Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


domingo, 7 de junho de 2015

Tiganá reforça laços com a África em duplo terceiro álbum, 'Tempo & Magma'

Compositor baiano de Mama Kalunga, música que dá título ao quinto álbum da cantora baiana Virgínia Rodrigues, Tiganá Santana reforça sua conexão e seus laços com os sons e a cultura da África em seu terceiro álbum, o duplo Tempo & magma, gravado em janeiro de 2014 em Dacar, no Senegal, e lançado no iTunes neste primeiro semestre de 2015 em edição do selo Ajabu!. O sucessor de Maçalê (2010) e The invention of color (2013) tem produção assinada por Sebastian Notini e Andreas Unge. Tempo & magma é álbum essencialmente autoral dividido em dois discos - Interior e Anterior, cada um com sete músicas - que têm faixas gravadas em português, em inglês e em quatro idiomas africanos (kikongo, kimbundu, wolof e mandinka). Interior ostenta a voz da cantora paulistana Céu em NZA (The universe created itself) e no spiritual africano There is a balm in gilead / Luzimgu. Já Anterior - CD no qual sobressai mais o toque dos tambores - tem a participação da ialorixá baiana Mãe Stella de Oxóssi na faixa Guinean hunters's traditional chant (o cântico tradicional dos caçadores da Guiné Conakry). Tempo & magma evoca a África ancestral.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ Compositor baiano de Mama Kalunga, música que dá título ao quinto álbum da cantora baiana Virgínia Rodrigues, Tiganá Santana reforça sua conexão e seus laços com os sons e a cultura da África em seu terceiro álbum, o duplo Tempo & magma, gravado em janeiro de 2014 em Dacar, no Senegal, e lançado no iTunes neste primeiro semestre de 2015 em edição do selo Ajabu!. O sucessor de Maçalê (2010) e The invention of color (2013) tem produção assinada por Sebastian Notini e Andreas Unge. Tempo & magma é álbum essencialmente autoral dividido em dois discos - Interior e Anterior, cada um com sete músicas - que têm faixas gravadas em português, em inglês e em quatro idiomas africanos (kikongo, kimbundu, wolof e mandinka). Interior traz a voz da cantora paulistana Céu em NZA (The universe created itself) e no spiritual africano There is a balm in gilead / Luzimgu. Já Anterior - CD no qual sobressai mais o toque dos tambores - tem a participação da ialorixá baiana Mãe Stella de Oxóssi na faixa Guinean hunters's traditional chant (o cântico tradicional dos caçadores da Guiné Conakry). Tempo & magma evoca a África ancestral.