Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Álbum que firmou o Skank, 'Calango' é reeditado em vinil de 180 gramas

Álbum que firmou a carreira fonográfica do grupo mineiro Skank, ao ser lançado em 1994 pelo selo Chaos (da gravadora Sony Music), Calango volta ao mercado no mês de março de 2015 em reedição em vinil de 180 gramas. Produzida pela fábrica Polysom dentro da série Clássicos em vinil, a reedição joga luz sobre um grande disco que projetou músicas então inéditas como Jackie Tequila, Pacato cidadão e Te ver - parcerias do vocalista e guitarrista do Skank, Samuel Rosa, com o letrista Chico Amaral, sendo que Te ver tem coautoria de Lelo Zaneti, baixista da banda. Mas o primeiro hit de Calango nas rádios foi a (sagaz) regravação de É proibido fumar (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1964), rock que, na época, havia sido lançado há 30 anos na voz do então emergente Roberto Carlos. Eis, na disposição do LP fabricado pela Polysom sob licença da Sony Music, a ordem das 11 músicas na reedição em vinil de Calango, álbum realmente clássico:

LADO A
1. Amolação (Samuel Rosa e Chico Amaral, 1994)
2. Jackie Tequila (Samuel Rosa e Chico Amaral, 1994)
3. Esmola (Samuel Rosa e Chico Amaral, 1994)
4. O beijo e a reza (Samuel Rosa e Chico Amaral, 1994)
5. A cerca (Samuel Rosa, Fernando Furtado e Chico Amaral, 1994)


LADO B
1. É proibido fumar (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1964)
2. Te ver (Samuel Rosa, Lelo Zaneti e Chico Amaral, 1994)
3. Chega disso! (Samuel Rosa e Chico Amaral, 1994)
4. Sam (Samuel Rosa e Chico Amaral, 1994)
5. Estivador (Samuel Rosa e Chico Amaral, 1994)
6. Pacato cidadão (Samuel Rosa e Chico Amaral, 1994)

7 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Álbum que firmou a carreira fonográfica do grupo mineiro Skank, ao ser lançado em 1994 pelo selo Chaos (da gravadora Sony Music), Calango volta ao mercado no mês de março de 2015 em reedição em vinil de 180 gramas. Produzida pela fábrica Polysom dentro da série Clássicos em vinil, a reedição joga luz sobre um grande disco que projetou músicas então inéditas como Jackie Tequila, Pacato cidadão e Te ver - parcerias do vocalista e guitarrista do Skank, Samuel Rosa, com o letrista Chico Amaral, sendo que Te ver tem coautoria de Lelo Zaneti, baixista da banda. Mas o primeiro hit de Calango nas rádios foi a (sagaz) regravação de É proibido fumar (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1964), rock que, na época, havia sido lançado há 30 anos na voz do então emergente Roberto Carlos. Eis, na disposição do LP fabricado pela Polysom sob licença da Sony Music, a ordem das 11 músicas na reedição em vinil de Calango, álbum realmente clássico:

LADO A
1. Amolação (Samuel Rosa e Chico Amaral, 1994)
2. Jackie Tequila (Samuel Rosa e Chico Amaral, 1994)
3. Esmola (Samuel Rosa e Chico Amaral, 1994)
4. O beijo e a reza (Samuel Rosa e Chico Amaral, 1994)
5. A cerca (Samuel Rosa, Fernando Furtado e Chico Amaral, 1994)

LADO B
1. É proibido fumar (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 1964)
2. Te ver (Samuel Rosa, Lelo Zaneti e Chico Amaral, 1994)
3. Chega disso! (Samuel Rosa e Chico Amaral, 1994)
4. Sam (Samuel Rosa e Chico Amaral, 1994)
5. Estivador (Samuel Rosa e Chico Amaral, 1994)
6. Pacato cidadão (Samuel Rosa e Chico Amaral, 1994)

Rafael disse...

Este disco do Skank é um clássico! Excelente e é bom saber que está sendo relançado em vinil. Pena o preço ser tão caro dos vinis hoje em dia.

Unknown disse...

Vinil 180g(100 reais)+Agulha+flanela+Sulco do disco gasto = Atraso de vida. Fato Gerador: Manipulação das gravadoras para ganhar $$$ em cima de gente "apegada" no antigo formato limitado e arcaico. Solução= CD REMASTERIZADO! Que abre a cuca para a viagem completa dos sons, além de brindar nossos queridos ouvidos com um som liiiiiiiiiimpo. Obs: Pode repetir no CD, quantas vezes você quiser a sua faixa preferida :)

Vladimir disse...

O CD é realmente um dos melhores do Skank!! Para os aficionados em LP, que não é o meu caso, que comprem!!

Rafael disse...

O Mauro Silva disse tudo. É um verdadeiro atraso de vida comprar um LP. A melhor solução é realmente o CD remasterizado. Não caiam no conto do vigário!

O fantástico mundo de Maycon disse...

Olá Mauro! Há alguns anos, esse mesmo álbum foi relançado em CD numa edição especial de aniversário. Me lembro que na época foi comentado que "O Samba Poconé" também seria lançado numa edição especial. Por acaso você tem alguma notícia desse lançamento?

Mauro Ferreira disse...

oi, Maycon, boa lembrança! Não, não sei o que inviabilizou a edição especial do 'Samba poconé'. abs, MauroF