Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Coletânea inspirada por livro sobre teletemas inclui gravação rara de Ben

 Delicioso livro de caráter enciclopédico sobre as trilhas sonoras de novelas e séries da TV brasileira, Teletema - A história da música popular através da teledramaturgia brasileira Vol. 1 1964 a 1989 (Dash Editora, 2014) inspirou coletânea lançada pela gravadora Som Livre neste mês de fevereiro de 2015. Os 17 fonogramas da compilação foram selecionados pelos autores do livro, Guilherme Bryan e Vincent Villari, com Marcel Klemm. No encarte do CD, Villari faz precisos comentários sobre cada música, sendo que a faixa mais rara, Jazz potatoes, é também a menos conhecida das 17 gravações do CD Teletema. Fusão jazzística de samba-rock com funk, Jazz potatoes é uma música de autoria do cantor e compositor carioca Jorge Ben Jor, gravada pelo próprio Ben Jor para a trilha sonora da novela A volta de Beto Rockfeller (TV Tupi, 1973). Na época da novela, a gravação foi lançada em compacto e no disco com as músicas da trama, mas nunca entrou em álbum oficial de Ben Jor. Raridades à parte, as outras 16 faixas do disco vão soar mais reconhecíveis para noveleiros, com a vantagem de serem ouvidas com excelente qualidade técnica, graças à primorosa masterização feita por Julio Carneiro. Com exceção de Transas (Nico Resende e Paulinho Lima), música lançada na voz de Ritchie em 1986 em gravação propagada na trilha sonora de Roda de fogo, todas as músicas da coletânea são imediatamente associadas às novelas na qual foram veiculadas em escala nacional. Eis, na ordem (quase) cronológica do CD, os 17 teletemas rebobinados na informativa compilação com direito às reproduções de suas letras:

1. Teletema (Antonio Adolfo e Tibério Gaspar) - Regininha
    - Tema da novela Véu de noiva (TV Globo, 1969)
2. Jazz potatoes (Jorge Ben Jor) - Jorge Ben Jor
    - Tema da novela A volta de Beto Rockefeller (TV Tupi, 1973)
3. Paiol de pólvora (Toquinho e Vinicius de Moraes) - Toquinho & Vinicius
    - Tema da novela O bem amado (TV Globo, 1973)
4. Alegre menina (Dori Caymmi e Jorge Amado) - Djavan
    - Tema da novela Gabriela (TV Globo, 1975)
5. Pecado capital (Paulinho da Viola) - Paulinho da Viola
    - Tema da novela Pecado capital (TV Globo, 1975)
6. Meu mundo e nada mais (Guilherme Arantes) - Guilherme Arantes
    - Tema da novela Anjo mau (TV Globo, 1976)
7.  Dancin' days (Ruban e Nelson Motta) - Frenéticas
    - Tema da novela Dancin' days (TV Globo, 1978)
8. Menino do rio (Caetano Veloso, 1979) - Baby do Brasil
    - Tema da novela Água viva (TV Globo, 1980)
9. Me deixas louca (Me vulves loco) (Armando Manzanero em versão em português de Paulo Coelho)
    - Elis Regina  Tema da novela Brilhante (TV Globo, 1981) 
10. Anos dourados (Antonio Carlos Jobim) - instrumental - Antonio Carlos Jobim
       - Tema da minissérie Anos dourados (TV Globo, 1986)
11. De volta pro aconchego (Dominguinhos e Nando Cordel) - Elba Ramalho
       - Tema da novela Roque Santeiro (TV Globo, 1985)
12. Whisky a go-go (Michael Sullivan e Paulo Massadas, 1984) - Roupa Nova
       - Tema da novela Um sonho a mais (TV Globo, 1985)
13. Transas (Nico Rezende e Paulinho Lima) - Ritchie
       - Tema da novela Roda de fogo (TV Globo, 1986)
14. Pelado (Roger Moreira) - Ultraje a Rigor
       - Tema da novela Brega & chique (TV Globo, 1987)
15. O amor e o poder (Gunther Mende, Mary Susan Applegate, Candy DeRouge e Jennifer
       Rush, 1985, em versão em português de Claudio Rabello) - Rosana
       - Tema da novela Mandala (TV Globo, 1987)
16. Lua e flor (Oswaldo Montenegro, 1984) - Oswaldo Montenegro
       - Tema da novela O salvador da pátria (TV Globo, 1989)
17. Brasil (Cazuza, George Israel e Nilo Romero) - Gal Costa
       - Tema da novela Vale tudo (TV Globo, 1988)

8 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Delicioso livro de caráter enciclopédico sobre as trilhas sonoras de novelas e séries da TV brasileira, Teletema - A história da música popular através da teledramaturgia brasileira Vol. 1 1964 a 1989 (Dash Editora, 2014) inspirou coletânea lançada pela gravadora Som Livre neste mês de fevereiro de 2015. Os 17 fonogramas da compilação foram selecionados pelos autores do livro, Guilherme Bryan e Vincent Villari, com Marcel Klemm. No encarte do CD, Villari faz precisos comentários sobre cada música, sendo que a faixa mais rara, Jazz potatoes, é também a menos conhecida das 17 gravações do CD Teletema. Fusão jazzística de samba-rock com funk, Jazz potatoes é uma música de autoria do cantor e compositor carioca Jorge Ben Jor, gravada pelo próprio Ben Jor para a trilha sonora da novela A volta de Beto Rockfeller (TV Tupi, 1973). Na época da novela, a gravação foi lançada em compacto e no disco com as músicas da trama, mas nunca entrou em álbum oficial de Ben Jor. Raridades à parte, as outras 16 faixas do disco vão soar mais reconhecíveis para noveleiros, com a vantagem de serem ouvidas com excelente qualidade técnica, graças à primorosa masterização feita por Julio Carneiro. Com exceção de Transas (Nico Resende e Paulinho Lima), música lançada na voz de Ritchie em 1986 em gravação propagada na trilha sonora de Roda de fogo, todas as músicas da coletânea são imediatamente associadas às novelas na qual foram veiculadas em escala nacional. Eis, na ordem (quase) cronológica do CD, os 17 teletemas rebobinados na saborosa compilação, com direito às reproduções de suas letras:

Unknown disse...

Mauro, Brasil é tema da novela Vale tudo.

Flavimar Dïniz disse...

Que delícia essa coletânea. Lembra uma época que músicas eram compostas a pedido dos autores para determinados personagens.


(só um parêntese: Brasil, na voz de Gal, era tema de abertura de Vale Tudo, e não trilha de Roda de Fogo. a abertura de Roda de Fogo era Pra começar, da Marina Lima)

Unknown disse...

Mauro, Brasil é tema da novela Vale tudo

Unknown disse...

Tranças pra mim não é exceção pq foi a primeira novela das 8 q vi tema dos personagens de Tarcísio Meira e Bruna Lombardi

Mauro Ferreira disse...

Grato pelo toque, Leandro e Flavimar. Eu esqueci de mudar o nome de 'Roda de fogo' para 'Vale tudo'. Claro que 'Brasil' é de lá. Abs, MauroF

maroca disse...

Augusto Flávio (Petrolina-Pe/Juazeiro-Ba)

Mauro, a música Lua e flor recentemente descobri que é de 1984, gravação de Marília Pera com Oswaldo Montenegro da trilha da peça “Brincando em cima daquilo. Baixei o compacto em um blog chamado Sintonia musical.

Mauro Ferreira disse...

Grato pela informação, Augusto. Abs, MauroF