Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Caixa 'Sou mais o samba' junta três álbuns e duas coletâneas de Candeia

No primeiro semestre de 2011, o selo carioca Discobertas repôs em catálogo, em edições em CD vendidas de forma avulsa, os três primeiros álbuns do cantor e compositor carioca Antonio Candeia Filho (1935 - 1978), um dos pilares do samba do Rio de Janeiro. Decorridos três anos, os álbuns Candeia (Equipe, 1970), Seguinte...: raiz (Equipe, 1971) e Samba de roda (Tapecar, 1975) voltam ao mercado fonográfico embalados na caixa Sou mais o samba, produzida pelo pesquisador e produtor musical Marcelo Fróes para seu selo Discobertas e posta no mercado neste mês de dezembro de 2014. Além dos três álbuns, a caixa embala duas coletâneas sobre a obra de Candeia. Uma delas, Raridades, compila fonogramas avulsos da discografia do sambista. Entre gravações feitas pelo artista como integrante do grupo Partido em 5, os destaques são Samba da tendinha (Candeia) e O último bloco (Candeia), faixas extraídas do compacto simples lançado por Candeia em 1972 na gravadora Equipe. A outra coletânea, Candeia - O compositor, reúne registros do cancioneiro de Candeia nas vozes de intérpretes como Elizeth Cardoso (1920 - 1990) (Minhas madrugadas, parceria de Candeia com Paulinho da Viola), Elza Soares (A flor e o samba), Osvaldo Nunes (1930 - 1991 (Parece mandinga, samba de Candeia com Nunes) e Zaira (Felicidade é ser gente), entre raras gravações de grupos como Mensageiros do Samba da Portela.

2 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ No primeiro semestre de 2011, o selo carioca Discobertas repôs em catálogo, em edições em CD vendidas de forma avulsa, os três primeiros álbuns do cantor e compositor carioca Antonio Candeia Filho (1935 - 1978), um dos pilares do samba do Rio de Janeiro. Decorridos três anos, os álbuns Candeia (Equipe, 1970), Seguinte...: raiz (Equipe, 1971) e Samba de roda (Tapecar, 1975) voltam ao mercado fonográfico embalados na caixa Sou mais o samba, produzida pelo pesquisador e produtor musical Marcelo Fróes para seu selo Discobertas e posta no mercado neste mês de dezembro de 2014. Além dos três álbuns, a caixa embala duas coletâneas sobre a obra de Candeia. Uma delas, Raridades, compila fonogramas avulsos da discografia do sambista. Entre gravações feitas pelo artista como integrante do grupo Partido em 5, os destaques são Samba da tendinha (Candeia) e O último bloco (Candeia), faixas extraídas do compacto simples lançado por Candeia em 1972 na gravadora Equipe. A outra coletânea, Candeia - O compositor, reúne registros do cancioneiro de Candeia nas vozes de intérpretes como Elizeth Cardoso (1920 - 1990) (Minhas madrugadas, parceria de Candeia com Paulinho da Viola), Elza Soares (A flor e o samba), Osvaldo Nunes (1930 - 1991 (Parece mandinga, samba de Candeia com Nunes) e Zaira (Felicidade é ser gente), entre raras gravações de grupos como Mensageiros do Samba da Portela.

Luca disse...

Candeia é grande