Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 27 de junho de 2015

Antonio Adolfo toca dez composições de sua obra no CD instrumental 'Tema'

Em atividade musical desde 1963, o pianista, arranjador e compositor carioca Antonio Adolfo iniciou, a partir de 1967, parceria com o compositor (também carioca) Tibério Gaspar. Dessa primeira fornada de composições com Gaspar, saiu Tema triste, registrado em disco na voz de Iracema Werneck, em 1968, um ano antes da gravação de Maysa (1936 - 1977). Decorridos quase 50 anos da composição da música, Adolfo apresenta Variações sobre Tema triste na última das dez faixas de seu 24º álbum, intitulado justamente Tema. Produzido e arranjado pelo próprio Antonio Adolfo para o mercado fonográfico dos Estados Unidos, mas com distribuição no Brasil sendo feita pela gravadora carioca Rob Digital, o CD Tema rebobina - no tom de jazz à moda brasileira que caracteriza o som de Adolfo - composições criadas pelo artista ao longo dessas suas mais de cinco décadas de trajetória musical. A seleção inclui Alegria for all (Antonio Adolfo e Tibério Gaspar), Natureza (Antonio Adolfo e Xic Chaves) e Trem da serra (Antonio Adolfo), entre outros temas. O sopro de novidade vem da banda formada por Adolfo para tocar no disco e que inclui, além obviamente do próprio Adolfo, Armado Marçal (percussão), Claudio Spiewak (violão), Jorge Helder (baixo), Leo Amuedo (guitarra), Marcelo Martins (sax e flauta) e Rafael Barata (bateria e percussão). Com capa criada por Julia Liberati a partir de uma tela de Bruno Liberati, Tema é CD gravado nos Estados Unidos para ser consumido (primordialmente)  pelo público dos Estados Unidos.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

iou, a partir de 1967, parceria com o compositor (também carioca) Tibério Gaspar. Dessa primeira fornada de composições com Gaspar, saiu Tema triste, registrado em disco na voz de Iracema Werneck, em 1968, um ano antes da gravação de Maysa (1936 - 1977). Decorridos quase 50 anos da composição da música, Adolfo apresenta Variações sobre Tema triste na última das dez faixas de seu 24º álbum, intitulado justamente Tema. Produzido e arranjado pelo próprio Antonio Adolfo para o mercado fonográfico dos Estados Unidos, mas com distribuição no Brasil sendo feita pela gravadora carioca Rob Digital, o CD Tema rebobina - no tom de jazz à moda brasileira que caracteriza o som de Adolfo - composições criadas pelo artista ao longo dessas suas mais de cinco décadas de trajetória musical. A seleção inclui Alegria for all (Antonio Adolfo e Tibério Gaspar), Natureza (Antonio Adolfo e Xic Chaves) e Trem da serra (Antonio Adolfo), entre outros temas. O sopro de novidade vem da banda formada por Adolfo para tocar no disco e que inclui, além obviamente do próprio Adolfo, Armado Marçal (percussão), Claudio Spiewak (violão), Jorge Helder (baixo), Leo Amuedo (guitarra), Marcelo Martins (sax e flauta) e Rafael Barata (bateria e percussão). Com capa criada por Julia Liberati a partir de uma tela de Bruno Liberati, Tema é CD gravado nos Estados Unidos para ser consumido (primordialmente) pelo público dos Estados Unidos.

tony disse...

Cd maravilhoso ouvindo o tempo todo