... que UÓoooo !!!! Como diz o Chico: Deixa a menina...Ela é afinada,tem personalidade, não se vendeu pro mercado 'Sex' e ainda é muito competente...o que mais vocês querem, um clone da Elis?? Da Elis só resta os cd's remasterizados(que bom né...'tudin' na caixa) Tomara que futuramente ela, a Sandy, faça um disco bem Foda..pra calar a boca de vocês!

Marcelo disse...

Sandy fazer um disco "foda" ...??? Só se vier sem som... tipo futurista...minimalista... Quando o fã vira fanático não existe argumento.

Pedro Progresso disse...

Sandy ja tentou ser Mariah, Norah Jones, lírica e popular brasileira: não vingou em nenhuma delas. vende muito, faz um pop-básico, tem fan base enorme etc. trocentos anos de carreira e não sabe colocar bem a voz numa música moleza dessa. nem um traço de personalidade, inclusive. perde fácil pra Tulipa Ruiz e pra Roberta Sá (que tb é "bem bê a bá" no quesito ousadia, mas tem seu charme).

Pedro Progresso disse...

quanto ao que o Mauro Silva disse acima, não sei sobre Cláudia Leitte mas Ivete consegue tanto roubar a cena numa música bobinha da Sandy e com participação da própria ("Desperdiçou") quanto cantar muito bem uma bossa nova com Rosa Passos ("Dunas") e poderia bem mais, mas tb não se permite tanto.

Unknown disse...

"Pedro Progresso", a 'Ivete Sem Graça' é muito forçada. A prova disso é aquele projeto PAVOROSO da Globo,onde ela canta com Gil e Caetano...No meio de "Olhos nos Olhos" ela começa gritar, batucar e pede interação com a platéia batendo palma, como se aquilo fosse o Mercado Municipal e ela tivesse que vender chu-chu, banana e melancia....Meu Deus !!! Quando vi aquilo não acreditei e "Atrás da Porta" então ?? Com aquelas notas super altas...como se o objetivo da canção fosse gritar, gritar e gritar...ela não tem sensibilidade alguma, a globo deve ter pago o Gil e o Caetano muito bem pra fazer aquela palhaçada. E pra você "Marcelo", me desculpe mas você não pode saber mais que o Pedro Mariano:filho da Elis.Não delira, menos..menos.

Marcelo disse...

Mauro...aprenda uma coisa...o aval de artistas em prol de outros muitas vezes não significa NADA... jabá...conchavos...amizade....são tantos fatores q implicam numa part. especial em show e em discos que não caberia aqui listar! Mas ok...Vc ama Sandy!! Legal pra vc!! ;)

Douglas Carvalho disse...

Sandy fazer um disco "foda"?

Piada da década. E olha que a década ainda está na metade.

Unknown disse...

Não Marcelo,no caso do Pedro Mariano não...Ele gravou este DVD na Trama, a gravadora do Irmão dele que também é filho da Elis,eles tem total liberdade de fazer o que quiserem. Nas entrevistas o Pedro deixa claro que ele é bem contra a maré e que ele faz e grava o que ele gosta, não dá pra generalizar. Mania de brasileiro achar que tudo é sujo, tudo tem o jeitinho debaixo dos panos..nada a ver...só sei que ELE é autoridade, pra falar da voz de alguém, você NÃO.

Pedro Progresso disse...

mas o próprio Pedro Mariano já estragou hor-ro-res as músicas que a mãe gravou magistralmente. Maria Rita tambem (aquele disco duplo salvam-se 6 registros sendo muy amigo). e no geral, convenhamos que gravar Elis é dar tiro no pé, salvo raras exceções. ainda mais quando não se sabe fazer direito (lembrando de Sandy torturando "Chovendo na roseira").

Unknown disse...

Eu gosto muito do Pedro e da Maria Rita, eles tiveram uma grande resistência em gravar músicas da mãe, principalmente a Maria Rita, antes do projeto Ao Vivo.E sinceramente eles cantam muito bem e gravaram muita coisa deles, antes desse show dedicado a Elis. Eu não gosto de regravações de clássicos muito óbvios, seja qual for o artista. Neste caso do Pedro, isso iria acontecer...claro, ele é filho da grande cantora. Os cd's do Pedro Mariano são muito bons, eu gosto! Principalmente aquele em que ele fez com o Pai. Agora 'Ivete Sem Graça'...Jesus de Maria José! Tenha piedade de nós.

Unknown disse...

Não sei qual é a implicância das pessoas com a Sandy. Tem mais de 20 anos de carreira e faz um trabalho bacana, original e que claramente representa ela. Trabalho verdadeiro. Principalmente agora em carreira solo. É bom aprender a diferenciar preferências pessoais de indicadores de talento. É uma galerinha que ama assumir postura de "cult" mas que sai por ai distribuindo críticas sobre a moça sem nem ao menos ouvir sinceramente o trabalho que ela apresenta.
Caetano que uma vez disse: "Você pode não gostar da musica, é questão de gosto. Mas se disser que ela não tem talento, desculpe, mas você não entende nada de música."

