Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Com discografia ampliada, livro foca Novos Baianos pela ótica de Galvão

A ampliação da discografia do grupo Novos Baianos - com as reproduções das capas de todos os discos do coletivo baiano (inclusive dos compactos) e com a publicação das letras de todas as músicas gravadas pela banda - é o principal ganho da reedição da primeira e única biografia dos Novos Baianos, escrita pelo baiano Luiz Galvão, um dos principais compositores do lendário grupo, parceiro do baiano Moraes Moreira em clássicos como Acabou chorare, Preta Pretinha e Tinindo, trincando. Lançada originalmente pela editora 34 com título Anos 70 - Novos e baianos em 1997, ano em que os Novos Baianos estavam reunidos para show registrado no duplo álbum ao vivo Infinito circular (Polygram, 1997), a biografia retorna ao mercado literário pela Lazuli Editora. Novos Baianos - A história do grupo que mudou a MPB (2014) tem na autoria de Galvão o seu maior mérito e defeito. Por ter sido testemunha ocular dessa história, o autor tem credibilidade para contá-la em narrativa de tom coloquial, fragmentada em 56 capítulos. Contudo, justamente por ser um dos agentes da história, Galvão foca os Novos Baianos por sua ótica afetiva e comprometida com a exaltação dessa gente bronzeada que mostrou seu valor ao longo dos anos 1970. De certa forma, Novos Baianos - A história do grupo que mudou a MPB é biografia autorizada do grupo.

3 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ A ampliação da discografia do grupo Novos Baianos - com as reproduções das capas de todos os discos do coletivo baiano (inclusive dos compactos) e com a publicação das letras de todas as músicas gravadas pela banda - é o principal ganho da reedição da primeira e única biografia dos Novos Baianos, escrita pelo baiano Luiz Galvão, um dos principais compositores do lendário grupo, parceiro do baiano Moraes Moreira em clássicos como Acabou chorare, Preta Pretinha e Tinindo, trincando. Lançada originalmente pela editora 34 com título Anos 70 - Novos e baianos em 1997, ano em que os Novos Baianos estavam reunidos para show registrado no duplo álbum ao vivo Infinito circular (Polygram, 1997), a biografia retorna ao mercado literário pela Lazuli Editora. Novos Baianos - A história do grupo que mudou a MPB (2014) tem na autoria de Galvão o seu maior mérito e defeito. Por ter sido testemunha ocular dessa história, o autor tem credibilidade para contá-la em narrativa de tom coloquial, fragmentada em 56 capítulos. Contudo, justamente por ser um dos agentes da história, Galvão foca os Novos Baianos por sua ótica afetiva e comprometida com a exaltação dessa gente bronzeada que mostrou seu valor ao longo dos anos 1970. De certa forma, Novos Baianos - A história do grupo que mudou a MPB é biografia autorizada do grupo.

Douglas Carvalho disse...

Cara.... não aguento esses superlativos. Os Novos baianos eram incríveis, mas "mudar a MPB"???? Por favor, menos. Bem menos.

Márcio disse...

Este "Novos Baianos" é, na verdade, um novo livro, pois traz informações não presentes em "Anos 70 - Novos e Baianos" , enquanto omite outras que lá estavam.

Infelizmente Galvão repete os mesmos erros do primeiro livro, na medida em que dá excessiva importância a casos menores envolvendo componentes do grupo (ou até amigos destes), pouco ou nada falando, por outro lado, de momentos chave, como o processo de escolha de repertório, arranjos e gravação de "Acabou Chorare".

A inclusão da discografia completa foi um avanço, mas os Novos Baianos ainda permanecem órfãos de uma biografia à altura da importância que têm na música brasileira.