Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Single com Milton mostra a Moura que certo pode ser contrário do acerto

Resenha de single 
Título: O certo
Artista: Gabriel Moura (com a participação de Milton Nascimento)
Gravadora: Som Livre
Cotação: * * * 1/2
Single já disponível para compra e / ou audição nas plataformas digitais

À primeira audição, a canção parece ser da lavra de Moska. Mas por vezes também dá a impressão de ser uma daquelas baladas melodiosas compostas por Frejat para o grupo carioca Barão Vermelho. Mas o single O certo - lançado hoje, 23 de fevereiro de 2015, nas plataformas digitais através da gravadora Som Livre - é de Gabriel Moura, cantor e compositor carioca projetado na segunda metade dos anos 1990 como integrante do grupo carioca Farofa Carioca. Como Moura costuma cair no suingue em sua discografia, O certo abre uma janela melódica para a obra do artista. Introduzida por sons de violão, na melhor tradição pop folk, O certo é boa canção assinada por Moura com o parceiro Rogê. A nobre participação de Milton Nascimento valoriza a gravação. Ainda que a voz de Bituca já tenha perdido viço e potência, o convidado se afina com o anfitrião em total harmonia. E o certo é que O certo distancia Moura do som de seu outro parceiro Seu Jorge. Moura vem tentando se firmar como cantor há alguns anos, mas, como seu parceiro Rogê, sempre esbarrou nas comparações com Jorge, com quem integrou o seminal grupo Farofa Carioca. Mesmo que jamais soe original, O certo é canção que cresce e que seduz mais a cada audição. Como diz verso da letra positivista, "o certo às vezes pode ser o contrário do seu acerto".

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ À primeira audição, a canção parece ser da lavra de Moska. Mas por vezes também dá a impressão de ser uma daquelas baladas melodiosas compostas por Frejat para o grupo carioca Barão Vermelho. Mas o single O certo - lançado hoje, 23 de fevereiro de 2015, nas plataformas digitais através da gravadora Som Livre - é de Gabriel Moura, cantor e compositor carioca projetado na segunda metade dos anos 1990 como integrante do grupo carioca Farofa Carioca. Como Moura costuma cair no suingue em sua discografia, O certo abre uma janela melódica para a obra do artista. Introduzida por sons de violão, na melhor tradição pop folk, O certo é boa canção assinada por Moura com o parceiro Rogê. A nobre participação de Milton Nascimento valoriza a gravação. Ainda que a voz de Bituca já tenha perdido viço e potência, o convidado se afina com o anfitrião em total harmonia. E o certo é que O certo distancia Moura do som de seu outro parceiro Seu Jorge. Moura vem tentando se firmar como cantor há alguns anos, mas, como seu parceiro Rogê, sempre esbarrou nas comparações com Jorge, com quem integrou o seminal grupo Farofa Carioca. Mesmo que jamais soe original, O certo é canção que cresce e que seduz mais a cada audição. Como diz verso da letra positivista, "o certo às vezes pode ser o contrário do seu acerto".

Rafael disse...

Ouvi a música e gostei dela. Muito bonita.