Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Encontro ao vivo de Fagner com Zé Ramalho resiste à falta de novidades

EDITORIAL - Já nas lojas, em edição da gravadora Sony Music, o CD e DVD Fagner & Zé Ramalho ao vivo pode ser considerado um grande encontro como o que reuniu, nos anos 1990, o mesmo Zé com Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo. O momento dos artistas já é outro, a situação do mercado fonográfico brasileiro também é outra, impedindo vendas astronômicas da gravação ao vivo feita em show no Rio de Janeiro, cidade que acolheu os cantores nordestinos nos anos 1970. Mas nada tira a grandeza desse encontro. Nem mesmo a falta de novidade no repertório formado essencialmente por sucessos do cearense Fagner e do paraibano Ramalho. Não há sequer uma música inédita - mesmo que assinada somente por um dos artistas - no roteiro. O ineditismo reside no fato de Fagner dar voz às músicas de Zé. E vice-versa. Não, nenhuma interpretação perpetuada em Fagner & Zé Ramalho ao vivo pode ser considerada renovadora ou mesmo marcante. A grandeza do encontro reside na força dos cancioneiros dos compositores e na harmonização das músicas e das duas vozes. Ambos os cantadores são donos de obras com assinaturas bem pessoais. Mas tudo se harmoniza no palco, sob o signo da amizade e das tensões resultantes do próprio encontro de duas personalidades tão marcantes. Clique aqui para ler a resenha da gravação do DVD Fagner & Zé Ramalho e ao vivo.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Editorial - Já nas lojas, em edição da gravadora Sony Music, o CD e DVD Fagner & Zé Ramalho ao vivo pode ser considerado um grande encontro como o que reuniu, nos anos 1990, o mesmo Zé com Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo. O momento dos artistas já é outro, a situação do mercado fonográfico brasileiro também é outra, impedindo vendas astronômicas da gravação ao vivo feita em show no Rio de Janeiro, cidade que acolheu os cantores nordestinos nos anos 1970. Mas nada tira a grandeza desse encontro. Nem mesmo a falta de novidade no repertório formado essencialmente por sucessos do cearense Fagner e do paraibano Ramalho. Não há sequer uma música inédita - mesmo que assinada somente por um dos artistas - no roteiro. O ineditismo reside no fato de Fagner dar voz às músicas de Zé. E vice-versa. Não, nenhuma interpretação perpetuada em Fagner & Zé Ramalho ao vivo pode ser considerada renovadora ou mesmo marcante. A grandeza do encontro reside na força dos cancioneiros dos compositores e na harmonização das músicas e das vozes. Ambos os cantadores são donos de obras com assinaturas bem pessoais. Mas tudo se harmoniza no palco, sob o signo da amizade e das tensões resultantes do próprio encontro de duas personalidades tão marcantes.

Luca disse...

eles ainda cantam bem