Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sábado, 21 de fevereiro de 2015

Sambalanço de Luís Antônio e hits de Jobim na noite brasileira de Kenny

Um dos sucessos do cancioneiro do compositor carioca Luís Antônio (1921 - 1996) na fase em que sua obra se voltou para o gênero rotulado como sambalanço, Menina moça (1960) ganhou o sopro diluidor do sax de Kenny G. O músico norte-americano incluiu esse samba sincopado no repertório de Brazilian nights, álbum em que G dá sua visão da música brasileira, em especial da bossa nacional. O carioca Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994) é compositor obviamente recorrente nesse repertório. Do cancioneiro soberano de Tom, Kenny G toca Corcovado (Antonio Carlos Jobim, 1960) e Garota de Ipanema (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1962). Tema do repertório do grupo carioca Os Gatos, Nuvens (Durval Ferrreira e Maurício Einhorn, 1964) completa o naipe de músicas nacionais do álbum lançado em janeiro de 2015 nos Estados Unidos. Disco em que o saxofonista - sem bossa - sopra o seu instrumento em direção aos sons do Brasil.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Um dos sucessos do cancioneiro do compositor carioca Luís Antônio (1921 - 1996) na fase em que sua obra se voltou para o gênero rotulado como sambalanço, Menina moça (1960) ganhou o sopro diluidor do sax de Kenny G. O músico norte-americano incluiu esse samba sincopado no repertório de Brazilian nights, álbum em que G dá sua visão da música brasileira, em especial da bossa nacional. O carioca Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994) é compositor obviamente recorrente nesse repertório. Do cancioneiro soberano de Tom, Kenny G toca Corcovado (Antonio Carlos Jobim, 1960) e Garota de Ipanema (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1962). Tema do repertório do grupo carioca Os Gatos, Nuvens (Durval Ferrreira e Maurício Einhorn, 1964) completa o naipe de músicas nacionais do álbum lançado em janeiro de 2015 nos Estados Unidos. Disco em que o saxofonista - sem bossa - sopra o seu instrumento em direção aos sons do Brasil.

Marcelo disse...

A entrevista de Kenny G falando sobre esse disco é impressionante. O cara se acha e não tem humildade alguma...ainda se compara aos grandes do jazz!!!

Luca disse...

ele deve tá se achando o novo stan getz