Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Nhambuzim perfila fauna nacional no ritmo do Brasil no CD 'Bichos de cá'

Em cena desde 2002, o grupo paulistano Nhambuzim - batizado com o nome usado popular e afetivamente para chamar a ave designada nhambu - perfila a fauna nacional nos passos dos ritmos mais tradicionais do Brasil em seu segundo CD, Bichos de cá, produzido e arranjado pelo pianista do grupo, Xavier Bartaburu. Cada bicho inspirou uma composição feita no ritmo da região em que vive o animal. Encontrado nas matas do Rio de Janeiro e de São Paulo, o macaco muriqui é cantado no ritmo do jongo Na trilha, na mata, a pé. Para o peixe-boi, espécie vista na região amazônica, o Nhamzubim compôs o carimbó O que é, o que é?. Já o lobo-guará, habitante do território de Minas Gerais, é tema da congada Filhotinho chorão enquanto a arara-azul, ave da região pantaneira, é assunto da guarânia Terra boa. Todas as dez músicas do CD são assinadas por Bartaburu em parceria com Edson Penha, vocalista do Nhambuzim. Com ilustrações da artista plástica paulistana Tatiana Clauzet na capa e encarte, o álbum Bichos de cá sucede Rosário - Canções inspiradas no sertão de Guimarães Rosa (2008) na discografia do grupo Nhambuzim.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ Em cena desde 2002, o grupo paulistano Nhambuzim - batizado com o nome usado popular e afetivamente para chamar a ave designada nhambu - perfila a fauna nacional nos passos dos ritmos mais tradicionais do Brasil em seu segundo CD, Bichos de cá, produzido e arranjado pelo pianista do grupo, Xavier Bartaburu. Cada bicho inspirou uma composição feita no ritmo da região em que vive o animal. Encontrado nas matas do Rio de Janeiro e de São Paulo, o macaco muriqui é cantado no ritmo do jongo Na trilha, na mata, a pé. Para o peixe-boi, espécie da região amazônica, o Nhamzubim compôs o carimbó O que é, o que é?. Já o lobo-guará, habitante do território de Minas Gerais, é tema da congada Filhotinho chorão enquanto a arara-azul, ave da região pantaneira, é assunto da guarânia Terra boa. Todas as dez músicas do CD são assinadas por Bartaburu em parceria com Edson Penha, vocalista do Nhambuzim. Com ilustrações da artista plástica paulistana Tatiana Clauzet na capa e encarte, o álbum Bichos de cá sucede Rosário - Canções inspiradas no sertão de Guimarães Rosa (2008) na útil discografia do Nhambuzim.