Quanto a musica, acho que a voz realmente juvenil da Sandy encaixou perfeitamente. Soa suave, doce. Bem gostoso de ouvir.

Carlos disse...

Não estou conseguindo entender por que a Ivete entrou na conversa. E o talifã da Sandy teima em tentar desmerecê-la em todas as suas postagens. Deve ser muito recalque porque a idolazinha dele hoje não passa de uma cantora metida a folk, com músicas completamente sem sal nem açucar. Enquanto isso, Ivete continua em alta, expandindo - aos poucos - sua carreira e repertório, lotando estádios e casas de shows (com 22 anos de carreira nas costas). Coisa que a dupla Sandy e Jr fazia no começo dos anos 2000, quando inventaram a tal carreira internacional e depois foi só ladeira abaixo. Só na cabeça desse talifã que a Sandy é isso tudo...

Douglas Carvalho disse...

Com todas as ressalvas que tenho ao repertório de Ivete Sangalo, ela NUNCA é chata. É uma cantora de carisma raro, sem falar no belíssimo timbre de voz. É uma cantora que erra muito nas escolha das músicas e às vezes na linha de interpretação, mas quando acerta, faz muito bonito.

Sandy se canta as coisas da própria pena, é pueril. Se canta as coisas dos outros, parece uma menininha de 9 anos fingindo ser uma primadona.

Ela tem muitos fãs? Tem. Mas, infelizmente, hoje em dia (e isso não é privilégio do Brasil), o número de fãs de um artista é, na maioria dos casos, inversamente proporcional à qualidade do que eles produzem.

Com toda sua afinação, volto a falar, Sandy até hoje não fez nada além de pop descartável. E antes que digam que sequer ouvi os discos dela, afirmo que ouvi todos os que ela lançou depois do fim da dupla com o irmão, na esperança de que ele fosse a pedra acorrentada ao pé da suposta grande cantora, e ouvir a "obra" de Sandy só me fez confirmar a impressão que eu já tinha: a de que ela é chata. Pior. Com o irmão ainda havia uma gracinha juvenil que poderia ser interessante para pré-adolescentes, mas sozinha ela soa apenas infantilóide.

Unknown disse...

A 'Ivete Sem Graça' deixou a população BURRA! Com esses refrões:"Poeira levantou poeira...tira o pé do chão"...é muito apelativo e sem noção.Além disso ela é péssima pra trabalhos em estúdios,nenhum dos seus cd's em estúdio foram sucessos,(Me refiro ao cd inteiro e não músicas marcadas pra tocar no rádio do povão).Seu auge mesmo foi com cd's ao vivo...nossa como ela tem cd ao vivo, ela tem muuuuuito cd ao vivo.. Afff. Foi com ela que começou essa onda de gravar disco ao vivo, um atrás do outro...isso foi uma praga!! Que graças á Deus já esta perdendo força, até por que ela esta atirando pra todos os lados, que ela fique lá na Bahia vendendo pamonha.

Carlos disse...

Ouviu muito "dig dig joy dig joy popoy" e ficou assim... Deus me livre!

Carlos disse...

Ouviu muito "dig dig joy dig joy popoy" e ficou assim... Deus me livre!

Carlos disse...

Ouviu muito "dig dig joy dig joy popoy" e ficou assim... Deus me livre!

Unknown disse...

Pra quem tá chegando agora:'Dig dig joy dig joy' é Sandy e Junior, e o assunto aqui desta matéria e os meus comentários são da Sandy em carreira solo, até por que em nenhum momento eu citei Banda Eva, no qual a 'Sem graça' começou, vamos comentar com base e não com apelação :(

Marcelo disse...

Pessoal...o Mauro Silva ama a Sandy!! Vamos deixar o rapaz ser feliz!!! ;)

Carlos disse...

Ama tanto que precisa desmerecer quem faz (muito) mais sucesso que ela atualmente!

Douglas Carvalho disse...

Ama tanto que precisou encontrar alguma outra que tenha um calcanhar de Aquiles para tirar o foco da chatinha do coração. Já que na hora que se coloca a Sandy em comparação com artistas realmente grandes (Elis, Bethânia, etc.) ela não é nada.

Unknown disse...

Falouuuu Marcelo, vai lavar uma louça, fazer um arroz que você ganha mais, pra quem não gosta você esta bem incomodado.

Marcelo disse...

Mas Carlos..as coisas são assim qdo se trata de fãs. Alguns são fanáticos e não aceitam opiniões contrárias e partem pro ataque , já outros são mais "normais", mais pé no chão e tudo bem... Os fanáticos confundem o não gostar com preconceito e implicância. Não adianta bater de frente com esse tipo de fã. É perda de tempo e energia!! PS> Só pra registro...Sandy não toca na minha casa nem por reza braba!!!

dhouglaz@gmail.com disse...

