Mauro Ferreira no G1

Aviso aos navegantes: desde 6 de julho de 2016, o jornalista Mauro Ferreira atualiza diariamente uma coluna sobre o mercado fonográfico brasileiro no portal G1. Clique aqui para acessar a coluna. O endereço é http://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/


quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

EP luzidio 'Do meu olhar' foca andanças atrevidas de Elba em tom humanista

Resenha de EP digital
Título: Do meu olhar
Artista: Elba Ramalho
Gravadora: Coqueiro Verde Records / ONErpm
Cotação: * * * *

Aperitivo do próximo álbum de Elba Ramalho, Do meu olhar pra fora (programado para ser lançado via Coqueiro Verde Records no primeiro semestre de 2015), o EP Do meu olhar sinaliza álbum antenado, hábil ao reprocessar as raízes nordestinas da música da cantora paraibana com pegada pop. Lançado esta semana nas plataformas digitais, o excelente EP apresenta três faixas formatadas por Luã Mattar e Yuri Queiroga, produtores do vindouro álbum. Do meu olhar é EP com foco ajustado sobre as andanças da artista pela vida e pelos cafundós do mundo terreno. Todas as três músicas refletem em tom humanista sobre esse andar ora errante, ora atrevido, sempre singular. Composição inédita de Dominguinhos (1941 - 2013), em parceria com Climério Ferreira, Olhando o coração faz o balanço existencial dessa vitoriosa caminhada na abertura do EP. Com toques de xote e baião no arranjo repleto de sons que remetem aos pífanos de Caruaru, Olhando o coração mira o otimismo e a crença no amor que pautaram o cancioneiro do afetivo Seu Domingos. Composição de Pedro Luís, lançada pelo artista carioca no primeiro álbum de Pedro Luís e a Parede (Astronauta tupy, Dubas Música, 1997), Fazê o quê? é o grande destaque do EP. Elba injeta pressão roqueira nesta embolada-repente em registro que evoca o som da Nação Zumbi e que tem tudo para ampliar o alcance da ótima música. Turbinado com guitarra, o frenético batuque eletrônico embasa interpretação arretada, à altura dos melhores momentos da discografia da cantora. Por fim, Árvore remexe em tom contemporâneo nas raízes do reggae, ritmo desta composição do artista baiano Edson Gomes, uma das mais sólidas referências brasileiras do gênero jamaicano. Reggae lançado pelo compositor em seu terceiro álbum, Campo de batalha (EMI Music, 1991), Árvore frutifica na gravação de Elba, no balanço do ritmo e no sopro dos metais que ajudam a faixa cair em suingue envolvente ao longo de cinco minutos. Enfim, o EP Do meu olhar justifica e aumenta a alta expectativa sobre o próximo álbum da cantora. Tudo indica que, em 2015, os assuntos de Elba Ramalho vão interessar a um público bem mais amplo do que o habitual com disco que - ao que parece... - vai ser passo luminoso na longa andança atrevida da artista.

4 comentários:

Mauro Ferreira disse...

♪ Aperitivo do próximo álbum de Elba Ramalho, Do meu olhar pra fora (programado para ser lançado via Coqueiro Verde Records no primeiro semestre de 2015), o EP Do meu olhar sinaliza álbum antenado, hábil ao reprocessar as raízes nordestinas da música da cantora paraibana com pegada pop. Lançado esta semana nas plataformas digitais, o excelente EP apresenta três faixas formatadas por Luã Mattar e Yuri Queiroga, produtores do vindouro álbum. Do meu olhar é EP com foco ajustado sobre as andanças da artista pela vida e pelos cafundós do mundo terreno. Todas as três músicas refletem em tom humanista sobre esse andar ora errante, ora atrevido, sempre singular. Composição inédita de Dominguinhos (1941 - 2013), feita em parceria com Climério, Olhando o coração faz o balanço existencial dessa vitoriosa caminhada na abertura do EP. Com toques de xote e baião no arranjo repleto de sons que remetem aos pífanos de Caruaru, Olhando o coração mira o otimismo e a crença no amor que pautaram o cancioneiro do afetivo Seu Domingos. Composição de Pedro Luís, lançada pelo artista carioca no primeiro álbum de Pedro Luís e a Parede (Astronauta tupy, Dubas Música, 1997), Fazê o quê? é o grande destaque do EP. Elba injeta pressão roqueira nesta embolada-repente em registro que evoca o som da Nação Zumbi e que tem tudo para ampliar o alcance da ótima música. Turbinado com guitarra, o frenético batuque eletrônico embasa interpretação arretada, à altura dos melhores momentos da discografia da cantora. Por fim, Árvore remexe em tom contemporâneo nas raízes do reggae, ritmo desta composição do artista baiano Edson Gomes, uma das mais sólidas referências brasileiras do gênero jamaicano. Reggae lançado pelo compositor em seu terceiro álbum, Campo de batalha (EMI Music, 1991), Árvore frutifica na gravação de Elba, no balanço do ritmo e no sopro dos metais que ajudam a faixa cair em suingue envolvente ao longo de cinco minutos. Enfim, o EP Do meu olhar justifica e aumenta a alta expectativa sobre o próximo álbum da cantora. Tudo indica que, em 2015, os assuntos de Elba Ramalho vão interessar a um público bem mais amplo do que o habitual com um disco que - parece - vai ser passo luminoso na longa andança da artista.

Eduardo Cáffaro disse...

eu quero ouvir Fazer o que, ja tem disponivel em algum local ?

Mauro Ferreira disse...

Cáffaro, o EP já está à venda no iTunes. Abs, MauroF

CelloPiazza disse...

Elba às vezes derrapa ( como nos dois discos anteriores ), mas este EP realmente mostra que ela é uma grande artista !