Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Livro 'Álbum pitoresco' traz CD com músicas inéditas inspiradas pelo Rio

A geografia e os costumes da cidade do Rio de Janeiro já inspiraram muitos compositores desde antes do samba ser samba. Editado em 1856, nos tempos do império, o livro Rio de Janeiro - Álbum pitoresco musical já apresentou composições feitas com base nas paisagens de bairros cariocas como Botafogo, Glória, Jardim Botânico e Tijuca, entre outros, com direito a litografias dessas localidades, assinadas pelo paisagista francês Joseph-Alfred Martinet (1821 - 1875). Decorridos 158 anos, este livro voltou à cena - em publicação organizada por Rodrigo Alzuguir e lançada pela Edições de Janeiro no fim de 2014 - acoplado a uma versão atualizada do Álbum pitoresco-musical. Para a confecção desta nova versão, sete pianistas compositores foram convidados a criar temas inspirados por outros sete bairros do Rio, já então uma cidade partida. Francis Hime compôs uma modinha para a Gávea. Gilson Peranzzetta criou um choro lento para Brás de Pina. Maíra Freitas e Maria Teresa Madeira também recorreram ao choro para retratar musicalmente o Centro do Rio e a Lapa, respectivamente. Itamar Assiere fez uma bossa nova para o Flamengo. Mais antenada com os sons contemporâneos da cidade, Délia Fischer arriscou um funk à moda carioca para saudar Copacabana. Já Cristóvão Bastos apresentou um tango inspirado em Marechal Hermes. Em formato de um livro de arte, a nova edição é dupla - pois traz o livro original de 1956 e o álbum de 2014 - e inclui CD com gravações das sete composições inéditas da nova edição, partituras de todas as músicas e ilustrações do artista plástico Guilherme Secchin. Com 14 faixas, o CD traz - além dos sete temas da edição de 2014 - registros inéditos das composições do livro de 1856, gravados pelos pianistas convidados para a presente reedição.

Um comentário:

Mauro Ferreira disse...

♪ A geografia e os costumes da cidade do Rio de Janeiro já inspiraram muitos compositores desde antes do samba ser samba. Editado em 1856, nos tempos do império, o livro Rio de Janeiro - Álbum pitoresco musical já apresentou composições feitas com base nas paisagens de bairros cariocas como Botafogo, Glória, Jardim Botânico e Tijuca, entre outros, com direito a litografias dessas localidades, assinadas pelo paisagista francês Joseph-Alfred Martinet (1821 - 1875). Decorridos 158 anos, este livro voltou à cena - em publicação organizada por Rodrigo Alzuguir e lançada pela Edições de Janeiro no fim de 2014 - acoplado a uma versão atualizada do Álbum pitoresco-musical. Para a confecção desta nova versão, sete pianistas compositores foram convidados a criar temas inspirados por outros sete bairros do Rio, já então uma cidade partida. Francis Hime compôs uma modinha para a Gávea. Gilson Peranzzetta criou um choro lento para Brás de Pina. Maíra Freitas e Maria Teresa Madeira também recorreram ao choro para retratar musicalmente o Centro do Rio e a Lapa, respectivamente. Itamar Assiere fez uma bossa nova para o Flamengo. Mais antenada com os sons contemporâneos da cidade, Délia Fischer arriscou um funk à moda carioca para saudar Copacabana. Já Cristóvão Bastos apresentou um tango inspirado em Marechal Hermes. Em formato próximo de um livro de arte, a nova edição é dupla - pois traz o livro original de 1956 e o álbum de 2014 - e inclui CD com as sete composições inéditas da nova edição, partituras de todas as músicas e ilustrações do artista plástico Guilherme Secchin.