Pessoal, acho que cada um tem uma opinião e temos que respeitar. Agora acho imoral qualquer pessoa ficar falando que tal artista, que no caso aqui é a Sandy, que não canta bem, que tem uma voz enjoada, que o repertório é fraco e etc...

Mas penso da seguinte forma: A Sandy já canta desde pequena e tem um potencial de voz incrível. Para quem conhece as técnicas vocais sabe do que estou falando. Inclusive acho que ela usava mais esses recursos técnicos quando cantava com o irmão do que atualmente com esses dois cd's solo. Se alguém quiser ouvir, por curiosidade, segue o nome de algumas músicas que ela trabalha muito bem a voz: O amor faz, Um lugar perfeito pro amor viver, Endless love, chuva de prata, Na boa sem chorar, Me leve com Você, Adeus, O mundo que se vê, Estranho jeito de amar, Tan dentro de ti (espanhol)

Gente, a trajetória da Sandy, cantando desde pequena até agora não é pra qualquer um. Quantos artistas estão no mercado que cantam desde cedo e que fazem sucesso até os dias atuais??? Dá pra contar nos dedos...

Eu acho uma artista incrível e que sempre de uma forma ou outra vem fazendo sucesso. Claro que hoje em dia, ela não faz tanto sucesso como fazia junto com o irmão.... mas temos que ver que os tempos são outros. Publico muda, pirataria presente, downloads gratuitos e por aí vai....

Antes de finalizar, não podemos esquecer que ela já cantou com vários artistas consagrados da música brasileira bem como artistas internacionais. Vocês sabiam que na época da carreira com o irmão, foram as únicas pessoas que receberam autorização para fazer a versão da música do TITANIC?

Mas assim gente.. gosto é gosto e não se discuti. Tem gente que gosta da cor azul e não gosta da cor vermelha. Tem gente que não gosta de suco de manga e gosta de suco de morango e tem gente que não gosta da voz dela... é normal.... mas tem q respeitar. Não há necessidade de malhar a guria dizendo que ela canta mal, pois NÃO canta!

Admiro muito a Sandy e ela é um exemplo de pessoa para o nosso País. Uma menina que terminou uma faculdade (sendo que não havia necessidade), construiu uma família e continua sendo humilde como sempre foi. Pena que tem gente que acha que ela ainda é criança e que sobe num palco pra cantar 'Maria Chiquinha'. Sem contar que ainda falam dela sobre a virgindade sabendo que ela é a casada... Eita povinho ignorante...

dhouglaz@gmail.com disse...

Pessoal, acho que cada um tem uma opinião e temos que respeitar. Agora acho imoral qualquer pessoa ficar falando que tal artista, que no caso aqui é a Sandy, que não canta bem, que tem uma voz enjoada, que o repertório é fraco e etc...

Mas penso da seguinte forma: A Sandy já canta desde pequena e tem um potencial de voz incrível. Para quem conhece as técnicas vocais sabe do que estou falando. Inclusive acho que ela usava mais esses recursos técnicos quando cantava com o irmão do que atualmente com esses dois cd's solo. Se alguém quiser ouvir, por curiosidade, segue o nome de algumas músicas que ela trabalha muito bem a voz: O amor faz, Um lugar perfeito pro amor viver, Endless love, chuva de prata, Na boa sem chorar, Me leve com Você, Adeus, O mundo que se vê, Estranho jeito de amar, Tan dentro de ti (espanhol)

Gente, a trajetória da Sandy, cantando desde pequena até agora não é pra qualquer um. Quantos artistas estão no mercado que cantam desde cedo e que fazem sucesso até os dias atuais??? Dá pra contar nos dedos...

Eu acho uma artista incrível e que sempre de uma forma ou outra vem fazendo sucesso. Claro que hoje em dia, ela não faz tanto sucesso como fazia junto com o irmão.... mas temos que ver que os tempos são outros. Publico muda, pirataria presente, downloads gratuitos e por aí vai....

Antes de finalizar, não podemos esquecer que ela já cantou com vários artistas consagrados da música brasileira bem como artistas internacionais. Vocês sabiam que na época da carreira com o irmão, foram as únicas pessoas que receberam autorização para fazer a versão da música do TITANIC?

Mas assim gente.. gosto é gosto e não se discuti. Tem gente que gosta da cor azul e não gosta da cor vermelha. Tem gente que não gosta de suco de manga e gosta de suco de morango e tem gente que não gosta da voz dela... é normal.... mas tem q respeitar. Não há necessidade de malhar a guria dizendo que ela canta mal, pois NÃO canta!

Admiro muito a Sandy e ela é um exemplo de pessoa para o nosso País. Uma menina que terminou uma faculdade (sendo que não havia necessidade), construiu uma família e continua sendo humilde como sempre foi. Pena que tem gente que acha que ela ainda é criança e que sobe num palco pra cantar 'Maria Chiquinha'. Sem contar que ainda falam dela sobre a virgindade sabendo que ela é a casada... Eita povinho ignorante...